O que é e como usar UX writing

Atualizado há mais de 3 semanas

Vender é entender a experiência do seu público e criar oportunidade de prosperar com base nessa informação. Esse pode ser considerado uma síntese do conceito de UX Writing.

A técnica consiste em entregar um texto ao seu leitor capaz de engajar, de uma maneira convincente, com mensagens claras e diretas.

Essa mensagem precisa ser focada na experiência do usuário em consonância com o designer.

A prática é fundamental para a conversão de um negócio, especialmente a de um infoproduto. A UX Writing pode ajudar na construção de landing pages, e-mail marketings e até mesmo nas redes sociais.

O que é o UX Writing?

UX Writing é um termo que em inglês significa “escrita para experiência do usuário”, em tradução livre.

Significa dizer que os conteúdos geram valor e estrutura para encantar a pessoa que lê, tornando-a uma potencial cliente do negócio.

O UX Writing tem uma premissa bem simples: entregar conteúdos que sejam intuitivos, de maneira amigável e descomplicada, sem se esquecer da adaptação às plataformas em que se encontra — que pode ser um blog, as redes sociais ou chatbots.

Além disso, o conceito também envolve toda a interface de uma plataforma, que precisa ter textos claros para o usuário perceber imediatamente a mensagem para a qual se quer passar.

Esse texto é chamado de microcopy.

Com isso, dá para perceber que o UX writing se relaciona diretamente com outras duas áreas: o UX design e o copywriting.

Diferenças entre UX Writing e UX designer e copywriting

Por essa aproximação é bem fácil confundir o UX writing com esses outros dois termos.

A começar pelo UX designer, que tem suas diferenças bem mais claras: enquanto um se preocupa com o conteúdo textual, o outro envolve toda layoutação da plataforma, que deve agir diretamente para que a experiência do usuário seja intuitiva de todas as formas.

Já o copywriting é o responsável por dar persuasão ao texto e seu objetivo é a conversão de leads.

Por mais que o UX Writing se relacione a isso, essa área está mais envolvida na experiência do produto e não nas vendas.

E isso faz com que copy e UX Writing estejam completamente relacionados, ainda que atuem de maneiras diferentes.

Principais elementos do UX Writing

Pensando que o objetivo do UX Writing é encantar pela boa experiência de leitura que o usuário deve ter com uma plataforma, dá para dizer que os principais elementos desse conceito são:

  • Clareza;
  • Concisão;
  • Fluidez;
  • Aplicabilidade;
  • Compreensão.

Essas premissas ajudarão a trabalhar as principais plataformas de conversão e divulgação de seu produto, como as landing pages e anúncios.

Clareza

Consiste em dizer objetivamente o que seu conteúdo quer entregar. Sua mensagem não deve deixar margens para dupla interpretação ou ambiguidade.

O conteúdo com clareza é bem revisado e segue outros princípios que você lerá por aqui, mas também defende a ideia de que a organização seja adequada com os objetivos de sua mensagem, com uma estrutura capaz de seguir um raciocínio lógico.

Concisão

Está diretamente relacionada à clareza: seu texto não pode dar margem para outras leituras ou se expressar de maneira vaga.

O conteúdo deve ter foco e contextualização.

Fluidez

De nada vale um conteúdo claro e conciso se não houver fluidez. Seu conteúdo precisa ser natural e muito próximo ao tom de voz do qual a sua persona utiliza.

Portanto, é muito importante que a pessoa UX Writer da empresa tenha contato com o estudo de persona da empresa para se comunicar muito próxima a ela.

Aplicabilidade

Uma das premissas mais importantes, a aplicabilidade é quando sua mensagem consegue agregar valor à experiência do usuário.

A mensagem precisa fazer sentido na vida da pessoa, sem fugir da entrega do seu infoproduto. Como o próprio nome diz, é necessário ser aplicável.

Nessa hora, é muito importante conhecer bem a sua persona, seus costumes e preferências. Não adianta criar um texto se ele fugir bastante dessa realidade.

Compreensão

Por fim, o elemento que é uma consequência de todos os outros: se o conteúdo é claro, conciso, fluido e tem aplicabilidade, ele é compreensivo.

Ele entrega aquilo que promete e a pessoa tem uma experiência de valor na plataforma. Portanto, foque em todos os outros elementos e, consequentemente, seu conteúdo será fácil de ser compreendido.

7 formas de aplicar o UX Writing nas suas estratégias digitais

Como você leu, o UX Writing foca em conteúdos de valor para o usuário e que, de alguma forma, entrega uma experiência melhor para ele quanto em contato com o seu site, landing page, rede social ou chatbot.

