self checkout
NEGÓCIOS

O que é Self Checkout?

Atualizado há mais de 3 semanas

Os caminhos que o futuro traça para o varejo mostram que, cada vez mais, o consumidor é o protagonista da história. O aumento da concorrência e o avanço da internet permitem que as pessoas comprem onde e quando querem. Por isso, é fundamental estar preparado para atender aos desejos do mercado. 

Esse protagonismo será tão latente que o cliente passará por ter a sua própria experiência na compra, facilitando as suas tomadas de decisões. E o self checkout é um desses caminhos. 

Trata-se do autoatendimento em que o consumidor realiza suas próprias ações, sem o intermédio de um atendente. 

Se para o consumidor essa inovação pode trazer a sensação de independência na hora de comprar, o que pode significar para o varejista? E sobretudo, para o funcionário, que pode ter o seu tempo otimizado?

Para saber o que é o self checkout, os seus benefícios e os desafios de sua implementação, siga firme na leitura! 

O que é Self Checkout?

Esse tipo de atendimento é caracterizado por não haver funcionários no caixa, onde tudo é feito pelo próprio cliente. É ele o responsável pelo registro dos produtos, pela pesagem e pelo pagamento, sem qualquer tipo de pessoa a fazer isso por ele. 

Isso significa que a pessoa não só realiza tudo da maneira como desejar, como também se 

livra de obstáculos que atrapalham a sua experiência de compra, como enfrentar filas. 

A internet tem despertado cada vez mais o interesse das pessoas pela compra de forma cômoda. A web permite que uma aquisição seja feita por um clique, diretamente da cama, se a pessoa quiser. 

O self checkout, portanto, vem para tentar amenizar o impacto da presença cada vez mais recorrente das e-commerces no varejo para as lojas físicas. 

Para ser ainda mais específico, a solução atende bem os supermercados. Os lugares que, ainda, não são tão impactados pela presença da internet, mesmo que já haja apps que façam a compra do mês para uma pessoa. 

Com um terminal de autoatendimento, os supermercados veem os clientes reduzirem seu tempo de compra e a se livrarem das filas — talvez o que mais se deteste na hora de se comprar. 

Se você leu que é bom para quem frequenta sua loja, logo imagina que é bom também para a sua empresa, certo? 

E não está errado, mas, continue a leitura para saber como consumidor e varejista ganham com o self checkout. 

Atenção!

Será que você realmente conhece os detalhes da nota fiscal emitida pelo varejo, a NFCe?

Quais são os benefícios do self checkout?

Sem filas e compras mais rápidas. Só estes dois fatores são determinantes para atrair uma pessoa para uma loja com self checkout. Mas... e para a loja em si, o que ela ganha, afinal?

Mídia espontânea

Digamos que o self checkout é aquela previsão futurista de filmes de ficção científica. 

Imagina isso na sua loja?

Você atrai mais consumidores só pela curiosidade. A técnica não só agiliza o fluxo de atendimento, como pode chamar a atenção da mídia tradicional, como a TV e a rádio, que noticiam o fato em seus jornais e noticiários. 

Com uma simples pesquisa no Google Notícias, você pode ver como isso é benéfico para o seu negócio:

notícias self checkout

Qualifica o atendimento

A sua equipe será responsável por outros diversos serviços que sua empresa possa ter. 

Sem precisar de operadores de caixa, o funcionário está disponível para outras atividades que podem aproximar sua loja de seu cliente e potencializar a experiência de compra. 

Afinal, não basta apenas um ponto de self checkout, é preciso se pensar em toda uma estratégia para que a pessoa tenha uma boa compra e fique instigado a retornar ao seu estabelecimento. 

Otimização de processos

A pessoa está no mercado, pega cinco tomates, pesa e passa no caixa depois para pagar.

Tudo bem que em, alguns supermercados, esse processo já é feito todo no caixa, mas muitas nem sempre se vê por aí. 

