Pagamento instantâneo: O que é? Como irá funcionar?

Atualizado há mais de 3 semanas

Imagine poder fazer transferências instantâneas, a qualquer tempo, com tarifas baixas e por meio do seu celular. Gostou? 

Então acompanhe nosso post e descubra sobre esta nova modalidade de pagamento que será implantada no país: o pagamento instantâneo!

As novidades de mercado não param de surgir. Quem é empreendedor precisa se atentar a cada movimentação que agita os diversos setores econômicos. 

E por falar em novidade, o pagamento instantâneo será uma modalidade que deve atingir muitos segmentos da economia, trazendo benefícios para o consumidor, fornecedor e vendedores. 

Anunciado para começar a operar em 2020 e administrado pelo Banco Central, este programa deve simplificar as formas de pagamento no país.

Mas ainda que seja algo novo no Brasil, não é assim em outros países, onde ele já é uma realidade.

Que tal já ficar por dentro do pagamento instantâneo e saber como ele impactará a sua vida? A seguir, leia tudo sobre essa modalidade.

O que é pagamento instantâneo?

O pagamento instantâneo é uma nova forma de transferência eletrônica em tempo real entre instituições financeiras, sem a necessidade de intermediadores. A operação será feita em uma plataforma unificada, o Sistema de Pagamentos Instantâneos, ou SPI, do Banco Central.

Para realizar a transferência, será necessário apenas o CPF, e-mail, celular ou uma chave aleatória que pode ser gerada no momento da transferência.  

pagamento instantaneo

Esse tipo de transferência será uma opção aos famosos TED e DOC, modalidades bancárias em que valores são repassados entre bancos distintos.

O pagamento instantâneo não apenas terá taxas bem reduzidas, se comparadas às outras duas transferências, como também, deve ser realizada na hora.

Só o fato de não precisar esperar um tempo até a movimentação se concretizar, assim como ocorre com o TED e o DOC, já é um motivo para se comemorar.

Além disso, a nova modalidade será uma opção às famosas maquininhas de cartão que, conforme o passar do tempo, deverão ter seus usos transformados. 

E assim,não será preciso ir até um banco ou mesmo a um caixa eletrônico para conseguir realizar o pagamento instantâneo. Ele poderá ser feito via smartphones, por meio de QR Codes e aplicativos. 

Quais os benefícios do pagamento instantâneo?

Como você já deve ter percebido, o pagamento instantâneo trará muitas vantagens para todo o tipo de pessoa envolvida com movimentação financeira, sejam vendedores, fornecedores ou consumidores. 

Fizemos uma lista sintetizada sobre as vantagens dessa modalidade, confira:

  • Pagamento ágil e na hora: Uma das grandes vantagem é poder pagar qualquer valor a qualquer hora e local de maneira muito mais rápida que as movimentações que se conhecem hoje.
  • Segurança: O pagamento instantâneo será mais uma forma de os consumidores andarem com menos dinheiro no bolso, trazendo mais segurança e comodidade para quando forem comprar. 
  • Nova alternativa: Será uma opção mais ágil ao TED e ao DOC, como você leu ainda há pouco. 
  • Taxas menores: O Banco Central ainda está definindo as diretrizes dessa modalidade, mas as taxas deverão ser menores do que as convencionais.
  • Maior garantia: Pagar instantaneamente será mais seguro e garantido, já que esse modelo exige um QR Code que oferece alguns esquemas que barram muitas violações.
  • Fidelização do cliente: a nova modalidade deve gerar inovações quanto aos tipos de retenção de negócios, podendo, inclusive, realizar ações para fidelizar clientes

Como funcionará?

A modalidade terá seus grandes diferenciais; a agilidade e a praticidade. As movimentações pelo pagamento instantâneo serão realizadas em poucos segundos e com o mínimo de informações possíveis. 

Em tese, o pagamento instantâneo funcionará de uma maneira muito semelhante ao TED e ao DOC, em termos de desenvolvimento e movimentação bancária.

A diferença é que o novo modelo não acontecerá vinculado a um banco, não terá interrupções e estará disponível em plataformas diferentes. 

Além disso, você não precisará possuir o número do banco, o CPF, ou mesmo a agência da pessoa para quem será transferido os valores.

Quem pode utilizar o pagamento instantâneo?

