O que é o aplicativo Menor Preço Brasil?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso guia e descubra o que é o aplicativo Menor Preço Brasil, sua funcionalidade e como tem sido usado meio a esse cenário de pandemia, causada pelo COVID-19.

Se você gosta de pesquisar por ofertas e comprar um produto com preço mais em conta disponível no mercado, então este conteúdo é para você!

Neste post, vamos explicar o que é o aplicativo Menor Preço Brasil, mostrar sua funcionalidade e muito mais!

Você vai ver como ficou simples pesquisar pelo custo mais baixo de mercadorias, isso usando um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente, tanto para Android, quanto para iOS (iPhone). Confira!

O que é o aplicativo Menor Preço Brasil?

app menor preço

O Menor Preço Brasil é um aplicativo gratuito que utiliza da localização dos seus usuários para pesquisar e coletar informações sobre as melhores ofertas em estabelecimentos que estejam próximos (até 30 km) daquele usuário.

O programa foi instituído após a 174ª reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que disponibilizou para a população o aplicativo “Menor Preço Brasil”, destinado a fornecer informações sobre preços praticados pelo comércio varejista.

A iniciativa deve fomentar o comércio varejista trazendo disputa pelo menor preço nas regiões que já contam com o aplicativo

Observação: Aproveite e descubra aqui como aumentar suas vendas no varejo

Isso, pois ele ainda não está disponível em todos os estados. A ideia do governo é ampliar o app para abranger praticamente todo o país. 

Você deve estar se perguntando: Mas como isso é possível?

Bom, o segredo está na emissão das notas fiscais, seja por meio das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) ou das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e). 

Ou seja, assim que a nota fiscal é emitida, o valor do produto é carregado para o aplicativo e atualizado em tempo real!

Como funciona o aplicativo Menor Preço?

A ideia principal do Menor Preço Brasil é auxiliar na busca do usuário de encontrar ofertas em lojas próximas à sua localização. 

Dessa forma, como falamos anteriormente, o banco de dados do app é atualizado em tempo real, a cada vez que um estabelecimento realiza uma venda. 

Esse procedimento é feito com base nas emissões de notas fiscais, o que assegura que o produto realmente foi vendido por determinado valor.

Em relação à interface do app, ela é bem simples, sem muitas informações e menus. 

Na prática, o manuseio do app também pode ser considerado bem tranquilo. O primeiro passo consiste em informar o produto que você deseja buscar —  o que pode ser feito por nome, marca, ou código de barras. 

menor preço como funciona

A partir daí, o usuário receberá uma relação com os preços, em quais locais foram oferecidos e por qual loja.

Depois de selecionar a opção desejada, o app passa a oferecer opções de rotas para que o usuário chegue até o local.

Vale ressaltar que também é possível compartilhar com outras pessoas as ofertas encontradas durante as pesquisas.

Entre os critérios que podem ser estabelecidos no momento da busca, está o raio de distância dos estabelecimentos (até 30 km) e data em que aquele produto foi vendido (até 7 dias).

Observação: Para receber essas informações, é preciso permitir o rastreamento da localização do celular. 

Em quais estados o aplicativo Menor Preço Brasil está disponível?

Como foi falado, o objetivo do governo é expandir o aplicativo Menor Preço Brasil para todo o país, entretanto, ele ainda não está disponível para todos os entes federados.

Segundo os detalhes da Play Store, fazem parte da lista de estados  que já participam do programa:

  • Espírito Santo (ES)
  • Paraná (PR)
  • Pernambuco (PE)

Veja a lista agora dos estado que estão na SEFAZ virtual RS, porém ainda não estão contam com o acesso:

  • Bahia (BA) – Tem o App Preço da Hora Bahia
  • Ceará (CE)
  • Maranhão (MA)
  • Mato Grosso (MT)
  • Minas Gerais (MG)
  • Santa Catarina (SC)

Há também uma lista de estados que não estão na lista de Estados da SEFAZ Virtual, mas alguns já utilizam um aplicativo próprio:

Como o app tem sido usado na pandemia?

Diante do cenário global da pandemia causada pelo coronavírus o Menor Preço Brasil ganhou um link: "Prevenção Covid-19".

Esse é o novo botão de acesso a dados de preços e disponibilidade nos estabelecimentos que emitem Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e).

Nesta nova área, a Sefaz reuniu os produtos que são hoje mais procurados pelos consumidores — álcool em gel, água sanitária, máscara e luvas. 

Uma vantagem é conseguir em tempo real comparar os valores e fazer a escolha. A sinalização de preços é feita com base nas compras mais recentes.

Outra novidade é que será exibido o telefone do estabelecimento, caso as pessoas queiram verificar se o produto ainda está disponível, antes de se deslocar ao local. 

Se você quiser entender melhor como funcionam as notas fiscais para varejo basta seguir o link, nele tiramos as principais dúvidas a respeito do assunto! Não deixe de conferir.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Ja tem ins 10 dias q tento usar e nao consigo, ele fica topo piscando, ja desinstalar e instalei umas 4x, ja instalei no celular do meu marido e fica a mesma coisa. Goto muito deste a aplicativo, faz tempo q o uso. Gosyaria q ficasse bom. Sou de Recife -Pe
    Christina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.