Guia prático de como criar uma newsletter de sucesso

Atualizado há mais de 3 semanas

O e-mail é um meio de comunicação que não perde força. Mais do que uma forma de comunicar, ele é uma poderosa ferramenta de vendas. Por isso, a newsletter é um dos mecanismos mais trabalhados pelo marketing de uma empresa.

Ainda que escrever e enviar um e-mail seja algo bem fácil, a estratégia que envolve uma newsletter exige um pouco mais.

Por isso, se você pretende investir recursos e tempo para elaborar uma boa estratégia de newsletter, acompanhe esse post até o final.

O que é uma newsletter

Newsletter é um boletim informativo sobre determinada marca ou produto. É um disparo de e-mail com o intuito de informar, mas sem esquecer da conversão e do engajamento do lead.

Ela pode ter um aspecto mais editorial, quando o tema engloba mais assuntos institucionais de uma empresa, ou promocional que, mesmo de maneira mais sutil, tenta avançar o leitor em uma jornada de funil.

Portanto, pode-se dizer que a newsletter é uma estratégia de inbound marketing visando engajar um lead e abastecê-lo de informações que permitam um interesse maior pela sua marca ou seu produto.

Ou mesmo que seja uma ferramenta de comunicação, informativa, que muitas empresas utilizam para endomarketing.

Logo, pessoas e empresas possuem newsletter para fins diferentes, mas sempre com um propósito de promoção de marca (mesmo que pessoal) ou para divulgar um produto de outro negócio.

Qual a diferença entre newsletter e email marketing

Ao se deparar com o significado de newsletter é possível se confundir com o conceito de email marketing.

E aqui, é importante separar o que é cada uma.

A newsletter normalmente tem o formato de um boletim informativo, como um “jornal” eletrônico, só que na sua caixa de entrada.

A newsletter é uma estratégia de disparo de e-mails para uma base de contatos segmentada. Ou seja, você precisa ter um banco de dados de endereços eletrônicos inscritos para recebê-la.

O disparo é periódico e a newsletter normalmente informa sobre determinada empresa, produtos ou mesmo segmento temático.

Já o e-mail marketing tem um fim muito mais específico: vender. Ainda que essa estratégia possa utilizar meios para engajamento e preparação de um lead para conversão, o seu objetivo é mesmo a promoção de um produto.

Portanto, é possível sim dizer que newsletter é uma forma de email marketing, mas é um pouco mais ampla do que a segunda forma.

Confira: Aumente suas vendas: 4 ferramentas que todo empreendedor precisa conhecer 

Newsletter, por assim dizer, é um formato de email, enquanto o email marketing é a estratégia em si, que pode utilizar a “news” como uma ferramenta.

Passos para criar uma newsletter

A newsletter é uma ferramenta poderosa para engajamento de sua base de leads. Por isso, antes de pensar em como usá-la, é preciso ter uma estratégia de captação.

Então, antes de pensar em construir uma newsletter, lembre-se e saiba como fazer captação de leads.

Bom, com isso pronto, confira o passo a passo para construir uma boa newsletter.

Tenha uma ferramenta para criação

A construção da newsletter é um processo que precisa envolver não só o texto, mas também o de seu visual.

Como você já sabe, o formato é o grande diferencial da News, por isso, é preciso pensar em seu layout.

Então, uma ferramenta de criação de newsletter será bem-vinda. Ela ajudará na layoutização do texto, junto às imagens e outros formatos que por acaso queira colocar na sua News.

Essas ferramentas podem automatizar também o disparo, segmentando o público e acompanhando o resultado do envio, como a taxa de abertura, de cliques e até mesmo para saber o percentual de quantas pararam no spam.

Construa uma linha editorial

A linha editorial ajuda a escolher os temas para os quais você precisa escrever. É possível ser bem abrangente, mas com um público bem segmentado, é necessário especificar os assuntos de sua News.

Por isso, a linha editorial norteará sobre esses temas. Ela precisa ser aderente ao seu negócio, mas sem esquecer do interesse de seu público.

Isso ajudará sempre a manter uma coerência em seus disparos ao longo do tempo, entender assuntos relevantes que possam ser sazonais e até mesmo manter o tom de voz de seus e-mails. 

Crie um planejamento

O planejamento é fundamental para você entender quais os melhores dias e horários para disparar seus e-mails.

Acredite: a depender da hora e do dia do disparo, as taxas de abertura podem ser diferentes!

Por isso, antes de entender exatamente quando mandar uma newsletter, teste dias e horários diferentes, sempre encontrando o melhor momento para falar sobre determinados assuntos. 

