7 melhores formas de ganhar dinheiro na internet

A web derrubou as barreiras para o surgimento ou o crescimento de uma empresa. Hoje em dia, uma boa ideia pode se transformar em um negócio de milhares de reais. Por causa disso, as pessoas buscam cada vez mais oportunidades para ganhar dinheiro na internet.

Contudo, nada acontece por acaso. É preciso produzir bons conteúdos, manter o negócio legalizado e saber em qual área investir. Se você deseja empreender no mercado digital, leia este post e descubra 7 formas de ganhar dinheiro na internet.

1. Criar um curso online

Segundo a Agência Brasil, o ensino a distância terá mais alunos do que o ensino tradicional em 2023. Isso quer dizer que as oportunidades de ganhar dinheiro na internet com cursos onlines são diversas.

O cenário atual é favorável ao crescimento dessa modalidade de ensino, pois os estudantes querem mais flexibilidade e qualidade. Aulas em espaços fixos exigem que os alunos se desloquem e se adéquem aos horários da instituição. 

Em alguns casos,  estudantes enfrentam problemas porque não moram na mesma cidade onde o curso desejado é oferecido ou não têm grande disponibilidade de tempo. Quem estuda com um curso online tem a liberdade para fazer o próprio horário e aprender onde e quando quiser.

Não pense que é preciso ter uma grande estrutura e equipamentos de ponta para criar um bom curso online. Na verdade, é essencial criar conteúdos de qualidade, que agregam muito valor aos alunos e saber divulga-los corretamente. 

Com o passar do tempo, você aprenderá com os seus erros e acertos e terá mais capital para investir no seu negócio. A compra de melhores equipamentos será uma consequência natural do crescimento do empreendimento.

Antes de colocar a mão na massa, pense em quais são as suas habilidades e faça as seguintes perguntas para você mesmo:

  • quais áreas do conhecimento eu domino?
  • o que gosto de ensinar?
  • qual é o público quero atingir?

Após isso, pense na plataforma de hospedagem e de divulgação também. Atualmente, existem opções para todos os empreendedores, como a Hotmart  a Samba Tech e EAD Plataforma.

Analise as condições de pagamento e as funcionalidades oferecidas e escolha aquela que atende às suas demandas e aos desejos de seus alunos.

2. Utilizar o sistema de afiliados

Você já pensou em trabalhar de casa e ter bons retornos financeiros? Pois bem, o sistema de afiliados oferece isso e muito mais. Esse tipo de programa possibilita a divulgação de produtos e serviços de terceiros em troca de compensações a partir de vendas realizadas.

Em outras palavras, o sistema de afiliados é benéfico para:

  • o produtor, pois os seus serviços e produtos são divulgados em diversos nichos;
  • o afiliado, pois ele não gasta tempo ou dinheiro produzindo os produtos digitais divulgados;

Ou seja, você pode ganhar dinheiro na internet com a divulgação de links ou indicações mercadorias e serviços. Geralmente, os sistemas de afiliados funcionam em plataformas online, que garantem a segurança das transações financeiras.

Lembre-se de que qualquer pessoa pode se tornar um afiliado, mas não pense que esse é uma fonte de renda fácil. Você deve ter disciplina, gostar de estudar e saber se comunicar.

Se você se interessou por essa maneira de ganhar dinheiro na internet, descubra como funciona a emissão de notas fiscais para o sistema de afiliados.

3. Ter um e-commerce

De acordo com a 34ª pesquisa Webshoppers, o setor de e-commerce no Brasil faturou R$ 47,7 bilhões apenas em 2017. Outro estudo, o E-commerce Radar 2017, aponta que o comércio eletrônico cresceu 12% em 2017 em relação a 2016.

Esses números deixam bem claro que ter um e-commerce é uma ótima forma de ganhar dinheiro na internet.

As lojas virtuais não param de crescer porque, ao utilizá-las, os consumidores podem pesquisar, analisar e comprar produtos a qualquer momento, bastando ter conexão à internet.

Se você já tem uma loja física, faça um planejamento para trazer o seu negócio ao mundo digital e alcance consumidores em todo o mundo.

Quem ainda não empreende nessa área tem uma infinidade de produtos para comercializar. Nessas horas, basta encontrar uma boa demanda no mercado e apresentar diferenciais que os concorrentes não têm, como condições especiais de frete grátis e preços diferenciados.

