Como aumentar o engajamento da sua newsletter

Atualizado há mais de 3 semanas

Uma das formas mais eficientes de trazer conversão a uma empresa é a newsletter! As vantagens de utilizar uma campanha de e-mail marketing para atrair clientes são muitas e valem a pena o esforço.

É claro que nada vem por acaso, sendo necessárias algumas estratégias e análises para encontrar o que verdadeiramente dá certo nesse canal.

Por isso, prepare-se para ler algumas dicas sobre como aumentar o engajamento de sua newsletter, além de encontrar caminhos por ela para vender mais!

Confira!

4 elementos de uma newsletter que engaja muito

Antes de saber como vender mais por uma newsletter, confira algumas dicas do que colocar nela que podem engajar o seu público!

Assunto

O campo assunto é o primeiro elemento porque ele jamais poderá ser negligenciado! Ele precisa ser atraente, instigar a curiosidade do leitor para, então, ele clicar.

O assunto deve ser pensado com muita estratégia, já que é ele quem capta a atenção do leitor, que pode ter uma caixa de entrada bem cheia.

Aqui, vale até emojis, até porque, 56% das empresas que usaram o recurso nesse campo, tiveram aumento em sua taxa de abertura.

Listas

As listas sempre foram uma queridinha quando o assunto é marketing de conteúdo. Isso porque desperta a curiosidade do leitor, além de informar de alguma forma.

Você pode apresentar funcionalidades de produtos ou serviços ou listar passo a passo para realizar algo, por exemplo.

FAQ

As perguntas frequentes ajudam a transformar o seu produto ou serviço mais simples. Para criar uma FAQ realmente eficiente, levante dúvidas comuns de seu público e transforme-as em conteúdo útil.

Indicações

Caso você possua um canal de conteúdo muito amplo, como um blog ou um canal de YouTube, poderá recomendar leituras e vídeos para o seu público.

Isso ajudará a mostrar para sua base que você se interessa por eles.

Caso sua base de emails seja segmentada, melhor, já que você poderá realizar indicações mais personalizadas.

Como vender mais pela sua newsletter

Para que você possa captar novas vendas com newsletter, antes, é necessário entender o que ter nela para poder encantar seu público.

Por isso, algumas dicas podem ajudar a engajar o seu email marketing. São elas:

    •  Entenda o seu público;
    • Crie uma brand persona;
    • Tenha um objetivo muito claro;
    • Construa uma rotina de disparos;
    • Faça análises;
    • Revise.

Confira cada uma delas agora.

1.      Entenda o seu público

Para início de conversa, quem deseja ter uma estratégia de email marketing precisa ter, já, uma base de contatos.

Esses contatos são fornecidos por uma estratégia de captação de leads, quando você fornece algo à pessoa em troca de algo, como o endereço do email.

Ou então você pede para que ela se cadastre em sua newsletter para receber conteúdos exclusivos, por exemplo.

Independentemente de como, você precisa ter essa base para o envio da newsletter.

Só aí, é possível descobrir o que engaja o seu público, como assuntos de interesse, que, logicamente, precisa ser afim do seu negócio.

Com uma rotina mais consolidada de disparos, você poderá perceber alguns dados que ajudarão a entender melhor o que o seu público de fato gosta.

Nunca desconsidere essas informações e atue para agradar o seu público, sem diversificar o conteúdo oferecido.

Outra possibilidade que você terá com um bom CRM, é segmentar a sua base por interesse. Pense: se você oferece tipos de serviços diferenciados, pode ser que uma parte das pessoas se interesse mais por um do que por outro.

É o caso, por exemplo, de uma empresa que vende cursos para empreendedores digitais e para pequenos empresários de comércio, por exemplo.

A base de email pode ser a mesma, mas o interesse do público pode ser bem diferente. E você deve se atentar a isso, oferecendo conteúdos destinados às pessoas certas.

Essa segmentação ajudará a manter a taxa de click alta e, claro, ajudar na conversão final.

2.      Crie uma brand persona

A brand persona é basicamente um “personagem” que transmite os valores do seu negócio. É com ela que você dá o tom de voz em um texto, um estilo e até mesmo certifica uma linguagem.

Essa é uma forma de aproximação com o público, que quando em contato com um conteúdo feito pensado em uma brand persona, sente-se conversando com outra pessoa, não com uma máquina ou robô.