Escreva textos escaneáveis

Como você leu ainda há pouco, a newsletter é um formato de email para o engajamento de seu público.

E um texto que não seja fácil de se ler não ajudará nesse engajamento. Mais do que uma linguagem simples, o conteúdo precisa ser escaneável.

A escaneabilidade diz respeito a qualidade do conteúdo e também de maneira que o texto possa ser lido de maneira dinâmica, com destaque em trechos importantes e com variação de formas que possam ajudar na leitura.

Por isso, use formatações atraentes em seu texto, com parágrafos curtos e frases pequenas. Destaque em negrito e em outras cores os trechos importantes.

Crie botões em links importantes e nas call to action (CTA). Mas, faça isso com rigor e coerência, respeitando sua identidade visual e sem poluir a leitura.

Cuidado com o uso de imagens

As imagens realmente podem ajudar uma leitura dinâmica e tornar o texto mais atraente. Mas elas também são um perigo.

Em hipótese alguma faça seu conteúdo em uma só imagem. Isso será um potencial fator que jogará seu email na caixa de spam do destinatário.

Ao colocar imagens no corpo de texto, faça-o ser acessível, com descrições, legendas e atributo alt text, que substituirá a sua imagem quanto ela não aparecer.

Esse último ajuda a dar mais confiabilidade em seu conteúdo.

Evite usar imagens de outros servidores: por isso, sempre suba o arquivo de seu próprio computador ou linká-lo no seu servidor.

Mesmo com tanto cuidado, não deixe de usar as imagens de maneira estratégica.

Construa o campo “assunto” de maneira instigante

O campo assunto é tão importante quanto o conteúdo em si. Ele é o primeiro contato do destinatário com seu texto. É ele quem influenciará o leitor a clicar e ler o email.

Esse campo é aquele mostrado na caixa de entrada do destinatário. Então, o textinho ali precisa ser bem objetivo, mas englobar tanto o tema do conteúdo, quanto ser convincente para a pessoa clicar e ler seu email.

É uma verdadeira arte.

Aqui, vale muito o teste para saber exatamente o que funciona para o seu público. Por isso, fique de olho em métricas como a taxa de abertura.

Realize testes

O último passo é exatamente o teste. E aqui, separe dois tipos.

O primeiro, é o teste de disparo: mande sua newsletter para diferentes servidores e verifique se ele chegou na caixa de entrada ou spam.

Depois, confira se ele está formatado de maneira correta, com todos os elementos em ordem, da mesma forma que layout.

Aproveite e revise o conteúdo com o olhar atento. Se puder, peça a outra pessoa para revisar.

O outro tipo de teste é com relação a resultados. É preciso entender qual tipo de conteúdo funciona melhor para o seu público, quais CTAs dão mais resultado e até mesmo o campo assunto.

Mas disso, leia melhor em análise de resultados.

Como escolher para quem enviar a newsletter

Como você já viu, é imprescindível que sua newsletter tenha um público muito bem definido. Isso ocorre, principalmente, quando as pessoas se inscrevem para tê-las em sua caixa de mensagens.

Você pode fazer isso de diferentes maneiras:

  • Crie uma campanha de divulgação da sua newsletter em mídia paga;
  • Tenha banners anunciando sua news em seu site ou blog;
  • Em formulários de inscrição, tenha uma opção para a pessoa receber sua newsletter;
  • Divulgue o link de assinatura em SMS e WhatsApp — em contatos que já forneceram o telefone para sua empresa.

Mais uma vez, é importante frisar que é primordial conhecer estratégias de captação de leads para construir uma base de contatos.

Análise dos resultados de sua newsletter

Por fim, uma dica que repassa por todas as outras que você leu até aqui: análise os resultados de sua newsletter.

Com ajuda de um bom software de criação de newsletter, você tem acesso a métricas que avaliam a performance de sua campanha.

Algumas métricas importantes de serem avaliadas:

  • Taxa de cliques: mensura a quantidade de cliques no email pela quantidade de e-mails disparados;
  • Taxa de abertura: quantos e-mails foram efetivamente abertos em relação à quantidade enviada;
  • Cliques em links: permite entender se os links nos conteúdos são interessantes;
  • Taxa de spam: é a quantidade de mensagens que vão para o spam do endereço pela quantidade enviada. Não deixe de acompanhar essa métrica, mesmo quando baixa, mas também entender por qual motivo os e-mails acabam parando por lá.

Com tudo isso, você já sabe como começar a criar uma newsletter, certo? Agora, é hora de pegar algumas dicas para construir uma estratégia de email marketing poderosa!

 

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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