IGTV: a nova ferramenta do Instagram que você precisa conhecer

Likes, stories e direct são termos utilizados pelos usuários do Instagram, não é mesmo? Se você é um empreendedor antenado com o mercado, já está familiarizado com isso. Contudo, você sabe o que o é IGTV?

Pois bem, o IGTV é uma novidade do Instagram que você não pode deixar de lado. Essa é mais uma ferramenta disponibilizada pela rede social para a sua empresa interagir com o público, transformá-los em leads e convertê-los em clientes.

Este post vai te mostrar como o IGTV é mais uma opção para fazer o seu negócio se consolidar no mercado. Aproveite.

O que é IGTV?

O Instagram foi lançado em 2010 e vem conquistando cada vez mais usuários desde então. Segundo dados do Facebook, empresa que comprou a marca em 2012, o Instagram tem 800 milhões de usuários mensais ativos e 500 milhões por dia. Esses valores mostram todo o poder da rede social.

A partir de agora, o Instagram oferece mais uma opção para compartilhamento de conteúdos: o IGTV. Lançado em 20 de junho de 2018, o IGTV é um aplicativo independente. Saiba que ainda é possível acessá-lo pelo menu do Instagram. Basta clicar no ícone no canto superior direito da tela.

igtv

Enquanto o Instagram permite a publicação de vídeos com a duração máxima de 1 minuto, o novo aplicativo disponibiliza espaço para conteúdos de até 1 hora. 

O principal objetivo do IGTV, que também é chamado de Instagram TV, é dar mobilidade aos seus usuários. Como grande parte dos vídeos será produzida por celulares, as transmissões acontecem na vertical e em tela cheia. Quem publicar vídeos na horizontal perderá bastante qualidade. Portanto, tenha muita atenção.

Com processos simples e intuitivos, a plataforma está conectada à sua conta do Instagram. Em outras palavras, não será necessário criar outro perfil e começar a seguir as pessoas novamente. Essa medida simplifica a adaptação dos usuários e faz com que o público tenha mais facilidade para utilizar a ferramenta.

E não se preocupe em aprender novos comandos e funções, já que os dois aplicativos têm layouts semelhantes também.

Veja o vídeo de divulgação do IGTV.

Posso ver os vídeos do IGTV no Instagram?

Muitas pessoas lutam diariamente com as memórias de seus celulares. A cada novo aplicativo instalado, menor é o espaço disponível para armazenar fotos e outros documentos.

Quem deseja utilizar o IGTV não precisa se preocupar com isso, pois a plataforma pode ser acessada diretamente pelo Instagram. Saiba também que o acesso unificado diminui a distância entre os clientes e as suas postagens, aumentando os alcances de suas campanhas.

Você também não precisa ter uma conta no Instagram para assistir conteúdos, assim como é possível ver vídeos no YouTube sem ter uma conta do Google.

Não se esqueça de ver o 1º vídeo do eNotas no IGTV:

enotas-igtv

Apenas pessoas famosas podem utilizá-lo?

Não. Por mais que muitas pessoas pensem que o IGTV é exclusivo para celebridades e digital influencers, qualquer pessoa pode utilizá-lo. Com isso, todos os usuário podem criar conteúdos de qualidade a partir das versões para iOS, Android e Web do aplicativo.

Qual é o melhor tipo de conteúdo que devo produzir?

O Instagram TV é uma ótima opção para os usuários que querem produzir conteúdos que agregam muito valor aos seus seguidores. Como é possível publicar vídeos mais longos, você pode colocar mais informações, tornando-os mais completos. Assim sendo, os seus clientes recebem materiais mais atrativos e valiosos.

Em outras palavras, a partir de agora, você tem mais tempo para abordar as suas especialidades.

Outro ponto muito importante está relacionado à qualidade do conteúdo. O IGTV suporta vídeos em resolução 4K. Apesar de muitos aparelhos celulares não suportarem isso, essa é uma tendência no mercado digital. Com o passar do tempo, a demanda por esse tipo de conteúdo será cada vez maior.

