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NEGÓCIOS

Vender mais na Black Friday: 12 dicas imperdíveis para o seu negócio

Atualizado há mais de 1 semana

Acompanhe o nosso guia e descubra 12 dicas imperdíveis para você colocar em prática e vender mais durante a Black Friday!

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A Black Friday é uma velha conhecida do comércio brasileiro. Originada nos Estados Unidos, ela é realizada na última sexta-feira do mês de novembro no mundo todo, criando várias oportunidades para atrair clientes e melhorar a performance de um negócio.

Em 2019, o faturamento do varejo online cresceu mais de 20% em relação ao ano anterior, atingindo um faturamento de R$ 3,2 bilhões.

E não pense que apenas esse setor pode se beneficiar. Produtores digitais, sites de assinatura e outras plataformas de vendas devem aproveitar a Black Friday para criar promoções únicas, que otimizam o engajamento do mercado.

Neste post, vamos apresentar 12 Dicas Imperdíveis que vão ajudar você a vender mais na Black Friday. E por fim, traremos uma SUPER DICA para você fechar as suas vendas com chave-de-ouro, confira!

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1. Prepare o seu site

Você já ficou acordado de madrugada esperando a última sexta-feira de novembro começar para aproveitar os descontos e as ofertas, mas desistiu porque os sites das lojas não paravam de cair?

Pois bem, essa situação é frustrante tanto para o consumidor quanto para o vendedor. Esse de fato é um quesito que pode acabar atrapalhando o desempenho do seu negócio na Black Friday.

Portanto, se você deseja vender mais, sua atenção precisa estar voltado para o desempenho do seu site, focando no aumento das conversões.

Vale ressaltar que falhas de comunicação com o servidor, problemas com o acesso em dispositivos mobile e a falta de capacidade para suportar um grande número de visitantes são os principais erros!

Saiba que um estudo feito pela Sofist, constatou dados alarmantes. Verificou-se que o varejo online brasileiro sofreu uma perda de R$ 132,05 milhões em apenas quatro dias, entre a Black Friday e a Cyber Monday.

O estudo contemplou o monitoramento de 104 lojas virtuais, desde às 22h do dia 28 de novembro até às 23h59 do dia 2 de dezembro (englobando a Cyber Monday).

Das 104 lojas, 90 impediram, em algum momento, o consumidor de navegar em seu e-commerce, somando mais de 88 horas de indisponibilidade. De acordo com estudos do Google:  ficar 1 hora fora do ar durante a Black Friday acarreta a um e-commerce R$ 1,5 milhão em perda de receita.

Neste ano, apenas nas quatro primeiras horas de evento, as lojas deixaram de faturar R$ 8,6 milhões de reais, ⅓ do prejuízo total apurado no estudo completo de 2018, quando foram monitoradas 65 lojas que somaram uma perda de pelo menos R$ 24 milhões.

Então, não perca tempo nem dinheiro, prepare a sua loja virtual corretamente e evite dores de cabeça.

2. Promova Upsell

O Upsell é uma estratégia para otimizar o ticket-médio do negócio, oferecendo uma nova oferta após a realização de uma compra.

Quando você vai em uma lanchonete de fast food por exemplo, você sempre recebe uma oferta de um refrigerante ou uma batata frita maior, certo? Essa é uma prática utilizada por várias lojas, e não apenas os negócios digitais.

Agora, imagine que o seu cliente comprou um curso de jardinagem na Black Friday. Instantes depois da compra, você pode oferecer outro curso ou um e-book sobre as principais plantas que um jardim deve ter.

Apesar de ser um exemplo fictício, o upsell é uma boa tática para vender mais na Black Friday e possibilitar uma melhor experiência ao seu cliente.

Curiosidade

Leia o nosso conteúdo sobre as as diferenças entre Cross Sell e Down Sell e aprenda  como aplicar essas técnicas em conjunto com o Up Sell em sua empresa!

3. Ofereça vários meios de pagamento

Imagine a frustração de um consumidor ao colocar um produto do carrinho e não encontrar o meio de pagamento desejado, seja o boleto, ou a bandeira do cartão de crédito que ele tem.

Esses casos geram uma experiência negativa, que é péssima para a imagem da sua marca no mercado.

Assim sendo, ofereça diversos meios de pagamento em sua loja virtual. Você não precisa manter todas as opções durante o ano inteiro, mas é válido fazer esse esforço durante a Black Friday.

Entre as principais opções para pagamento, são sugestões:

E caso você note que um meio de pagamento novo, foi bastante utilizado nesse período, considere em mantê-lo em seu negócio, beleza?

4. Faça uma boa campanha de mídia paga

As campanhas de mídia paga derrubam as barreiras para a comunicação entre empresas e consumidores. A partir delas, o seu negócio pode alcançar um público altamente segmentado, de acordo com os seus interesses nas redes sociais.

