TikTok Ads: como anunciar, principais estratégias e dicas

Atualizado há mais de 1 semana

O TikTok é uma febre entre as redes sociais e uma grande potência quando se diz respeito à conversão e engajamento. Por isso, o TikTok Ads precisa ser uma ferramenta a ser incorporada em seu time de marketing.

O TikTok Ads é a ferramenta de anúncio da rede social, fornecida via TikTok Business para agregar estratégias de marketing de empresas que querem alcançar, principalmente, o público jovem.

Isso porque no TikTok, a idade média de 66% dos usuários era de até 30 anos, segundo a própria plataforma.

O alcance orgânico da rede tem um potencial enorme, mas, quando feito com mídia paga, as chances de alcançar de modo estratégico potenciais clientes aumenta consideravelmente.

Por isso, conheça mais sobre o TikTok Ads e como usá-lo para atrair mais leads!

O que é TikTok Ads?

O Tiktok Ads é a plataforma de anúncio do TikTok. Com ele, é possível personalizar campanhas de publicidade das mais variadas, desde banners a vídeos, que é o forte da rede.

Os anúncios do TikTok podem durar de 5 segundos a 1 minuto e suas campanhas podem começar com US$ 50 diários.

A criação dos anúncios pelo TikTok é feita por uma plataforma intuitiva, com fácil personalização de público e com possibilidade de se ter diferentes tipos de orçamento.

Confira também: Google Ads: saiba como fazer anúncios qualificados para o seu negócio digital! 

Como fazer um anúncio?

Fazer uma campanha no TikTok Ads não é difícil, mas é preciso estar com seus objetivos bem definidos para poder personalizar seu anúncio.

Confira os principais passos para começar a usar o TikTok Ads.

Crie uma conta no TikTok Ads

O primeiro passo para começar a anunciar no TikTok Ads é ter uma conta na plataforma. Isso é feito na plataforma de Gerenciador de Anúncios do TikTok com uma conta empresarial.

Para isso:

1. Crie a conta oferecendo seu email, telefone e senha;

2. Clique em “enviar código” para receber um no número de telefone que ofereceu no passo anterior;

3. Preencha com o código e concorde com os Termos e Condições da plataforma;

Ao fazer o primeiro acesso, você precisará completar o cadastro, informando nome da empresa, país sede, região e fuso horário, além da moeda de cobrança.

Cuidado nesse momento porque algumas informações não poderão ser mudadas posteriormente, como o fuso horário.

Você precisará fornecer dados de cobrança, endereço da empresa e o site. Depois de tudo preenchido adequadamente, o TikTok precisará aprovar, algo que acontece em até 24h.

Escolha o tipo de anúncio

Depois da conta toda pronta, é hora de colocar um ads no ar. E para isso, será necessário escolher um tipo de anúncio.

No Tiktok Ads, existem os seguintes formatos.

TopView

São vídeos que aparecem uma vez por dia, no momento em que o usuário acessa a rede social.

Eles duram até 60 segundos, sendo uma boa oportunidade de aproveitar a rede social com um tempo de tela maior que os conteúdos convencionais do TikTok.

In Feed Ads

São os anúncios que aparecem no explorar dos usuários, na aba Para Você. Nessa área, aparecem os vídeos que o algoritmo determina para a pessoa.

Ao acessarem a página – que é a que abre quando eles entram no app – o anúncio aparece após o terceiro vídeo ao rolarem timeline.

Nesse formato, é possível colocar CTA e ofertas atraentes de acordo com o público.

Branded Hashtag

É um tipo de anúncio em que você cria uma hashtag que outros produtores de conteúdo possam divulgar.

Essa hashtag é exclusiva e normalmente outros criadores a usam em forma de desafios (os challenges). Com o tempo, os vídeos dessas hashtags ganham a aba explorar e potencializam a chance de viralizar.

Por sua vez, os usuários clicarem na Hashtag são direcionados para uma LP, onde poderão converter e assistir outros vídeos com a #.

É um anúncio que dá muito poder de viralização, mas custa caro: em média, US$ 150.000 por seis dias.

Brand Takeovers

Trata-se de um “pacote” de anúncios que pode incluir os outros três vistos até aqui. Seu orçamento é de US$ 50.000 por dia.

Aqui, sua empresa pode usar imagens, gifs e outros vídeos ao longo da campanha. O anúncio é vinculado apenas uma vez por dia a cada anunciante.

Branded Effects

Os branded effects são anúncios personalizados em filtros 2D, 3D ou Realidade Aumentada em nos vídeos.

São uma espécie de figurinha que os produtores podem usar para fazer vídeos que se relacionam com a marca anunciada.

Esses efeitos geram reconhecimento de marca e engajamento para o perfil do anunciante.

Defina um objetivo

Bom, você já conhece os formatos no TikTok Ads e por isso sabe o que cada um pode oferecer para sua estratégia.

Por isso, é hora de ter um objetivo com isso em vista. Alguns dos principais objetivos são:

  • Direcionar tráfego para seu site;
  • Aumentar o número de downloads de seu app;
  • Aumentar vendas;
  • Atrair novos leads.

Na hora de configurar no TikTok Ads esses objetivos, você poderá se deparar com três categorias:

  • Reconhecimento: para objetivos relacionados a branding
  • Consideração: para aumentar o número de leads
  • Conversão: para fechar vendas

Segmente sua audiência

Nessa hora, você precisa determinar para quem seus anúncios devem aparecer. Isso se faz dizendo uma série de dados que o TikTok Ads entenderá de perfil para o seu público.

Você é capaz de fazer seus anúncios:

  • Com audiências customizadas: ou seja, você mesmo personaliza esse perfil;
  • Com diferentes dimensões-alvo;
  • Aplicando Filtros por dados demográficos ou por dispositivos;
  • E com alvos com base em interesse e comportamento.

Defina seu orçamento

Uma das vantagens do Tiktok Ads é a sua flexibilidade de orçamento.

Você pode usar um orçamento vitalício ou diário, com entrega padrão ou acelerada.

Uma das ferramentas da mais usadas no TikTok Ads para definir as campanhas é o Campaing Budget Optimization (CBO).

Ela permite que você configure suas campanhas de modo otimizado, sem precisar configurar uma por uma.

Dê um nome à sua campanha e publique

Crie um nome fácil de identificar para acompanhar e gerenciar suas campanhas. Pode ser aquela que achar melhor e que acredita que possa definir melhor seu ads.

O nome pode ter até 512 caracteres.

Depois disso, basta publicar e acompanhar os resultados de tempos em tempos.

O TikTok Ads é uma ferramenta que pode fazer toda a diferença para a sua empresa alcançar novos públicos e estar presente em uma das redes sociais mais usadas do mundo. 

Conhecer a plataforma de anúncio do TikTok é uma forma de sua empresa ficar atenta às principais tendências de mercado de conteúdo, e recomendamos que você continue a entender como esses temas em alta podem te ajudar, lendo o artigo do link. 

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