Shopify: descubra como funciona essa plataforma

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra como funciona uma das plataforma de vendas mais famosas do mercado, o Shopify. Confira!

Vender na internet é algo realmente em alta. Não só por causa da pandemia que impossibilitou, durante muito tempo, que lojas físicas pudessem funcionar normalmente. 

A verdade é que o e-commerce já era uma tendência em alta e, por isso mesmo, muita gente já tentava ganhar a vida por meio de vendas online. 

E para facilitar a vida desses novos – ou mesmo os já consolidados – empreendedores digitais, existem muitas ferramentas disponíveis na internet. O Shopify é uma delas. 

Portanto, leia o texto e fique por dentro dessa plataforma para saber como ela pode ser um grande diferencial para o seu projeto

O que é Shopify?

O Shopify é uma plataforma direcionada àqueles que possuem lojas virtuais. Ele auxilia na criação do negócio, no seu estabelecimento e na divulgação da marca. 

Por tudo isso, é de se imaginar, portanto, que o Shopify possui ferramentas estratégicas para que sua loja possa prosperar. E é verdade. 

Desde ferramentas de gestão a de pagamentos, passando por marketing, design e finanças. Tudo para que você tenha simplicidade na hora de colocar sua loja no ar. 

Por isso, pode-se resumir que o Shopify é um espaço mais simples, e completo, que se torna uma alternativa aos sites de ecommerce ou mesmo para plataformas como o Mercado Livre.

Como funciona o Shopify?

São muitas as funcionalidades do Shopify, o que não significa que seja algo complexo de se usar. 

Antes de mais nada, é preciso ter uma conta na plataforma. Você precisará inserir seus dados como nome, email, cadastrar uma senha e o nome da sua loja. 

Serão feitas algumas outras perguntas sobre sua loja, para que o Shopify possa oferecer a melhor experiência para você. 

Bom, salvo essas informações, a plataforma já dará uma primeira template. Bem básica, mas que será o ponto de partida para você dar a cara de sua loja para o espaço. 

É claro que durante todo o processo de construção, o Shopify te oferecerá tutoriais sobre cada ferramenta, como usar e até mesmo os melhores caminhos para você fazer uma página perfeita para você e seu negócio.

Vale lembrar que o Shopify é pago com um período de 14 dias para realizar uma avaliação gratuita. 

Para quem a plataforma Shopify é recomendada?

Não é difícil imaginar que existem muitas pessoas, hoje, que querem ganhar a vida vendendo pela internet. E esses empreendedores buscam um lugar onde expor seu negócio, seu produto e se comunicar com seus clientes. 

O Shopify é, portanto, direcionado a esses empreendedores e todos aqueles que buscam uma boa produtividade e bons resultados de vendas para seu negócio, ainda mais se a empresa ainda não tiver uma grande equipe em seu corpo.

Aqueles que querem mais praticidade também são as pessoas que procuram no Shopify uma ferramenta para tornar tudo mais fácil na hora de vender.  

Quais as vantagens e desvantagens do Shopify?

Com toda essa explicação que você acabou de ler sobre o Shopify, deu para saber que suas vantagens são muitas, certo? 

Mas não custa detalhar algumas, veja só.

Vantagens

  • O Shopify é fácil de usar: graças aos tutoriais, quem não tem qualquer facilidade com esse tipo de plataforma consegue tranquilamente aprender seus recursos, graças aos já citados tutoriais;
  • Ele é responsivo: isso significa dizer que o layout de seu uso será pensado para qualquer dispositivo. Isso também implica em que o designer seja de fácil compreensão, seja por celular, televisão, computador, tablet...
  • A plataforma garante uma compreensão total de seu negócio. Se você é uma pessoa com tempo escasso, poderá ficar tranquilo porque o Shopify garante um entendimento de toda, garantindo uma gestão mais otimizada. 

Desvantagens

  • O Shopify não ajuda muito com estratégias de SEO. Mesmo que tenha algumas ferramentas que auxiliam, a plataforma possui alguns impedimentos, como as URLs de diretórios que não têm estrutura própria para otimização;
  • A segunda desvantagem é com relação à hospedagem. O domínio não está disponível nos pacotes oferecidos pela plataforma. Por isso, esse serviço é feito por fora e por marcas próprias, como o G Suite. Isso pode fazer com que você perca credibilidade, por exemplo, com um email que não seja de seu próprio domínio. 
  • O Shopify é bem limitado com o idioma. Se você quiser expandir suas vendas para além do Brasil, você precisará criar páginas próprias em outras línguas, já que ele não prepara uma página multilíngue. 

Que tal tirar algumas dúvidas sobre o Shopify?

Bom, para que você tenha certeza de que o Shopify pode ser uma plataforma perfeita para você e seu ecommerce, veja algumas das principais dúvidas que alguns usuários têm a respeito!

O Shopify vende produtos?

Não. O Shopify é uma plataforma que oferece um serviço em que você pode expor o seu negócio para que você venda seus produtos. 

Então, você não conseguirá vender um produto no site do Shopify. Você conseguirá criar o seu espaço e lá vendê-lo. 

E, por isso mesmo, o Shopify não se responsabiliza pelos produtos que são vendidos nas lojas que usam a plataforma. 

Se alguém tiver um problema com o seu produto, é com você que ela deverá reportar, não ao Shopify.  

Quais os Gateways e meios de pagamentos recomendados para ser usado no Shopify?

A plataforma possui uma lista extensa de Gateways parceiros que podem ajudar na gestão de sua empresa. Bem como admite diversas formas de pagamento a ser usada em sua loja. 

Cabe a cada empreendedor saber qual o melhor para ele. 

O que é Shopify Partners?

Esse é um programa do Shopify que cria uma ponte entre o lojista e outros especialistas de outros domínios, como designers, desenvolvedores, contabilistas... 

Ele oferece cursos, treinamentos e materiais para que o empreendedor possa desenvolver a sua marca e fortalecer ainda mais a parceria com a plataforma. 

A plataforma possui suporte técnico?

Possui sim!

O central de atendimento do Shopify é bem simples de ser usado e você pode acionar sempre que achar necessário.

Esse é o Shopify e certamente você viu que a plataforma é perfeita para você e seu negócio. 

Mas, nem tudo o Shopify terá uma resposta para você. Como por exemplo: finanças! Claro que você terá todo o suporte necessário para uma boa gestão financeira. 

Mas, na hora de saber sobre regime tributário, você precisará de outro suporte. Por isso mesmo, não deixe de conferir sobre o assunto!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.