Realizar o planejamento empresarial para 2019 é dever de um empreendedor que deseja ter resultados melhores e atender às demandas do mercado.
Tentar agir de qualquer forma, por impulso, é uma atitude perigosa. Saiba que decisões que não são baseadas em dados estatísticos colocam o futuro do seu negócio em risco — e é nessas horas que planejar faz toda a diferença.
Por mais que você não tenha uma bola de cristal e não possa prever tudo que acontecerá, é essencial preparar o seu negócio para o que está por vir. Isso quer dizer que você deve analisar o que aconteceu no passado e traçar metas para o futuro.
É necessário prever problemas e possíveis soluções, considerando os recursos e os profissionais envolvidos.
É natural que mudanças ocorram durante o ano, por isso, é importante que a empresa esteja pronta para adaptar o que foi planejado. Então leia este post até o fim e veja como alcançar resultados melhores no próximo ano.
Quais são os tipos de planejamento empresarial?
Existem três tipos de planejamento possíveis para serem utilizados:
Planejamento estratégico
O planejamento empresarial estratégico deve ser feito pensando no longo prazo, visando a definição e a segmentação de produtos e de serviços. A determinação de estratégias e de ações de lideranças deve considerar os custos envolvidos em todas as atividades.
Planejamento tático
O planejamento tático é de médio prazo, e define os recursos necessários para a execução das ações, como recursos humanos, maquinários, matéria-prima, e investimentos.
Planejamento operacional
O planejamento operacional é de curto prazo, executado normalmente pelo front-office da empresa. Define a estrutura de produção e de venda com as táticas que já foram estabelecidas. A sua função principal é colocar em prática os planejamentos executados pelo nível tático e estratégico.
Quer descobrir como pagar menos impostos respeitando as leis? Então, leia o nosso post sobre o planejamento tributário!
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Planejamento empresarial para 2019: o passo a passo
Agora, chegou o momento para você entender, na prática, como fazer o seu plano para o próximo ano:
Estabeleça a sua matriz SWOT
A matriz SWOT é formada pela análise e pelo detalhamento dos fatores internos e externos da empresa, que podem contribuir de maneira positiva ou negativa para o seu crescimento.
Para criar a sua análise SWOT, defina os seguintes fatores:
- Forças: todos os pontos positivos da empresa devem ser descritos, como projetos que deram certo, atividades que foram bem desenvolvidas e ideias inovadoras que podem alavancar a empresa. Enfim, tudo o que é força da empresa.
- Fraquezas: projetos que não deram certo, pontos que precisam ser melhorados ou até mesmo características que fazem você perder clientes para os concorrentes.
- Ameaças: possíveis ameaças que podem surgir no decorrer do ano, como concorrentes, clima, ambiente, valor de fornecedores e até mesmo crises financeiras.
- Oportunidades: ações que estão ou podem estar a seu favor, como investimentos, novas parcerias, projetos, diferenciais, etc.
Após isso, reúna e analise todas essas informações e veja como é possível evitar problemas e propor mudanças em sua gestão. Lembre-se de que esses dados podem variar com o tempo.
Portanto, fique atento para atualizar as suas pesquisas e mantenha-se antenado com as alterações do mercado, já que um novo concorrente pode surgir ou você pode criar um curso online.
Determine metas
Já ouviu o ditado que diz “ Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”? Pois bem, é exatamente isso que acontece com quem não estabelece objetivos no planejamento empresarial para 2019.
É fundamental determinar aonde você quer chegar. A partir disso, é possível encontrar formas de alcançar o que é desejado e acompanhar o trabalho desenvolvido.
Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo para a empresa e a sua equipe. Para isso, você pode utilizar a matriz SWOT que foi criada anteriormente e estabelecer planejar, por exemplo:
- aumento do número de vendas;
- redução de despesas;
- formação de novas parcerias;
- contratação de funcionários;
- diminuição da taxa de churn.
Entenda mais sobre o assunto:
- Metas de curto prazo são as que serão executadas entre 3 e 6 meses, em que os planos de ação e de estratégias são elaborados para que tudo seja cumprido rapidamente.
- Metas de médio prazo são de 1 a 3 anos aproximadamente. O objetivo principal é analisar cada setor da empresa e delegar tarefas e objetivos de cada um.
- Metas de longo prazo são aquelas que definem onde sua empresa estará em cerca de 5 anos de projeção. Para defini-las, é necessário pensar desde o posicionamento do mercado e até mesmo no número de funcionários. Nesse cenário, é importante trabalhar em conjunto com a missão, a visão e o valor do empreendimento.
