O teste A/B é um experimento usado em marketing para validar uma hipótese em detrimento de outra.
Basicamente, usam-se duas versões de texto, imagem ou formato de um anúncio, por exemplo, para entender, dentre os dois, qual dá o melhor resultado em conversão.
O teste A/B funciona assim:
- Cria-se duas versões de um mesmo conteúdo, tendo apenas uma variação entre eles;
- Segmenta-se o público para que esse conteúdo seja distribuído entre ele, de forma aleatória;
- Monitora-se o resultado;
- Aplica-se o melhor resultado em uma distribuição ampla.
Quer entender melhor como funciona o teste A/B? Siga a leitura.
O que é o teste A/B?
Como o próprio nome diz, trata-se de um teste. Nessa experimentação, usa-se duas versões de um mesmo modelo de conteúdo, com apenas uma variável.
Por exemplo, um disparo de e-mail é enviado com duas versões de assunto que serão distribuídas para o mesmo público.
Logo, o teste A/B requer que:
- Exista uma variação de um mesmo conteúdo;
- Um mesmo público;
- Um mesmo canal.
Por isso, pode-se dizer que com o teste A/B é possível isolar aquela versão que mais faz sucesso em um conteúdo e escalá-la para ter mais conversões no canal de disparo.
Então, o teste A/B é uma experimentação muito usada no marketing digital e na publicidade para descobrir comportamento do público e as suas preferências de formatos de conteúdos.
Com o teste A/B, você pode encontrar as melhores copies, argumentos e até mesmo cores em um mesmo conteúdo para o público poder se sentir mais atraído por ele e converter.
É preciso reforçar o fato de que o teste A/B é feito com apenas uma variação entre o mesmo conteúdo.
Por exemplo, no disparo de e-mail mencionado acima, é preciso ter apenas uma modificação, o do assunto.
O conteúdo do e-mail precisa ser idêntico. Se você fizer outra variação, como uma mudança de CTA, é impossível dizer que uma taxa de clique foi maior porque o CTA estava diferente ou se o assunto motivou.
Por isso, é muito importante saber exatamente o que você quer testar. Nesse caso, se você fosse mensurar uma taxa de clique no e-mail, mudar o assunto poderia não ser o teste A/B mais eficiente.
Por outro lado, a taxa de abertura seria a ideal. Assim como para a taxa de clique, mudar apenas o CTA no corpo do e-mail pode gerar melhores análises para a equipe.
Quais são as formas de fazer testes A/B?
O teste A/B pode ser aplicado em vários momentos em uma estratégia. É muito comum, por exemplo, que ele seja feito em:
- Landing pages;
- Copies de mídia paga;
- CTAs;
- E-mail;
Confira em detalhes:
Teste A/B em landings pages
As landings pages são um “parque de diversão” para testes A/B. Isso porque há muitos elementos para testar nas páginas, como:
- O título da página;
- O formulário;
- O CTA;
- O layout;
- A cor do botão;
- A argumentação.
O mais importante no teste A/B é você isolar apenas uma variável. Ou seja, aplicar apenas uma versão. Fazer mais de uma modificação pode ser um fator que dificulta a sua análise, tornando quase impossível saber o que, de fato, fez mais sucesso no teste.
Teste A/B em mídia paga
Assim como na landing page, a mídia paga dá algumas alternativas de testes em campanhas. O importante é saber que o A/B é aplicado em um mesmo canal.
Ou seja, o teste A/B não é o mais indicado para saber qual o melhor canal para investir, mas sim, quais os melhores CTAs ou mesmo títulos de anúncio, por exemplo.
Teste A/B em CTAs
Esse, como você já pode perceber, é um dos testes mais comuns: saber qual o melhor texto em um CTA que faz com que as pessoas convertam mais.
Você pode testar uma chamada inteira ou apenas mudar uma palavra.
É comum, por exemplo, testar se a chama em primeira pessoa ou no infinitivo funciona melhor, como:
Clique aqui x Clicar aqui
Testar entre maiúsculas e minúsculas também dá ótimos insights.
Como você leu no exemplo de ainda há pouco, o e-mail pode ser testado de várias formas, sempre dependendo do que você quer entender melhor.
No assunto, costuma-se entender a taxa de abertura, por exemplo. E aqui, você pode usar emojis no texto, caixa alta, uso dos verbos…
No corpo do texto, CTAs e botões são os mais experimentados, assim como o layout do e-mail.
Como fazer um teste A/B?
Para fazer um teste A/B, é necessário:
- Ter uma boa ferramenta;
- Um objetivo claro;
- Um público segmentado;
- Analisar os dados;
- Nunca parar de testar.
Tenha uma boa ferramenta
O teste A/B só é possível graças a ferramentas de automação de marketing. Neles, é possível fazer as devidas configurações dos testes, com as variações adequadas e a segmentação do público.
Ao escolher uma ferramenta de teste A/B, garanta que ela tenha um bom dashboard para relatórios e gestão de cada um dos testes.
