NF-e: O que é a Nota Fiscal de Produto Eletrônica?

Atualizado há mais de 3 semanas

Quer entender melhor o que é a Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e) e como emitir esse documento? Confira o texto abaixo!

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post!).

Qualquer tipo de negócio precisa prestar contas e pagar impostos em dia, a menos que seja isento disso.

Caso contrário, taxas de parcelamento e multas podem comprometer o sucesso da empresa. Por isso, é importante entender o que é a nota fiscal eletrônica e como ela pode facilitar a sua vida de empreendedor.

Por ser um modelo digital, a NF-e facilita a gestão, reduz custos e torna os processos menos burocráticos. Mas, ela ainda possui vários outros benefícios.

Hoje, a NF-e é o documento mais utilizado pelos brasileiros e também o mais importante nas transações entre os clientes e os consumidores dos produtos.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Você vai  entender o que é Nota fiscal de Produto Eletrônica, para que ela serve e como você deve fazer a emissão. Ficou interessado? Então, acompanhe o texto!

O que é Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e)?

A Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e) é um documento digital que serve para formalizar a venda de produtos e serviços, seja no ambiente físico ou no digital.

Insert Video

Ela substitui a enorme quantidade de papéis que eram necessários para fazer a emissão manualmente

Você já deve ter ouvido falar naqueles antigos blocos de papel que demandavam horas e horas de trabalho. Além deles, era necessário ter um espaço adequado para armazenamento e ainda gastar com estoque e gráfica.

Visando modernizar esse processo e fiscalizar melhor as empresas, a nota fiscal de produto eletrônica está em vigor desde 2006 no Brasil.

Você já viu aquele papel que costuma acompanhar as compras de produtos que você faz pela internet. Pois é, esse cara aí é o Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), é a representação da nota fiscal eletrônica.

danfe-exemplo

Mas não se deixe enganar! Ele não é a nota fiscal da compra, muito menos a substitui. Ele apenas facilita o acesso dos dados da compra para o consumidor. Beleza?

Com a NF-e, os procedimentos fiscais se tornaram mais rápidos e simples, já que tudo é feito pela internet, principalmente se você contar com um software emissor inteligente.

E se você precisa emitir notas fiscais e não sabe o que isso significa, então segura aí que eu já te conto como que funciona esse produto.

Para que serve a NF-e?  

A NF-e serve para formalizar qualquer transação de venda que envolve o prestador de serviço ou vendedor, o comprador e os órgãos públicos.

O foco é prezar pela segurança de todos os envolvidos. Ela também é válida como recibo e pode ser utilizada para recolhimento de impostos.

Como praticamente tudo é feito pela internet, você consegue produzir mais para ver o seu negócio crescer e se manter legalizado. Interessante, não é mesmo?

E tem mais: estamos na era digital, então é preciso aproveitar as oportunidades que a internet oferece. Fazer processos manuais é coisa do passado!

Imagine que você venda para várias cidades do país e até mesmo para o exterior, como você iria entregar as NF-es para cada um dos seus clientes? Não dá nem para pensar nessa situação, não é mesmo?

Vale dizer que a utilizar a nota eletrônica, você terá uma série de vantagens, tais como: 

  • Redução dos custos com papel impresso, armazenamento e estoque;
  • Promoção de vendas pela internet; 
  • Melhora a segurança dos processos fiscais, já que os documentos precisam de validação; 
  • Reduz as chances de erros no processo, que eram comuns com a nota manual;
  • Aumenta a produtividade do negócio, já que é possível automatizar as emissões;
  • Estimula os funcionários que não precisam fazer uma função extremamente repetitiva e podem ser valorizados em tarefas mais importantes, por exemplo.

Como emitir notas fiscais eletrônicas?

Como já explicamos, cada documento fiscal possui uma finalidade. Por isso, elas não são emitidas da mesma forma.

Nota Fiscal de Produto (NF-e) e a de Consumidor (NFC-e) devem ser emitidas pelo software da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de cada estado, que é instalado no seu computador gratuitamente.  

Já a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) deve ser criada no site da prefeitura correspondente.

Entretanto, esse processo de emissão pode não ser uma tarefa simples. É bem comum que tanto a Sefaz quanto os órgãos municipais apresentem instabilidades —  principalmente no início e fim de mês —  quando há um alto volume de documentos fiscais a serem gerados.

Outro problema é que as prefeituras não possuem um padrão para a emissão de nota fiscal eletrônica, o que pode ser um grande complicador. Algumas exigem o uso de um certificado digital, outras login e senha e muito mais.

A dificuldade é que muitas vezes os usuários não compreendem o que é solicitado e não sabem como lidar com cada situação.