Algumas dicas podem te ajudar nisso. Confira. 

1.      Tenha um manual de escrita

O manual de escrita ajuda a padronizar certos elementos textuais em seu conteúdo. Isso facilitará o profissional de UX Writing a gerar seus conteúdos de forma mais otimizada e condizente com os objetivos da empresa.

Esse manual de escrita deve estar muito relacionado ao tom de voz da marca, que, por sua vez, deve ser próximo ao que seu usuário emprega em seu dia a dia.

Dicas sobre padrões de maiúscula e minúscula em palavras, tempos verbais adequados, por exemplo, ajudam a dar mais coerência ao texto em qualquer momento em que o leitor tiver contato com ele.

Isso ajudará diretamente na concisão e clareza do seu conteúdo.

2.      Pense para além do texto

O UX writer foca no texto de uma estratégia de experiência do usuário, o que não significa que ele não deve se envolver em outros processos, como o de designer da plataforma.

Seja na construção de layout de um produto, como aplicativos, ou mesmo na forma como escrever um e-mail para um cliente, o UX writer precisa estar atento em todo o conteúdo que o usuário terá contato.

Dessa forma, o seu texto estará condizente com todos os elementos da comunicação, sem se perder ou parecer fora de contexto da mensagem.

3.      Considere o momento da jornada do cliente

Essa é uma parte da construção da contextualização do seu conteúdo. Até porque, em cada etapa da jornada, uma pessoa terá um comportamento diferente e o seu texto deve levar isso em consideração.

Para isso, você deve ter contato com dados. Esse comportamento não é exatamente um padrão e pode variar de acordo com cada empresa e, até mesmo, com o tipo de plataforma na qual a pessoa leitora tem contato.

Por isso, é importante saber o que exatamente ela considera para prosseguir na jornada, algo que apenas dados terão uma resposta mais exata.

4.      Nunca ignore informações de valor

Essa dica está também relacionada aos dados que podem decidir sobre a jornada da pessoa dentro de sua estratégia.

Com esses dados, algumas informações serão extraídas e serão determinantes para uma experiência melhor para o usuário.

Isso implica, também, em oferecê-los, no conteúdo, de maneira priorizada e objetiva. Não adianta ofertar estar essas informações de maneira solta, desconexa ou delonga.

Seja objetivo e sempre priorize elas em seu conteúdo — ou seja, no começo de um texto, de maneira destacada e fácil de ser entendida.

5.      Esteja atento ao tom de voz para a sua empresa

Essa é uma dica que já passou por outros momentos nessa leitura. Ter um tom de voz ajuda a dar consistência em seu conteúdo.

O tom de voz não é algo que seja de responsabilidade do UX writer estabelecer, mas ele deve seguir fielmente esse preceito.  

É claro que sua participação é importante na elaboração, mas mais do encontrar as formas como a empresa se comunica, o UX writing precisa se prender a ele para conseguir passar mensagens concisas e próprias à persona do negócio. 

6.      Faça textos curtos

Essa é uma prática que está muito relacionada a escaneabilidade e a objetividade de um conteúdo.

Cuidado somente para não entregar textos incompletos e sem contextos. Não ignore o local onde o conteúdo é empregado.

Um texto curto numa rede social não será o mesmo para um blog, por exemplo.

7.      Sempre seja claro

Por fim, esteja sempre atento ao tom de voz da sua marca, mas preze por uma linguagem simples e evite ser muito rebuscado.

Para quem escreve textos, a dica seria sempre ler um tempo após construir. E se questionar se aquele modo é realmente claro para outra pessoa — por isso, a revisão de um profissional de revisão seria mais interessante.

A clareza passa muito além do texto. Se precisar, utilize outros conteúdos, como imagens, gráficos e vídeos para que a informação seja completa e dê mais valor ao seu leitor.

A otimização dos textos e conteúdos que o UX Writing trabalha passa também muito por estratégias que o seu negócio adota.

Por isso, ajuda muito ter mais profissionais focados em estratégias do que em processos manuais.

Você já pensou, por exemplo, em quanto sua equipe pode estar focada em operações que hoje já são automatizadas?

Por isso, se você quer ter pessoas com mais expertises em projetos de otimização de seu negócio, como o UX Writing, automatize esses processos.

Soluções como o emissor da eNotas ajudam seu negócio com isso. Que tal conhecer agora o nosso software e saber mais a respeito?

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