Além disso, é preciso oferecer vários meios de pagamentos para aumentar as taxas de conversão. Apenas fique atento e veja quais são as taxas e as funcionalidades e crie uma estrutura que consiga administrá-las. 

Por último, mas não menos importante, somente contrate serviços especializados contra fraudes. Essa precaução evita dores de cabeça e problemas com estornos no futuro.

4. Criar um blog

Os blogs existem desde os primórdios da internet. As pessoas os utilizam para compartilhar conhecimento e experiências. Contudo, algumas ainda não sabem que é possível ganhar dinheiro na internet com um bom blog.

E nem pense em dizer que você não entende de programação ou de design: existem ferramentas, como o WordPress, que são simples e práticas de utilizar. Em pouco tempo, o seu blog é colocado no ar e você consegue ganhar dinheiro na internet de várias maneiras:

A sua estratégia deve ser baseada em definir os objetivos do seu blog, estabelecer uma linguagem e tratá-lo como um negócio.  

5. Dar aulas particulares na internet

A profissão de professor é uma das mais importantes em nossa sociedade. São eles que passam o conhecimento adiante e ajudam a formar os profissionais do futuro. Durante muito tempo, só era possível dar aulas em escolas e faculdades, certo?

Porém, a web facilita o encontro de professores e de alunos no mundo todo. Se você é bom em alemão, por exemplo, basta se cadastrar em uma plataforma e oferecer aulas online ou presenciais.

Alguns exemplos de plataforma são:

6. Fazer um clube de assinaturas

Os clubes de assinatura disponibilizam entregas semanais ou mensais de produtos. Essa modalidade oferece muita comodidade aos compradores porque basta assinar o serviço e receber diversas mercadorias sem sair de casa.

Ao reunir produtos de um mesmo nicho e algum diferencial, como brindes e conteúdos exclusivos, os clubes de assinaturas conquistam cada vez mais clientes, faturando cerca de R$ 400 bilhões por ano.

A fim de ganhar dinheiro na internet, você deve escolher os produtos que serão comercializados, como bijuterias, cervejas artesanais, livros ou vinhos. Ainda é possível oferecer mercadorias mais específicas em áreas que ainda não são tão visadas, como o mercado geek, o público LGBTQ+ e as roupas plus size.

Os clubes de assinatura têm facilidade para fidelizar consumidores, ter previsibilidade de estoque e de lucro e custos de produção reduzidos.

7. Ser um digital influencer

Provavelmente, você já pesquisou a opinião de algum influenciador digital antes de comprar um produto sem ao menos saber o que esse termo significa.

Os digital influencers utilizam os canais de comunicação online para produzir conteúdos e influenciar o comportamento de milhares de pessoas. Whindersson Nunes, Neymar, Camila Coutinho, Bruna Marquezine e Anitta são influenciadores escolhidos por diversas marcas nacionais e internacionais para a divulgação de produtos.

Tenha em mente que os digitais influencers criam uma publicidade mais segmentada e assertiva. Profissionais de sucesso saem do mundo virtual e são contratados para eventos e palestras também. 

Não caia na besteira de acreditar que apenas perfis com milhões de seguidores têm chances ganhar dinheiro na internet. Verdade seja dita, uma página com conteúdos direcionados para as pessoas certas pode apresentar bons resultados, independente da quantidade de usuários seguindo.

Algumas dicas para se tornar um influenciador digital são:

  • produza conteúdos magníficos, que agregam muito valor;
  • tenha paciência para criar uma rede de seguidores fiéis;
  • utilize os meios de comunicação corretos;
  • entre em contato com marcas locais, que são interessantes para o seu público, e consiga patrocínios.

Ao ler este conteúdo, você descobriu 7 formas de ganhar dinheiro na internet e melhorar o seu planejamento financeiro pessoal. Apesar de cada opção ter características diferentes, é imprescindível manter-se antenado às demandas do mercado e prestar um serviço de qualidade.

E não pense que as suas oportunidades se limitam aos assuntos citados. Saiba que é possível inovar em diversas áreas e criar uma solução empreendedora.

Você conhece outra forma de ganhar dinheiro na internet ou já cola em prática alguma das nossas dicas? Deixe o seu comentário abaixo e nos conte mais sobre a sua opinião!

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>