Por isso, a brand persona dá mais naturalidade à sua escrita. Sem esquecer que ela padroniza a linguagem, fazendo com o padrão da escrita seja sempre o mesmo.

Então é lógico pensar que a brand persona não pode ser ignorada para engajar uma newsletter. Faça a sua baseada no seu público, com algo que os tornem próximos e aderentes.

3.      Tenha um objetivo muito claro

Possivelmente, essa dica pareça um tanto óbvia, afinal, o propósito desse texto é mostrar como aumentar o engajamento da sua newsletter.

Então, o objetivo da newsletter é ter mais engajamento. Bom, isso não é um problema, mas por que parar aí?

A newsletter não é um dos canais favoritos do marketing para captar novos clientes à toa. Você pode ter outros objetivos, como fazer lançamentos, aumentar a base de seus leads, promover um produto ou mesmo aumentar o tráfego de um site.

Seja qual for, ele precisa ser muito claro em sua estratégia e suas ações devem ser próximas a esse objetivo.

Então crie coerência em sua newsletter sem esquecer, é claro, das preferências de seu público.

4.      Construa uma rotina de disparos

Dia e hora importam na hora de mandar um email. Por exemplo: a GetResponse fez uma pesquisa mostrando que 23,63% dos e-mails são abertos em até uma hora depois do envio.

Não dá para desprezar isso disparando uma newsletter em um horário ruim e em um dia que as pessoas não abrem email.

Alguns outros estudos, como o da RD Station, mostram que o melhor horário para envio é às 6h da manhã.

O mesmo estudo mostra que dias no começo da semana são os que possuem maior taxa de abertura, com a terça-feira sendo a recordista.

Então, a sua rotina precisa se basear em dados que permitam aproveitar o melhor comportamento de seu público.

É claro que todos esses dados podem vir por água abaixo se o seu público for muito específico e ter um comportamento próprio.

Por isso, teste dias e horários diferentes, analisando sempre os dados que uma plataforma de CRM ou de disparos de email permitem.

5.      Faça análises

Você levou um spoiler dessa dica na anterior. Mas não é demais reforçar que você só conseguirá engajamento com sua newsletter se entender o que de fato funciona com o seu público.

Logo, é importante analisar alguns dados que o email marketing te dá, como:

Taxa de abertura

É um percentual que analisa a quantidade de vezes que uma pessoa abre o seu email pela quantidade disparada.

Graças a esse indicador, você pode entender se a sua base possui interesse pela newsletter. Alguns fatores podem influenciar essa métrica:

  • O campo “assunto” chamativo;
  • A quantidade de emails enviado em um período;
  • O horário e o dia de envio.

CTR (Clickthrough Rate ou taxa de cliques):

É uma métrica que analisa a quantidade de cliques em um email.

É simples: se você possui um CTA dentro do email, seja ele um botão ou hiperlink, é necessário entender quantas pessoas clicam nele por mensagem enviada. Isso ajuda a entender o que melhor funciona na mensagem, seja a abordagem, o layout do texto e até mesmo a oferta.

Taxa de conversão

Digamos que essas três métricas sejam um caminho para sua venda: você dispara o e-mail, a pessoa abre, clica no link e cai em uma landing page para virar uma conversão. Logo, essa métrica analisa quantas pessoas entraram na página e se cadastraram.

Taxa de rejeição

São os emails que não chegam ao destinatário, por alguns motivos que são separados por duas categorias

  • Soft: as rejeições dessa categoria ocorrem por algum motivo simples, como a caixa de email cheia do destinatário, por exemplo;
  • Hard: são rejeições complexas de serem resolvidas, como endereço errado, conta desativada ou mesmo inexistente.

6.      Revise

Por fim, revise sempre a sua newsletter, não apenas no português, mas também se todos os links e botões estão funcionando.

O recomendável é que antes do disparo oficial, você envie um de teste para uma conta, que pode ser de um revisor ou mesmo a sua, para que dê para perceber alguns detalhes no corpo do email.

Como você pode perceber, a newsletter pode ser uma máquina de engajamento de sua marca com o seu público.

Além, claro, de ser um grande potencializador de conversões de venda.

Por isso, que tal parar com as operações manuais e automatizá-las para poder focar em estratégias de venda?

É nesse sentido que indicamos que você conheça o emissor da eNotas agora mesmo!

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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