Nota rápida:
É importante lembrar que nenhuma meta deve ser engessada, todas devem sempre ser analisadas e remodeladas se necessário. Como imprevistos acontecem, você não precisa esperar o ano acabar para mudar a sua postura ou a sua estratégia de vendas.
Além disso, a participação dos responsáveis por setor é fundamental. Pequenos, médios e grandes negócios devem escutar toda a equipe, a fim de ter opiniões e visões diferentes do empreendimento.
Estude o calendário
Estudar o calendário anual te possibilita definir todas as datas importantes ao longo do ano, e facilita o processo de sincronização da comunicação e de tomada de decisões.
2019 terá 7 feriados nacionais e 254 dias úteis, um empreendedor deve se planejar para otimizar essas datas e aproveitar melhor as datas para as estratégias e o plano de ação — principalmente quando o assunto é o marketing sazonal.
Os feriados que teremos em 2019:
- 01/01 - Confraternização Universal (terça-feira);
- 05/03 - Carnaval (terça-feira)
- 19/04 - Paixão de Cristo (sexta-feira);
- 01/05 - Dia do Trabalhor (quarta-feira);
- 20/06 - Corpus Christi (quinta-feira)
- 15/11 - Proclamação da República (sexta-feira)
- 25/12 - Natal (quarta-feira)
Ao realizar o planejamento empresarial, atente-se aos feriados estaduais, municipais e possíveis emendas com dias úteis também, e então programe assertivamente as ações e campanhas da sua empresa.
Para programar e organizar o seu calendário, você pode utilizar plataformas como o Google Calendar ou uma planilha do Excel.
Contrate bons funcionários
O caminho do empreendedor, em muitos casos, é tortuoso e solitário. A tomada de decisões sob pressão e a análise de indicadores financeiros são apenas algumas de suas obrigações.
Por mais que você seja alguém muito experiente e tenha uma boa rede de contatos, você deve formar uma equipe de confiança, que sabe lidar com situações adversas sem a sua ajuda. O acúmulo de funções é algo que você deve evitar, pois aumenta a burocracia dos processos.
O investimento de contratação e retenção de colaboradores é revertido no aumento de qualidade de seus produtos e serviços, garantindo a satisfação do cliente e o bom desempenho do planejamento empresarial para 2019.
Desse modo, faça de tudo para encontrar talentos e ofereça boas condições de trabalho.
PS: Se você está começando a empreender no mercado e ainda não tem capital para contratar muitos funcionários, não se preocupe: é possível fazer parcerias e desenvolver produtos e serviços de qualidade. Um produtor digital, por exemplo, pode se tornar um coprodutor de um curso online e ganhar notoriedade.
Participe de eventos no próximo ano
Marcar presença em webinars, palestras e eventos é essencial para planejar melhor o seu 2019. Esses eventos reúnem especialista e outros empreendedores que desejam alcançar resultados melhores.
A partir disso, você aprende com os erros e os acertos de outros profissionais de destaque no mercado. Em algumas situações, é possível até ver os erros que já foram cometidos e saber como evitá-los.
Por esses motivos, descubra quais são os principais eventos do seu nicho, compre as passagens e faça a reserva do hotel. Abaixo, você encontra alguns dos principais eventos do mundo digital:
Fator X
“Lidere um movimento” é o tema do Fator X de 2019, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de janeiro em São Paulo. O evento se diferencia dos demais porque não anuncia os seus palestrantes de antemão.
Isso quer dizer que tudo que acontece no Fator X é uma surpresa para os todos seus participantes. E não se preocupe: isso já é uma marca registrada, com Pedro Superti, o idealizador do evento, surpreendendo empreendedores de todo o país.
Conta Azul [CON]
O ContaAzul [CON] é um evento voltado para empresários e profissionais da contabilidade. Na edição 2018, aconteceram 40 palestras, 4 trilhas de conteúdo, 8 workshops, 45 palestrantes e mais de 1.500 conexões.
RD Summit
O RD Summit é um evento destinado a empreendedores e profissionais de marketing, conhecido como “a Disneylândia do Marketing”.
Na edição 2018, tiveram várias participações de grandes nomes do Marketing, como Vitor Peçanha, Ricardo Amorim, Camilo Coutinho, em diversas palestras, workshops e apresentações.
Esses são apenas alguns eventos que você pode participar. Saiba que existem diversas para todos os nichos e tamanhos de empresa. Portanto, fique atento e participe de todos os eventos que oferecem novas oportunidades para o seu empreendimento crescer e ganhar espaço no mercado.
Conclusão
Neste post, você aprendeu o que é um planejamento empresarial, quais são os seus tipos e como criar um plano eficiente para o ano que está chegando. Coloque as dicas em prática e veja como é possível melhorar o desempenho do seu negócio.
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