O que é Marketing Digital: como começar?

Atualizado há mais de 3 semanas

Você que está empreendendo já deve ter percebido esse nome em alguma roda de conversa e se perguntado: o que é marketing digital?

Por mais que esse campo seja amplamente debatido, discutido e praticado, a dúvida é bem justa, ainda mais se você estiver começando no universo do empreendedorismo agora.

Em um mundo tão conectado e digital como o atual, as empresas não podem ignorar o local onde as pessoas estão interagindo e comprando. A internet.

Se antes — e isso é muito comum ainda — as empresas expandem sua marca e estratégias de vendas no mundo físico, em outdoors, televisão, rádio, jornais, muros de casas… hoje essas possibilidades se expandiram com a internet.

E saiba: isso é necessário e ignorar isso é um erro.

Por tudo isso, o marketing digital está aí para fazer as empresas marcarem presença no mundo virtual e na vida das pessoas na internet.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital é uma estratégia que empresas e empreendedores utilizam para alcançar pessoas pela internet.

E por quê? Bom, dados de uma pesquisa realizada pela CETIC.BR, divulgada em maio de 2023, dá conta que, só no Brasil, 149 milhões de brasileiros têm acesso à internet, sendo que 142 milhões usam diariamente.

Você, empreendedor, ignoraria esse dado? Talvez essa resposta seja óbvia.

Então, o marketing digital pode ser resumido como uma série de táticas que permitem que essas empresas tenham sucesso no mundo digital, seja com presença de marca ou com a captação de novos clientes.

Essa série de táticas pode ser listada como:

O marketing digital não é um termo novo. Ele surgiu na década de 90, quando as pessoas começaram a comprar efetivamente pela internet.

Hoje, é algo que já está sacramentado, portanto. E se você quer crescer na internet, precisa entender o que é o marketing digital.

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Vantagens e desvantagens do marketing digital

Como você leu, o marketing digital é uma forma de alcançar as pessoas em um local onde elas estão com frequência: a internet.

Por isso, é de se imaginar que ela só tem vantagens e nenhuma desvantagem. Mas não é assim.

Então, confira quais são as principais vantagens do marketing digital e descubra algumas desvantagens.

Vantagens do marketing digital

A começar, o mais interessante: as vantagens. É possível listar algumas principais:

Personalização

Uma das principais vantagens do marketing digital é o poder de criar anúncios e outros conteúdos personalizáveis.

Com as ferramentas certas, como Google Ads, Analytics e outros de captação de dados, como aqueles fornecidos pelas redes sociais, você consegue extrair dados que possam te permitir fazer um anúncio certo, na hora certa, para a pessoa certa.

Comparando com o marketing offline, imagine um outdoor em uma grande avenida de Belo Horizonte. Você pode até imaginar o comportamento daquelas pessoas de maneira geral — pessoas que vão para o trabalho, por exemplo.

Mas cada uma delas pode ter uma demanda diferente de consumo. No marketing digital, essas demandas são entendidas e você pode direcionar melhor o anúncio.

Dados mais precisos

Voltando ao exemplo do outdoor: quantas pessoas visualizaram aquele anúncio? Você pode até ter uma estimativa, mas nunca será precisa.

E mesmo que você chegue a um número considerando algumas estatísticas, você saberia dizer quantas dessas pessoas foram impactadas de fato?

É possível descobrir isso, por exemplo, criando uma pesquisa com cada pessoa que chegue em sua loja: “como você descobriu nossa empresa” e ela responde: “vi seu anúncio em uma avenida de Belo Horizonte”.

Mas… dá trabalho e isso nunca será efetivo.

Bom, com o marketing digital não. Você sabe exatamente quantas pessoas visualizam um anúncio, um conteúdo, abrem um e-mail e chegam a, de fato, comprar com você depois que foram impactadas por cada um desses canais.

E isso de forma muito instantânea. Nem precisa de formulário de pesquisa.

Custo-benefício

Ao anunciar naquele outdoor, você precisa lidar com locação de espaço, impressão do material. Sem falar da sua mão de obra em criar o anúncio, do texto ao design.

Isso para esse anúncio. Naquela avenida de Belo Horizonte.

Com o marketing digital você consegue otimizar esse processo, conseguindo estar em vários locais ao mesmo tempo, atingindo — provavelmente — mais pessoas e tendo todos os dados que leu ainda há pouco lidando apenas com a sua plataforma de anúncios.

Seja o Google Ads ou o Facebook Ads, para citar alguns mais famosos, você consegue gerenciar onde seu anúncio aparece e até mesmo para que tipo de público, otimizando até mesmo o seu investimento.

Aliás, esse investimento pode ter um retorno melhor mensurado no marketing digital.

Poder de impactar mais pessoas

Para finalizar as vantagens, essa que está um tanto implícita até aqui: você tem o poder de atingir mais pessoas no marketing digital.

Sabe aquele outdoor em uma avenida de Belo Horizonte? Pense que nem metade da população de BH passe por ali.

E seu público é exatamente a população da capital de Minas.

