igtv
MARKETING DIGITAL

IGTV: a nova ferramenta do Instagram que você precisa conhecer

Atualizado há mais de 3 semanas

Likes, stories e direct são termos utilizados pelos usuários do Instagram, não é mesmo? Se você é um empreendedor antenado com o mercado, já está familiarizado com isso. Contudo, você sabe o que o é IGTV?

Pois bem, o IGTV é uma novidade do Instagram que você não pode deixar de lado. Essa é mais uma ferramenta disponibilizada pela rede social para a sua empresa interagir com o público, transformá-los em leads e convertê-los em clientes.

Este post vai te mostrar como o IGTV é mais uma opção para fazer o seu negócio se consolidar no mercado. Aproveite.

O que é IGTV?

O Instagram foi lançado em 2010 e vem conquistando cada vez mais usuários desde então. Segundo dados do Facebook, empresa que comprou a marca em 2012, o Instagram tem 800 milhões de usuários mensais ativos e 500 milhões por dia. Esses valores mostram todo o poder da rede social.

A partir de agora, o Instagram oferece mais uma opção para compartilhamento de conteúdos: o IGTV. Lançado em 20 de junho de 2018, o IGTV é um aplicativo independente. Saiba que ainda é possível acessá-lo pelo menu do Instagram. Basta clicar no ícone no canto superior direito da tela.

igtv

Enquanto o Instagram permite a publicação de vídeos com a duração máxima de 1 minuto, o novo aplicativo disponibiliza espaço para conteúdos de até 1 hora. 

O principal objetivo do IGTV, que também é chamado de Instagram TV, é dar mobilidade aos seus usuários. Como grande parte dos vídeos será produzida por celulares, as transmissões acontecem na vertical e em tela cheia. Quem publicar vídeos na horizontal perderá bastante qualidade. Portanto, tenha muita atenção.

Com processos simples e intuitivos, a plataforma está conectada à sua conta do Instagram. Em outras palavras, não será necessário criar outro perfil e começar a seguir as pessoas novamente. Essa medida simplifica a adaptação dos usuários e faz com que o público tenha mais facilidade para utilizar a ferramenta.

E não se preocupe em aprender novos comandos e funções, já que os dois aplicativos têm layouts semelhantes também.

Veja o vídeo de divulgação do IGTV.

Posso ver os vídeos do IGTV no Instagram?

Muitas pessoas lutam diariamente com as memórias de seus celulares. A cada novo aplicativo instalado, menor é o espaço disponível para armazenar fotos e outros documentos.

Quem deseja utilizar o IGTV não precisa se preocupar com isso, pois a plataforma pode ser acessada diretamente pelo Instagram. Saiba também que o acesso unificado diminui a distância entre os clientes e as suas postagens, aumentando os alcances de suas campanhas.

Você também não precisa ter uma conta no Instagram para assistir conteúdos, assim como é possível ver vídeos no YouTube sem ter uma conta do Google.

Não se esqueça de ver o 1º vídeo do eNotas no IGTV:

enotas-igtv

Apenas pessoas famosas podem utilizá-lo?

Não. Por mais que muitas pessoas pensem que o IGTV é exclusivo para celebridades e digital influencers, qualquer pessoa pode utilizá-lo. Com isso, todos os usuário podem criar conteúdos de qualidade a partir das versões para iOS, Android e Web do aplicativo.

Qual é o melhor tipo de conteúdo que devo produzir?

O Instagram TV é uma ótima opção para os usuários que querem produzir conteúdos que agregam muito valor aos seus seguidores. Como é possível publicar vídeos mais longos, você pode colocar mais informações, tornando-os mais completos. Assim sendo, os seus clientes recebem materiais mais atrativos e valiosos.

Em outras palavras, a partir de agora, você tem mais tempo para abordar as suas especialidades.

