TikTok Analytics: como interpretar dados e bombar sua conta

Atualizado há mais de 3 semanas

O TikTok já é uma das principais plataformas para criação de conteúdo para diversos nichos. E para auxiliar os creators, oferece um recurso de análise de métricas que todos os que querem crescer precisam conhecer: o TikTok Analytics.

A ferramenta de análise ajuda os usuários a entenderem o desempenho de seu conteúdo, oferecendo dados que podem ajudar a conhecer melhor seu público.

Sem falar que uma boa análise nessa plataforma pode fazer você saber quais são os tipos de vídeo que mais engajam com o seu público.

Conhece o TikTok Analytics? Se quer saber melhor sobre a ferramenta, siga a leitura.

O que é o TikTok Analytics?

O TikTok Analytics é a ferramenta de análise de dados da rede social. Com ela, é possível analisar e comparar informações de engajamento e extrair referências de seu público, como idade, gênero e localização.

Todo esse conjunto de dados oferecido pelo TikTok Analytics permite conhecer melhor seu público e entender quais são os conteúdos que melhor performam com ele.

A ferramenta é ideal e extremamente necessária para creators de todos os tipos que tentam bombar no TikTok, uma rede social que já se consolidou como uma das mais populares do mundo e com alto poder de viralização, mesmo em outras mídias.

O TikTok Analytics está disponível em toda conta da rede social, bastando acessar nos três pontinhos em perfil e “Ferramentas do Criador”. Lá, você encontrará o botão “Analytics”.

Você pode gostar também: Dicas para encontrar sua voz como criador de conteúdo 

Como usar o TikTok Analytics na sua estratégia digital?

Toda pessoa ou empresa que queira usar o TikTok como uma ferramenta de marketing precisa conhecer o Analytics para extrair insights sobre seus conteúdos e público. Essa é a principal função da plataforma para quem quer crescer e bombar seu perfil.

Graças aos dados gerados pelo TikTok Analytics, é possível personalizar cada vez mais seus conteúdos, seja para gerar mais engajamento ou mesmo se tornar mais conhecido e viral na rede.

Sem esquecer que o TikTok já se tornou uma opção de canal de aquisição de clientes, o que pode ser uma vantagem para aquelas empresas que desejam ampliar seus negócios.

Por isso, o uso do TikTok Analytics pode ser um grande diferencial em sua estratégia justamente por ajudar e entender melhor o perfil de seu público e entregar conteúdos que possam engajar com ele.

Confira também: Como ganhar dinheiro no TikTok? 5 táticas para faturar no app de vídeos 

Principais métricas do TikTok Analytics

Para usar o TikTok Analytics em sua estratégia, é preciso conhecer quais são as métricas que a plataforma oferece para você entender seu público e reconhecer os conteúdos de maior sucesso.

Mas, para isso, é preciso entender que o Analytics oferece quatro tipos de relatórios para interpretar esses dados: a visão geral, conteúdos, seguidores e ao vivo.

Relatório de visão geral

Nesse relatório é possível ter os dados de seus conteúdos de maneira geral. Nele, é possível interpretar dados que mostram as principais ações e engajamento em sua rede social em um período de tempo pré-determinado.

Os dados que você acompanha nesse relatório são:

  • Visualizações de vídeo: a quantidade de vezes que suas postagens foram visualizadas no período;
  • Visualizações de perfil: mostra quantas vezes seu perfil foi acessado pelas pessoas. Com ela, é possível entender o alcance de seu perfil;
  • Curtidas: mostra o número de likes que os conteúdos geraram nesse período;
  • Comentários: número total ao longo do período;
  • Ações: mostra o número de compartilhamento;
  • Seguidores: quantas pessoas o seguem no TikTok;
  • Conteúdo: o número de postagens no período selecionado;
  • Live: a quantidade de vezes que você fez uma transmissão ao vivo para seu público.

Relatório de conteúdo

Nesse relatório, você pode encontrar as métricas de seus conteúdos mais populares. É uma ótima forma de entender qual performa mais e melhor em seu público.

Dessa vez, as métricas são detalhadas por conteúdo, ou seja, os números de cada publicação que você fez ao longo do tempo selecionado.

  • Total de visualizações por vídeo;
  • Total de curtida de cada publicação;
  • Tempo que as pessoas assistiram aos vídeos, nesse caso, a métrica ajuda a entender qual o tempo ideal para cada publicação conforme o gosto do público;
  • Vídeos em alta: um compilado de trends que seus seguidores estão engajando mais. Uma ótima ferramenta de insight para produzir conteúdos hypados;
  • Tempo médio de exibição;
  • Vídeos assistidos por completo: mostra quantas vezes o conteúdo foi assistido por completo, ou seja, os que prenderam mais a atenção do seu público;
  • Alcance: quantas pessoas assistiram aos seus vídeos;
  • Visualização de vídeos por seção: essa métrica informa em qual seção as pessoas estão vendo seus conteúdos, seja do For You, direto do perfil, por seguidores, por pesquisas, por músicas ou por hashtags.
  • Visualização de vídeos por região: essa é mais uma métrica geográfica, já que indica quais são as cidades e países onde as pessoas que assistem seus conteúdos estão.

Relatório de seguidores

Nesse relatório, você tem detalhes que contribuem para que você conheça melhor seu público.

Confira:

  • Gênero;
  • Localização;
  • Atividade dos seguidores: são dados que ajudam a entender o comportamento do público, como horários mais frequentes e os dias de maior atividade em seu perfil;
  • Vídeos que seus seguidores assistem: são conteúdos mais assistidos entre seu público, mais uma fonte de criação para suas publicações;
  • Sons que seus seguidores escutam: são as faixas musicais mais frequentes em sua audiência. Uma ótima forma de entender quais são as músicas em tendência.

Relatório ao vivo

Por fim, o relatório ajuda a entender seus conteúdos ao vivo. Aqui, você consegue saber se suas lives no TikTok geram mais seguidores e como é o engajamento deles.

  • Total de views: é a soma de pessoas que assistiram suas lives no período;
  • Tempo total: é a minutagem completa de suas lives no período;
  • Novos seguidores: quantas pessoas passaram a te seguir durante uma live;
  • Contagem de espectadores principais: dá um número máximo de usuários que viram live ao mesmo tempo;
  • Espectadores únicos: é uma métrica que ajuda a entender quantas pessoas assistiram sua live, desconsiderando a quantidade de vezes que ela assistiu;
  • Diamantes: são os presentes enviados pelos seguidores, que podem ser convertidos em dinheiro.

Como você pode notar, o TikTok Analytics é uma ferramenta poderosa para criar conteúdo na rede social.

Ela ainda pode dar outras métricas além dessas, como visualização por hashtags, total de curtidas e taxas de engajamento.

Todos os dados que contribuem com uma boa campanha de um creator. Analisando bem e entendendo o seu público, você poderá tornar o seu perfil em uma potência de engajamento.

Por fim, nossa dica é ficar olho nas novidades do aplicativo. No TikTok as famosas trends se tornam excelentes oporutnidades para produzir conteúdo com mais visibilidade.

Pode ser um aúdio que está em alta, um formato de vídeo ou temática. Para surfar na onda das trends, você precisa entender melhor  o que é tendência no mercado. No link, você tem alguns insights. 

Esperamos que com essas dicas, você impulsione seu perfil no TikTok!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.