Se você quer atingir todas as pessoas que acessam a internet em BH, então o marketing digital te ajudará com isso.

Você oferecerá um anúncio mais amplo, seja geograficamente ou mesmo para mais pessoas.

Antes de partir para as desvantagens… Para não só mal do pobre do outdoor na avenida de Belo Horizonte, o marketing tradicional ainda é muito efetivo.

Se você for um empreendedor é necessário ampliar a presença de sua marca, o outdoor será, sim, bem-vindo.

Aproveite e saiba mais sobre o marketing offline!

Desvantagens

Sim, o marketing de conteúdo tem suas desvantagens. E muitas delas podem ser pelo afastamento do seu produto com o público, perfil da empresa e do próprio público-alvo.

Pode não atingir todas as pessoas

Lembra que ainda pouco você leu sobre a pesquisa que revelou que 149 milhões de brasileiros acessam a internet?

Pois bem, a mesma pesquisa revelou que 36 milhões não acessaram em 2022. Não é pouco.

Por isso, por mais que o marketing digital tenha uma boa expansão, não é todo mundo que verá o seu anúncio. Por simplesmente não acessarem a internet.

Empresas e públicos mais tradicionais têm menos adaptabilidade

Por mais que as pessoas acessem bem a internet, ainda há alguma resistência por parte da população em comprar por ela.

Isso pode ocorrer por inúmeros motivos, como uma marca que elas ainda não conhecem, o site de compras não ser confiável ou não ser transparente.

Esse é um fator que não é só do público: muitas empresas ainda gostam do tête-à-tête e confiam num relacionamento próximo com os clientes. E, muitas vezes, o marketing digital não é compreendido bem nesse perfil. Acontece.

Como ingressar no marketing digital

O primeiro passo é estudar o que é marketing digital.

Você pode se capacitar com cursos, assistindo palestras e participando de eventos. Acompanhar nomes de referências ajuda.

Outro bom caminho é praticar o benchmark. Você pode realizar um bate-papo com outros empreendedores e descobrir como o marketing digital fez diferença na vida deles.

Se você é um empreendedor que queira confiar a tarefa de criar um marketing digital para a sua empresa, então é preciso contratar alguém com experiência na área.

Ela precisa conhecer de:

  • Redes sociais;

  • Ferramentas de mensuração de dados, como:

    • Google Analytics;

    • Google Ads;

    • Facebook Ads;

    • Hotjar;

    • SEMRush;

    • Mlabs;

  • Conhecer de SEO;

  • Ter familiaridade com ferramentas de CRM;

  • Ter facilidade com as técnicas de Copywriter.

Principais campos do marketing digital

Saber o que é marketing digital te fará descobrir algumas outras possibilidades, que são os campos.

Esses campos não atuam individualmente, mas sim são complementares.

Basicamente, os principais campos do marketing digital são:

  • Social Media;

  • Inbound Marketing;

  • SEO;

  • Marketing de Conteúdo.

Social Media

É a área que atua com as redes sociais. No marketing digital, o social media tem uma forte atuação em relacionamento com sua base de seguidores e ampliação de marcas.

Graças às redes sociais, é possível desenvolver estratégias com influenciadores, um recurso que tem dado cada vez mais certo para as pessoas.

Inbound Marketing

O inbound marketing é o campo que entende da jornada do cliente durante uma compra. Nessa atuação, é possível saber exatamente quando uma pessoa está mais propensa a comprar.

Graças ao inbound marketing, é possível oferecer produtos específicos a depender do momento da pessoa e criar campanhas segmentadas para atrair esse cliente.

SEO

O SEO pode ser traduzido como Otimização de Mecanismos de Buscas. Esse é o campo de atuação que promove seus conteúdos nos sites de busca, como o Google.

O SEO ajuda a entender quais são os conteúdos de mais interesse de sua persona e elabora estratégias para que esses materiais estejam na posição mais alta dos buscadores.

Para isso, ele trabalha com alguns alicerces que plataformas como o Google estipulam, como a Expertise, a Experiência, a Autoridade e a Confiança.

O SEO ajuda, portanto, a atrair um público qualificado e gerar tráfego orgânico para seu site.

Marketing de Conteúdo

Por fim, o marketing de conteúdo.

Esse campo atua, como todos os outros, de maneira a encontrar os conteúdos de valor para o seu público, seja ebooks, vídeos…

Basicamente, o marketing de conteúdo é responsável por engajar o seu público, sem necessariamente promover um produto.

Uma das premissas do marketing de conteúdo é ajudar o seu público a solucionar um problema. Com isso, ele ajuda a mostrar que a sua marca é uma autoridade no assunto, o que pode ser um fator de decisão na hora da compra.

Como você viu, ao entender o que é marketing digital, um leque muito grande e valioso se abre com opções de estratégias e divulgação de sua empresa em um local onde as pessoas estão com muita frequência: a internet.

Outro ponto a favor do marketing digital é a promoção de autoridade da sua marca.

E você pode começar a trabalhar isso agora, aprendendo sobre como ser uma autoridade no mundo digital

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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