Portanto, prepare-se para o que está por vir e produza conteúdos épicos e adequados às dores de suas personas.

Tenha em mente que a aba “Popular” o ajuda a encontrar os vídeos mais vistos pelo público. Sempre monitore o que está acontece por ali, veja quais conteúdos mais fazem sucesso e adapte a sua produção.

O IGTV tem Direct?

A troca de mensagens, fotos e vídeos entre os usuários do Instagram tornou-se possível a partir do Direct. Desde o seu lançamento, a funcionalidade caiu no gosto das pessoas e já é utilizado por muitos.

Assim como o velho ditado “não se mexe em time que está ganhando”, o IGTV também tem integração com o Direct. Desse modo, você pode compartilhar um vídeo por lá com seus seguidores.

Como se destacar no IGTV?

Até o momento, você entendeu mais sobre o funcionamento dessa ferramenta. Abaixo, você vai encontrar algumas práticas que vão ajudá-lo a se destacar no IGTV.

Conheça o seu público

Você pode criar conteúdos excelentes, mas não adianta divulgá-los para as pessoas erradas. Nessas horas, é fundamental conhecer as vontades dos seus seguidores antes de produzir qualquer material em sua estratégia de marketing de conteúdo —  e não apenas no IGTV.

Portanto, analise muito bem o que o mercado quer e veja o que os seus produtos e serviços oferecem.

Saiba editar os seus vídeos

Diga adeus aos vídeos medianos, com baixa qualidade, na hora de utilizar o Instagram TV.

Saiba que o IGTV não tem uma câmera embutida também. Dessa forma, você deve gravar o vídeo fora da ferramenta.

É necessário proporcionar experiências agradáveis aos seus seguidores, e isso só acontece quando você utiliza equipamentos profissionais. Edite todo o conteúdo que deve ser postado, cortando falas erradas e áudios inadequados.

Cada segundo gasto no planejamento e na edição de um vídeo pode significar mais seguidores e vendas. Portanto, deixe o seu conteúdo bem atraente.

Divulge os seus vídeos

Como a função em análise é nova, muitas pessoas ainda não a conhecem. Por isso, aproveite o próprio Instagram para engajar o seu público. Nessas horas, você pode, por exemplo, fazer vídeos exclusivos para o IGTV e criar publicações no feed do Instagram sobre eles.

Não se esqueça dos Insights

O Instagram Insights é uma funcionalidade que fornece informações importantes sobre o seu perfil na rede social, como:

  • alcance das publicações;
  • engajamento dos seguidores;
  • dados sobre a sua audiência.

Ao analisá-las, você consegue traçar estratégias mais eficientes e precisas. O IGTV também possibilita que você descubra a performance de cada vídeo postado por meio dos Insights.

Para acessá-los, basta:

  • selecionar o vídeo;
  • tocar no ícone em formato de três pontos;
  • selecionar “informações”.

A partir disso, é possível ver:

  • likes;
  • comentários;
  • visualizações;
  • taxa de retenção.

Conclusão

O mercado digital passa por constantes transformações. A sua volatilidade mostra que os clientes desejam produtos e serviços cada vez mais qualificados. Se você quer obter resultados positivos, saiba que o IGTV é uma ótima forma para alcançar atender a essa demanda.

O Instagram TV é uma nova maneira para ver TV online. A ferramenta facilita a integração entre os consumidores e as empresas, pois tem um processo automático onde os usuários recebem os conteúdos naturalmente, como em uma televisão. Isso quer dizer que os vídeos já são transmitidos logo após a abertura do aplicativo.

Portanto, comece a usar a nova plataforma quanto antes e se prepare para vender mais.

Quer aprender ainda mais sobre as principais tendências das redes sociais? Basta continuar conosco e descobrir como anunciar no Instagram!

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>

Baixe o seu Guia Prático de Nota Fiscal para Negócios Digitais e Marketplace