Geração X, Y e Z: como usar as preferências de cada uma na sua estratégia de marketing

Atualizado há mais de 3 semanas

Você já parou para pensar em como a idade influencia em nossa forma de pensar e agir? O ano de nascimento define o contexto em que uma pessoa cresce, desenvolve suas ideias, se relaciona com outras pessoas e aprende sobre o mundo. Isso, é claro, inclui também a forma como uma pessoa se conecta com as marcas. 

Isso é facilmente observado atualmente: as diferenças entre a Geração Z e os Millennials, por exemplo, são amplamente discutidas, se tornaram meme na internet e até mesmo objeto de estudo entre os sociólogos. Isso porque cada geração tem suas características, que precisam ser consideradas em diferentes âmbitos. 

No campo do marketing, isso não é diferente. Entender os desejos, dificuldades, padrões e características de cada geração é crucial em uma estratégia de marketing eficiente. Para entender o comportamento do consumidor das gerações X, Y e Z, preparamos esse post completo! Confira: 

Geração X

A geração X é composta por pessoas nascidas entre 1965 e 1980. Esse público acompanhou uma série de mudanças na sociedade, na política, no mercado financeiro e em diversos outros setores. 

Puderam acompanhar de perto o surgimento da Internet, dos primeiros computadores e celulares, o surgimento dos smartphones e a incorporação de todas essas tecnologias na sociedade. Mais do que isso, tiveram que se adaptar a essas ferramentas e observaram sua implementação no mercado de trabalho.

Por isso, é um grupo adaptável, com facilidade para se acostumar a novos contextos e cenários. Mesmo assim, ainda carregam critérios ensinados pelas gerações anteriores e típicos do comércio tradicional. Por isso, comparam preços, estudam concorrentes e são criteriosos em relação à qualidade do produto. 

Esse grupo pesquisa bastante antes de comprar um produto, e é menos materialista. Dessa forma, são mais fiéis às marcas com as quais tiveram boas experiências, e preferem pagar mais por um produto ou serviço que sabem que tem uma boa qualidade. 

Basicamente, a geração X une "o melhor dos dois mundos". Não tem a mente fechada em relação a novos produtos e soluções, mas ainda assim prezam pela qualidade do serviço e da marca. 

De acordo com uma pesquisa do IBGE feita em parceria com o ITAÚ BBA, a Geração X ocupa 37% do mercado de trabalho no Brasil, e representa os empresários que ocupam a maior parte dos cargos de liderança das empresas. No entanto, trata-se de um grupo que é comumente esquecido pelas estratégias de marketing das empresas. 

Uma boa forma de atrair clientes da geração X é investir a longo prazo em ações de relacionamento com o cliente. Esse grupo preza por marcas confiáveis, com produtos de qualidade. Para fideliza-los, é preciso mostrar que o seu negócio sabe o que está fazendo, e que o público pode contar com a sua empresa sempre que for necessário. 

Geração Y

Os Millennials, ou geração Y, são as pessoas nascidas entre 1981 e 1996. Esse grupo, diferente das gerações anteriores, já pôde ingressar no mercado de trabalho contando com novas tecnologias. Além disso, são os primeiros usuários ávidos da internet e das redes sociais, e, portanto, acompanharam a evolução dessas plataformas. 

Essa geração é marcada pela ruptura com os valores e expectativas das gerações anteriores. Os millennials passaram a questionar o que nunca tinha sido questionado. Por isso, são uma geração disruptiva e inovadora. Consequentemente, gostam de produtos, soluções e empresas que também sejam capazes de pensar fora da caixa. 

Outra característica é que os millennials são fortemente conectados. Essa geração está presente em peso nas redes sociais e tem facilidade para lidar com novas tecnologias. Dessa forma, compõem grande parte do público que usa a internet para comprar.

De acordo com a pesquisa E-Shopper Barômetro 2021, realizada pelo DPDgroup, a Geração Y responde por 58% de todas as compras online.

Mesmo sendo adaptáveis diante de mudanças, os millennials tem fortes opiniões em relação ao que acreditam, defendendo veementemente seus valores. Segundo um estudo da 5W Public Relations, 83% da Geração Y acredita ser fundamental que empresas e marcas se alinhem às suas crenças e valores.

Dessa forma, os millennials não tem problemas em deixar de consumir ou apoiar uma marca que não se manifeste ou seja contra causas importantes. 

A Geração Y busca por marcas que não tenham medo de se arriscar.

Dessa forma, estratégias de marketing inovadoras, que chamem a atenção do público e proporcionem experiências diferenciadas são muito valorizadas por essa audiência. 

Geração Z

A geração Z, composta pelas pessoas nascidas entre 1997 e 2009, tem mudado a forma como as marcas se comunicam e se portam, apresentando novas demandas. Trata-se de uma geração que já nasceu em um mundo altamente tecnológico e conectado onde a internet já estava popularizada, e, por isso, são considerados os primeiros nativos digitais

Hoje, esse grupo é mais exigente e ativista, sem deixar de lado o apreço pela qualidade do produto. Essa é a conclusão da pesquisa  “Geração Z pelas lentes latinas”, feita pelo Grupo Consumoteca.

Segundo o estudo, a principal exigência de 80% desse grupo é que as marcas ofereçam bons produtos. 70% esperam que as marcas com as quais se relacionam e compram produtos ou serviços sejam capazes de construir um bom relacionamento com os consumidores.

Mesmo prezando pela qualidade, a geração Z não deixa o ativismo de lado. De acordo com a pesquisa, 50% do público deixa de comprar uma marca que tenha se envolvido em escândalos ou polêmicas sociais, ambientais e políticos.

Além disso, 50% também acham importante adquirir produtos e serviços de marcas com responsabilidade ambiental.

Outro ponto importante é que 40% dos entrevistados afirmam que querem seguir e consumir somente marcas que sejam éticas e transparentes. 

Assim, para conquistar o público da geração Z , sua marca precisa saber se posicionar e abordar tópicos de forma clara. O propósito do seu negócio é importante, e essa geração quer entender o que seu empreendimento almeja e quais valores defendem. 

Entenda seu público

Entender o público que você quer conquistar é o primeiro passo para garantir que seu negócio siga pelo caminho certo. A forma de se comunicar, as preferências de atendimento, as características do produto… todos esses aspectos precisam considerar a audiência almejada. 

Nesse cenário, é imprescindível considerar que a geração que a pessoa pertence influencia, e muito, como ela vai se relacionar com as marcas. Os padrões de consumo variam muito de acordo com o contexto da pessoa e as características dela. Assim, esperamos que esse post tenha fornecido insights interessantes para você aplicar as melhores estratégias de marketing de acordo com as gerações! 

Aproveite e confira nosso post sobre overdelivery e como usar para conquistar clientes e vender mais.

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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