Quem vende on-line precisa emitir nota fiscal.

Você só não precisa perder tempo com isso. Conheça a solução mais usada pelos maiores

do mercado.

Quais são os tipos de nota fiscal eletrônica? 

Existem diversos tipos de nota fiscal de eletrônica no Brasil, porém algumas são mais conhecidas e utilizadas. É sobre elas que vamos falar aqui:

  • Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e): Como já falamos, ela é utilizada quando se compra um produto físico em e-commerces ou lojas físicas, como por exemplo: sites como Americanas, Submarino, Wine, e muitos outros.
  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): é voltada para a prestação de serviços de qualquer natureza, como clínicas médicas ou veterinárias, escolas, academias e consultorias em geral. Na internet, é utilizada para quem vende cursos online, congressos, eBooks. Portanto, é essa que emitem os produtores digitais, afiliados e soluções SaaS.
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e): esse é um modelo que surgiu como alternativa para substituir os cupons fiscais muitos comuns no varejo.

E se você fica em dúvida entre a nota de serviço e a nota de produto, então confira o nosso conteúdo explicativo sobre: Nota fiscal de serviço ou de produto: qual é a ideal para o seu negócio?

7-Pontos-Cruciais-Que-Você-Precisa-Saber-Para-Emitir-NFS-e-em-Nível-Nacional
7 pontos cruciais para emitir NFS-e nacionalmente!

Se você deseja oferecer a melhor experiência de nota fiscal automática aos seus clientes, é preciso estar preparado. 

Por isso, fizemos este eBook para te mostrar os 7 pontos cruciais para emitir NFS-e nacionalmente. Entenda de uma vez por todas os mistérios da NFS-e!

É preciso armazenar as notas fiscais eletrônicas?

Uma dúvida comum em relação à nota fiscal eletrônica é sobre o seu armazenamento. E uma vez que você não precisa disponibilizar um espaço físico para guardar os documentos, será que você precisa armazená-los de outra forma?

A resposta é: sim!

A maioria dos estados e prefeituras exigem que as notas sejam armazenadas por até 5 anos.

Essa obrigação serve para eventuais trocas de produtos ou serviços, controle da garantia ou ainda quando houver uma fiscalização da Receita Federal.

A NF-e pode ser armazenada em XML ou em PDF. Apesar dos órgãos públicos terem controle sobre as notas emitidas, eles deixam claro que é dever dos usuários armazená-las pelo período indicado.

atenção!

Você não precisa imprimir as NF-es, já que a nota digital surgiu exatamente para diminuir a quantidade de papel impresso. Uma opção é utilizar software especializados para esse armazenamento.


Por isso, se você quer evitar dor de cabeça com tantos processos burocráticos e complicados, a melhor opção é contratar um emissor de notas fiscais, que cuida das suas notas fiscais, para você, cuidar do seu negócio.

E é nesse cenário que surge o eNotas, um sistema rápido, prático e eficiente, que automatiza todo esse processo de emissão pra você. Sem dúvida seu parceiro número 1, quando o assunto são notas fiscais.

Com a nossa solução, você será capaz de emitir NFS-e, por exemplo, em todo o Brasil! Inclusive, em municípios sem webservice, como: Joinville, Barueri ou Santana de Parnaíba.

Além disso, você irá contar com um software que já é integrado com o seu meio de pagamento preferido, como:

Ou seja, a nossa solução consegue se conectar a essas plataformas de vendas sem que você tenha que sair do sistema! Assim, você tem acesso aos seus pagamentos e às notas fiscais dentro do mesmo ambiente.

Além disso, ainda é possível integrar os procedimentos até mesmo com o sistema interno da sua empresa por meio de uma API de nota fiscal eletrônica.

Portanto,  está na hora de você automatizar o seu negócio e passar a vivenciar a melhor experiência da galáxia em emissão de nota fiscal. Conheça o eNotas emissor



Perguntas Frequentes

O que é Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e)?

A Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e) é um documento digital que serve para formalizar a venda de produtos e serviços, seja no ambiente físico ou no digital.

Para que serve a NF-e?

A NF-e serve para formalizar qualquer transação de venda que envolve o prestador de serviço ou vendedor, o comprador e os órgãos públicos.

Quais são os tipos de nota fiscal eletrônica?

Existem diversos tipos de nota fiscal de eletrônica no Brasil, porém algumas são mais conhecidas e utilizadas como a NFS-e e a NFC-e.

Como emitir notas fiscais eletrônicas?

Como já explicamos, cada documento fiscal possui uma finalidade. Por isso, elas não são emitidas da mesma forma. O método mais fácil de emissão de notas fiscais é contratando um serviço de emissão.

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.