Todos os envolvidos em movimentações poderão usar o pagamento instantâneo nos seguintes tipos de transações:

  • P2P: Person to person, ou seja, movimentações entre duas pessoas físicas;
  • P2B: Person to business, quando for uma pessoa pagando para uma empresa;
  • B2B: Quando a movimentação for realizada de empresas para empresas;
  • P2G: Nesse caso, envolve uma pessoa física e o governo;
  • B2G: Já esse tipo, diz respeito a transações de empresas para governo;
  • G2P e G2B: Essas movimentações são aquelas em envolvem pagamentos de benefícios sociais (do Governo para pessoa) ou de convênios, neste caso, envolvendo empresas.

Por fim, não importa se é um ente público, empresas, ou pessoas... qualquer um se beneficia e poderá usar o pagamento instantâneo!

Vamos parar de usar a maquininha de cartão?

É difícil saber como o pagamento instantâneo afetará as empresas de cartão, sobretudo, no que diz respeito ao uso das maquininhas. 

Com essa novidade, algumas empresas poderão sofrer mudanças em seu modus operandi e então, parar de usar os aparelhos.

No entanto, é complicado afirmar isso com a devida precisão. É melhor aguardar e conferir as diretrizes que o Banco Central irá publicar.

A partir daí, será possível ter uma visão melhor de como essa modalidade afetará de fato a categoria. 

O TED e o DOC sairão de cena?

Ainda é muito cedo para bater o martelo em cima disso, porém, é evidente que eles ganharão um forte concorrente.

Mesmo que o TED seja um modo de pagamento instantâneo, ele é reduzido a horários comerciais. Já a nova modalidade estará mais disponível para banco e pessoas, podendo ser realizada a qualquer momento. 

Outro fator que deve fazer a diferença nesse processo é a taxa. Quem faz DOC e TED sabe que o valor pago por transação é bem alta. 

Por isso, a partir do momento em que o pagamento instantâneo estiver disponível,

é possível que, aos poucos, se ouça menos sobre essas duas movimentações. 

E quando o pagamento instantâneo estará disponível?

O BC trabalha para que essa modalidade esteja disponível por aqui em 2020. E, de fato, o pagamento instantâneo não deve demorar muito a aparecer e inovar o cenário.

O PIX, nome dado à essa ferramenta, traz a promessa de realizar transferências e pagamentos, por exemplo, a qualquer horário e em qualquer dia (24/7).

Vale ressaltar que o panorama brasileiro ajuda bastante por estar propício a essa modalidade. Isso, porque a população que usa celular e smartphones é cada vez mais alta. 

Esse panorama ainda é melhor percebido quando se olha que a Geração Y, aquela que está mais conectada a internet, está tomando decisões, ditando o ritmo do mercado e querendo tudo mais disponível à palma da mão, literalmente.

Isso é muito claro em países em que o pagamento instantâneo já é realidade, como os Estados Unidos e a China – para ficar nas maiores potências econômicas mundiais. 

Ainda que não seja realidade no Brasil, esse modelo de pagamento está chegando. E sua empresa precisa se preparar: conhecer como funciona em outros países, quais os benefícios que pode oferecer ao cliente, etc.

Mas algumas tomadas de decisões podem ser feitas como primeiros passos. E uma delas é ter a tecnologia como sua aliada.

Para comércios em geral, o principal parceiro na agilidade de atendimento, de formas de pagamento e estratégias de vendas são os Softwares de Gestão para PDV.

Por isso, leia tudo o que você precisa saber sobre automação comercial e comece já a se preparar para as inovações tecnologias que surgirão no mercado com o passar dos anos!  



Perguntas Frequentes

O que é o pagamento instantâneo?

O pagamento instantâneo é uma nova forma de transferência eletrônica que possibilita que uma ordem de pagamento seja efetuada em tempo real (imediato) sem a necessidade de intermediadores, e tudo isso a baixo custo.

Pagamento instâneo é a mesma coisa de PIX?

Sim! O PIX, nome dado à essa ferramenta, traz a promessa de realizar transferências e pagamentos, por exemplo, a qualquer horário e em qualquer dia (24/7).

Quais os benefícios do pagamento instâneo?

Como você já deve ter percebido, o pagamento instantâneo trará muitas vantagens para todo o tipo de pessoa envolvida com movimentação financeira, sejam vendedores, fornecedores ou consumidores.

Como funcionará o pagamento instâneo?

O pagamento instantâneo funcionará de uma maneira muito semelhante ao TED e ao DOC, em termos de desenvolvimento e movimentação bancária. A diferença é que o novo modelo não acontecerá vinculado a um banco, não terá interrupções e estará disponível em plataformas diferentes. Além disso, você não precisará possuir o número do banco, o CPF, ou mesmo a agência da pessoa para quem será transferido os valores.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.