O marketing conversacional é uma das formas mais eficientes e práticas de encurtar a jornada de compra de um usuário na internet.
Sabe quando você entra em um site para pesquisar um produto e começa a se relacionar com um chatbot como se fosse com uma pessoa? É o marketing conversacional agindo.
Mas, o que de fato é essa estratégia e por que ela deveria ser usada mais pelas empresas? E quais são os benefícios para o negócio e para o cliente?
Confira mais sobre o marketing conversacional agora!
O que é o marketing conversacional?
Trata-se de uma estratégia que utiliza conversas automatizadas para facilitar a jornada de compra de um potencial cliente.
O conversation marketing permite que haja uma abordagem próxima com uma comunicação mais pessoal para facilitar todos os processos de compra que uma pessoa realiza em um site.
A principal ferramenta no marketing conversacional é o chatbot. Com ele, a empresa consegue realizar uma interação rápida e mais humanizada, potencializando um lead para um cliente de fato.
Quais os principais benefícios do marketing conversacional
O marketing conversacional possui inúmeras vantagens, tanto para a empresa quanto para o potencial cliente.
24h online
Não importa a hora que o cliente realizará a compra. Com o marketing conversacional e um chatbot, ele poderá interagir com a empresa sempre, sendo um feriado, fora do horário comercial…
Isso é uma grande vantagem tanto para a empresa, quanto para o cliente. Para o negócio é importante que uma pessoa não tenha limites de hora ou dia para converter uma compra. Assim, ela pode aumentar seu faturamento.
Interação em escala
Quando o atendimento é feito por pessoas, há um dificultador que é justamente a disponibilidade dos atendentes.
Pelo marketing conversacional, não há limites de quantas pessoas possam ser atendidas simultaneamente.
Não haverá fila de espera e o potencial cliente poderá ser atendido de imediato.
Graças ao marketing conversacional, o negócio pode se interagir em outros pontos para além de seu site. Há a possibilidade, por exemplo, de automatizar atendimento pelas redes sociais, aumentando a escala de conversão.
Vale uma atenção aqui: o marketing conversacional não dispensa a necessidade de atendentes especializados. Existirão momentos em que o potencial cliente precisará tirar dúvidas muito específicas que só uma pessoa, de fato, poderá tirar.
Isso ocorre principalmente quando a pessoa já é cliente e quer tirar dúvidas sobre uso ou assistência técnica, por exemplo.
Atendimento personalizado
Por mais que o marketing conversacional utilize robôs para o atendimento, é possível, sim, ter um atendimento mais personalizado com eles.
Para isso, é necessário ter uma linguagem própria, humanizada e que desperte no cliente se de fato o atendimento é realizado por um robô.
Dessa maneira, ele se sentirá mais próximo e propenso a comprar com a marca.
Ciclo de vendas reduzido
O marketing conversacional possibilita que uma pessoa tenha seu ciclo de compra mais rápido e reduzido.
A agilidade do chatbot elimina barreiras de comunicação e faz com que o cliente faça a conversão mais rápido.
Dessa forma, o negócio reduz custos de vendas, dá dinamismo e aumenta a eficiência do time comercial.
Primeiros passos para aplicar o marketing conversacional no seu negócio
O marketing conversacional é uma estratégia elaborada que permite conhecer suas vendas melhor, para além de reduzir o tempo de venda ou de fazer um atendimento personalizado.
Por isso, é importante que a sua empresa saiba aplicá-lo muito bem em seus negócios e alguns passos iniciais podem fazer essa estratégia funcionar bem.
Tenha uma plataforma de chatbot
Essa é a mais óbvia, mas seguramente a mais importante a ser dita. Você precisará de um chatbot em seu negócio e isso é um fato sabido. Mas, o que considerar na hora de contratar uma plataforma dessa?
Analise de o software pode ser integrado em vários pontos de contato para além de seu site;
Pesquise se a plataforma tem uma boa configuração de fluxo intuitivo;
Escolha um software que possibilite atendimento 24h por dia, 7 dias da semana;
Confira se a linguagem do robô é intuitiva e adaptativa ao usuário.
Com esses pontos bem analisados, você já pode ter uma boa noção qual software escolher para aplicar o marketing conversacional.
Mas não sem antes de analisar outros pontos para que a estratégia realmente funcione.
Escolha os pontos de contato
Essa é a parte em que você escolhe onde aplicar o marketing conversacional. Ou seja, quais os locais onde efetivamente o seu público poderá conversar com o chatbot.
E quais seriam esses locais. Alguns são bem básicos, confira.
Site
É o local mais comum. Os sites institucionais costumam ser a primeira fonte de uma pessoa que quer comprar algo com uma marca.
Colocar um chatbot já na home de seu site, pode evitar que o usuário fique procurando pela solução e desistindo caso não ache facilmente.
Redes sociais
Não atuar em alguma rede social com o marketing conversacional é um erro que você precisa evitar.
Até porque, é nas redes sociais que as pessoas interagem umas com as outras. Portanto, nada melhor do que ocupar esses espaços justamente pensados com o propósito do marketing conversacional.
Antes de investir e escolher a rede, investigue qual é a que seu público mais utiliza para que você possa apontar estratégias próprias para ela.
Não se esqueça que WhatsApp e Telegram entram nessa conta, afinal, são plataformas de mensagens instantâneas e é por elas que, normalmente, uma pessoa quer um contato mais rápido e facilitado.
Conheça o seu público
Conhecer o público ajuda em todos os outros passos até aqui. Em detalhes, é importante saber exatamente o comportamento dele, desde o modo como se comunica, como costuma usar a internet (mais pelo celular ou desktop, por exemplo) e como ele realiza compras.
Informações demográficas, etários e sociais ajudarão a entender esse comportamento.
Algo que é muito importante para o chatbot é o tom de voz. Não é algo realmente fácil de ser feito, mas achar como a pessoa fala ou como ela gostaria de se comunicar com alguém é fundamental para o aperfeiçoamento da inteligência artificial do seu robô.
Analise os dados que você já possui de seus leads
Por fim dessa parte inicial, vem a análise de todos os dados que você possui de seus leads e potenciais clientes.
Quantos você possui de fato, qual a taxa de engajamento da base, qual a qualificação de cada um…
Essas perguntas ajudam a entender um pouco melhor sobre a experiência que um lead tem junto a uma empresa e começar a definir um caminho para otimizar com o marketing conversacional.
A partir daqui, sua empresa precisará focar esforços cirúrgicos para as melhores estratégias de marketing conversacional.
E para isso, nada melhor do que otimizar processos. Alguns, da área fiscal, em que cada dado precisa de atenção e algumas operações podem ser bem morosas.
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