Fato é que, com o self checkout, seu cliente pode fazer tudo isso em único lugar, agilizando sua compra. 

Melhor aproveitamento do espaço da loja

Se alguns processos são otimizados e podem ser feitos em um único lugar, quer dizer que você pode ganhar em espaço, certo?

Com isso, você pode aumentar a oferta de seus produtos com gôndolas maiores, por exemplo, ter uma estratégia de trade marketing e atrair, também, bons fornecedores. 

Além disso, o seu atendimento de self checkout precisa estar em um lugar estratégico e que não atrapalhe o uso de outros espaços, bem como um caixa de supermercado mesmo. Nesse caso, o fornecedor do equipamento pode te ajudar a escolher.

Redução de custo de operação

O self checkout é um bom exemplo de substituição do ser humano por uma máquina. Enquanto algumas pessoas enxergam isso como algo ruim, você deve ver isso com bons olhos. 

Softwares e ferramentas são criadas para realizar tarefas repetitivas, permitindo que o ser humano possa agir estrategicamente, em atividades que agregam valor ao serviço prestado. 

A partir disso, é possível otimizar a folha salarial e investir em setores que trazem melhores resultados. Salários e férias, por exemplo, serão reduzidos em sua empresa, o que pode valer mais investimentos no crescimento do empreendimento. 

Sem a tarefa humana no atendimento, será possível reduzir erros, que muitas vezes geram prejuízos financeiros no fechamento do caixa.

Combate aos furtos na loja

Infelizmente, é comum haver roubos de produtos em lojas de grande varejo que são difíceis de serem detectadas. 

Com o self checkout, esses crimes se reduzem. E pode parecer contraditório, afinal, se não existe o caixa, quem é que fiscaliza a saída ou garante que o produto é de fato pago?

Bom, para você ter mais detalhes dessa vantagem, saiba como e o porquê essa redução acontece em um tópico próprio para ela.

Como ter um Self Checkout seguro?

É claro que, para ter furtos e roubos diminuídos em sua loja com o self checkout, é preciso estar atento a alguns detalhes. 

E, infelizmente, em nosso país, há todo aquele “jeitinho” de tentar burlar algumas facilidades, o que requer, portanto, atenção na segurança com o autoatendimento. 

Alguns sistemas detectam a diferença de peso entre pacote e a quantidade passa no leitor de produtos. Quando há diferença, o terminal aciona um aviso ao supervisor que deve verificar o ocorrido. 

Isso acontece graças ao cadastro de cada produto. Em cada código de barra, é possível informar o peso da mercadoria e, em uma balança, a sacola verifica se as medidas estão batendo. 

O supervisor deve estar atento, também, verificando cada cliente no caixa, para saber se de fato não há irregularidades na compra. 

A própria segurança do local será uma aliada do seu empreendimento contra roubos que possam tentar realizar. Por isso, é preciso sempre se investir em equipamentos de monitoramento para não ter surpresas ingratas.

O local onde as máquinas de atendimento devem ser instaladas é um fator que podem ser relevantes na segurança, de modo que, uma vez ultrapassado por elas, o cliente não possa voltar para a loja por elas. 

Sem falar de tecnologias semelhantes àquelas que permitem que os produtos que não passaram pelo caixa acionem um alarme na porta da loja. 

Por isso, é fundamental que a sua loja já comece a se preparar para as mudanças de rumo que o varejo tem passado. O self checkout, uma hora ou outra será realidade, e a sua loja não poderá ficar de fora desse movimento. 

E sabe outra tecnologia que ajuda  comerciantes de toda parte do mundo e que pode ser uma aliada e tanto, quando você precisar instalar o self checkout? O software ERP!

Provavelmente, você já escutou falar dos sistemas de gestão, mas será que você está por dentro mesmo do assunto? Leia sobre como a automação comercial é uma parceira de do varejo e tenha, logo, mais essa vantagem competitiva em sua empresa!

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.