É preciso dizer que algumas ferramentas de automação de e-mail podem ser mais adequadas para este canal, assim como o Google Ads ou Meta Ads são mais indicados para mídia paga.
As ferramentas de automação de marketing podem ser aliados preciosos para testes A/B em landing pages e blogs, por exemplo.
Tenha um objetivo claro
Aqui é simples: o que você quer testar? A resposta dessa pergunta é o que te fará pensar melhor no que aplicar as variações.
Por exemplo, você pode querer saber qual o melhor formato de formulário em uma landing page.
Logo, o que deverá ser testado é o formulário e a variação deverá ser apenas nele. Antes, é preciso entender se há alguma métrica que você queira entender.
Em formulários, você pode querer o número de leads atraído por ele. Agora, se você quer aumentar a taxa de engajamento de uma página, é preciso isolar uma hipótese sobre o que faria essa taxa aumentar.
Importante dizer que nem sempre o teste A/B pode apontar um vencedor. Supondo que você crie um e-mail para testar a taxa de abertura, e tenha uma variação de assunto com emoji e outra sem.
O teste pode indicar taxas parecidíssimas. O fato de não ter um vencedor pode indicar que o emoji não é um fator que contribui para essa métrica. Logo, será necessário testar outra coisa nesse assunto.
Tenha um público segmentado
Com um CRM você pode ter uma boa base de leads. É preciso entender que, se você segmentar esses contatos, o teste A/B deve ser aplicado para uma mesma segmentação.
Fazer em diferentes segmentações pode ser considerado uma nova variação. Sem esquecer que esses públicos diferentes podem ter comportamentos diferentes.
Analise os dados e escale
Entendendo as nuances de como aplicar um teste A/B, você precisará entender os dados que ele fornece.
Aqui, novamente, é preciso reforçar a importância de uma boa ferramenta de automação, em que se possibilite analisar esses dados.
Considere na análise o tempo do seu teste A/B — e não é preciso entender que ambas as variações rodem no mesmo período, começando e iniciando simultaneamente.
Portanto, você precisa ter um tempo de aplicação desse teste e deixá-lo rodando ao longo desse período, sem tirar conclusões até o fim.
Recomenda-se que um bom teste A/B tenha de 15 a 30 dias para ter resultados confiáveis. Isso no caso de landing pages e blogs.
Para e-mail, o período pode ser menor, desde que se considere o volume disparado.
Tendo esse tempo, analise os dados e considere o que pode ser “decretado” como vencedor. Nesse caso, apenas uma métrica pode indicar isso.
O vencedor, claro, será aquele com o melhor resultado. Como em outro exemplo, nem sempre haverá um resultado melhor.
É o caso de taxas muito próximas. Suponha um teste A/B em um CTA em um e-mail com o texto “CLIQUE AQUI” e “Clique aqui”. A taxa de sucesso seria a de cliques no botão.
Contudo, a primeira versão deu uma taxa de cliques de 3,14% enquanto a segunda 3,15%. A margem é muito pequena e você pode entender que o texto em caixa alta ou em minúscula não é um fator que determina o clique do usuário.
Mesmo sem um vencedor, você tira uma conclusão que pode orientar outros testes.
Nunca pare de testar
Por fim, entenda que o teste A/B é feito para escalar sua estratégia. Após descobrir que um botão amarelo gera mais cliques que um azul, faça testes de formatos de botão, por exemplo.
O importante é entender essas lógicas e aplicá-las sempre em prol de um objetivo maior, depois de se conhecer o que é sucesso em uma campanha.
Estratégias para aplicar no seu negócio
Como você viu, existem diversos exemplos de estratégias que podem ser potencializadas com o teste A/B, seja em landing pages, blogs, campanhas pagas ou e-mails.
Por isso, existem algumas situações em especial que podem ser potencializadas com o teste A/B:
- Quando quiser aumentar a taxa de conversão: seja em landing pages, e-mails, anúncios ou qualquer outro ponto de contato com o seu público, o teste A/B ajuda a identificar quais elementos geram mais cliques, leads e vendas.
- Para melhorar a experiência do usuário: ao testar diferentes layouts, cores, textos e outros elementos, você pode criar uma experiência mais agradável e intuitiva para o seu público, aumentando o engajamento e a fidelidade.
- Otimizar campanhas de marketing: seja no Google Ads, Facebook Ads ou qualquer outra plataforma de publicidade online, o teste A/B permite que você encontre as melhores combinações de anúncios, públicos e segmentações, maximizando o retorno sobre o investimento.
- Validar hipóteses: Ao invés de tomar decisões baseadas em intuição, o teste A/B permite que você comprove quais são as melhores práticas para o seu negócio, baseando-se em dados concretos.
Viu como os testes A/B são importantes para suas estratégias de marketing? Agora, você pode aplicar o que absorveu deste post no seu dia a dia. Uma boa forma de fazer isso, é começando por suas campanhas de email marketing.
Para te ajudar nisso, confira também nosso post sobre como criar uma campanha de e-mail marketing!