Outro ponto muito importante está relacionado à qualidade do conteúdo. O IGTV suporta vídeos em resolução 4K. Apesar de muitos aparelhos celulares não suportarem isso, essa é uma tendência no mercado digital. Com o passar do tempo, a demanda por esse tipo de conteúdo será cada vez maior.

Portanto, prepare-se para o que está por vir e produza conteúdos épicos e adequados às dores de suas personas.

Tenha em mente que a aba “Popular” o ajuda a encontrar os vídeos mais vistos pelo público. Sempre monitore o que está acontece por ali, veja quais conteúdos mais fazem sucesso e adapte a sua produção.

O IGTV tem Direct?

A troca de mensagens, fotos e vídeos entre os usuários do Instagram tornou-se possível a partir do Direct. Desde o seu lançamento, a funcionalidade caiu no gosto das pessoas e já é utilizado por muitos.

Assim como o velho ditado “não se mexe em time que está ganhando”, o IGTV também tem integração com o Direct. Desse modo, você pode compartilhar um vídeo por lá com seus seguidores.

Como se destacar no IGTV?

Até o momento, você entendeu mais sobre o funcionamento dessa ferramenta. Abaixo, você vai encontrar algumas práticas que vão ajudá-lo a se destacar no IGTV.

Conheça o seu público

Você pode criar conteúdos excelentes, mas não adianta divulgá-los para as pessoas erradas. Nessas horas, é fundamental conhecer as vontades dos seus seguidores antes de produzir qualquer material em sua estratégia de marketing de conteúdo —  e não apenas no IGTV.

Portanto, analise muito bem o que o mercado quer e veja o que os seus produtos e serviços oferecem.

Saiba editar os seus vídeos

Diga adeus aos vídeos medianos, com baixa qualidade, na hora de utilizar o Instagram TV.

Saiba que o IGTV não tem uma câmera embutida também. Dessa forma, você deve gravar o vídeo fora da ferramenta.

É necessário proporcionar experiências agradáveis aos seus seguidores, e isso só acontece quando você utiliza equipamentos profissionais. Edite todo o conteúdo que deve ser postado, cortando falas erradas e áudios inadequados.

Cada segundo gasto no planejamento e na edição de um vídeo pode significar mais seguidores e vendas. Portanto, deixe o seu conteúdo bem atraente.

Divulge os seus vídeos

Como a função em análise é nova, muitas pessoas ainda não a conhecem. Por isso, aproveite o próprio Instagram para engajar o seu público. Nessas horas, você pode, por exemplo, fazer vídeos exclusivos para o IGTV e criar publicações no feed do Instagram sobre eles.

Não se esqueça dos Insights

O Instagram Insights é uma funcionalidade que fornece informações importantes sobre o seu perfil na rede social, como:

  • alcance das publicações;
  • engajamento dos seguidores;
  • dados sobre a sua audiência.

Ao analisá-las, você consegue traçar estratégias mais eficientes e precisas. O IGTV também possibilita que você descubra a performance de cada vídeo postado por meio dos Insights.

Para acessá-los, basta:

  • selecionar o vídeo;
  • tocar no ícone em formato de três pontos;
  • selecionar “informações”.

A partir disso, é possível ver:

  • likes;
  • comentários;
  • visualizações;
  • taxa de retenção.

Conclusão

O mercado digital passa por constantes transformações. A sua volatilidade mostra que os clientes desejam produtos e serviços cada vez mais qualificados. Se você quer obter resultados positivos, saiba que o IGTV é uma ótima forma para alcançar atender a essa demanda.

O Instagram TV é uma nova maneira para ver TV online. A ferramenta facilita a integração entre os consumidores e as empresas, pois tem um processo automático onde os usuários recebem os conteúdos naturalmente, como em uma televisão. Isso quer dizer que os vídeos já são transmitidos logo após a abertura do aplicativo.

Portanto, comece a usar a nova plataforma quanto antes e se prepare para vender mais.

Quer aprender ainda mais sobre as principais tendências das redes sociais? Basta continuar conosco e descobrir como anunciar no Instagram!

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.