Hoje em dia, existem inúmeras plataformas para investir, como o Facebook Ads, o Instagram Ads e o Google Ads. Portanto, crie uma estratégia que atraia os consumidores ideais para o seu site.

E lembre-se: Nunca foque os seus esforços em apenas uma plataforma e divida o seu investimento com sabedoria.

Curiosidade

Nós disponibilizamos um conteúdo informativo sobre como anunciar no Instagram, não deixe de conferir!

Ah... não se esqueça de utilizar outras ferramentas das redes sociais para divulgar conteúdos especiais também, como por exemplo, o Instagram Stories.

5. Reforce o seu estoque

Como você já percebeu, a Black Friday movimenta milhões de reais. Desse modo, empreendimentos B2C (Business-to-consumer), como os e-commerces, devem reforçar os estoques, evitando a frustração do consumidor.

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Antes de comprar de seus fornecedores, faça uma previsão de consumo durante a Black Friday e não compre mais do que o necessário. Além do mais, quem não toma esse cuidado, acaba gastando mais do que deve e não consegue ter bons lucros.

6. Respeite o consumidor

Provavelmente, você já ouviu as expressões “Black Fraude” e “Tudo pela metade do dobro”, não é mesmo?

Infelizmente, algumas lojas criam campanhas de má-fé, em que os preços são aumentados dias antes da Black Friday e reduzidos durante a sexta-feira.

Com isso, os anúncios de promoções forjadas ganharam muito destaque nos noticiários em anos anteriores.

Saiba que existem sites que monitoram a variação de preços de inúmeros produtos na internet. Com isso, os consumidores estão mais atentos aos falsos descontos.

Se você não quer sofrer consequências, como depoimentos no Reclame Aqui ou postagens negativas sobre a sua empresa em redes sociais, é essencial respeitar o consumidor, oferecendo descontos verdadeiros, que realmente valem a pena.

7. Crie um senso de urgência

Os gatilhos mentais já são amplamente utilizados para melhorar o número de vendas, e não poderia ser diferente na Black Friday.

Um simples contador regressivo de tempo em seus anúncios promove o gatilho da escassez e aumenta o desejo de consumo dos visitantes. Por isso, crie um senso de urgência em suas campanhas.

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Só não cometa o erro de colocar contadores regressivos mais de uma vez em um mesmo produto. Quando o tempo se esgotar, o preço deve retornar para o valor normal.

Como nada foge dos olhares dos consumidores na internet, essa tentativa, se mal implementada, pode mais atrapalhar do que ajudar.

8. Treine os seus funcionários

Uma empresa só alcança bons números quando é formada por trabalhadores capazes de superar desafios e superar metas com facilidade.

Dessa maneira, o treinamento de seus colaboradores é uma prática que nunca pode ser deixada de lado — principalmente para vender mais na Black Friday.

Como o fluxo de clientes é maior durante essa época, é preciso ter atenção redobrada no atendimento.

Caso algo de errado aconteça no seu site, como problemas na hora de finalizar a compra, alguns consumidores podem ficar de ânimos esquentados.

Nessas horas, a central de ajuda do seu empreendimento deve estar qualificada para contornar a situação o mais rápido possível.

E os benefícios dos treinamentos de funcionários não param por aí: quando um consumidor é atendido corretamente em uma situação problemática, ele se sente mais confortável e confiante para retornar e comprar mais.

Portanto, descubra quais são as maiores dores dos seus consumidores, treine a sua equipe, e seja preciso ao tirar dúvidas e solucionar problemas durante a Black Friday.

9. Crie landing pages otimizadas com SEO… com antecedência

Ter uma landing page própria para a Black Friday é uma boa maneira de segmentar o seu público e aumentar as conversões. Ao criá-la com antecedência, você pode perguntar ao seu público:

  • como os avisos de promoções devem ser enviados (Ex.: email ou SMS);
  • quais mercadorias eles desejam comprar (Ex.: livros ou cursos online);
  • quanto eles estão dispostos a gastar.

Com essas informações em mãos, é possível criar campanhas mais precisas e focadas no desejo de cada cliente. Não se esqueça de utilizar as cores preto e vermelho, a fim de atrair a atenção do visitante também.

Utilize um call-to-action para que os clientes se sintam importantes e fiquem sabendo primeiro das promoções também, como: "Ficar sabendo antes de todo mundo" ou "Receber promoções em primeiro lugar".

10. Monitore o seu desempenho

Muitos compradores ficam alerta para comprar mercadorias no primeiro minuto da sexta-feira. Alguns sites focam os seus esforços nos momentos iniciais, visando o aumento das conversões — e não há nada de errado nisso.

Contudo, o seu planejamento pode não acontecer como esperado e o número de vendas não alcançar as metas esperadas nas primeiras horas. Desse modo, é muito importante que você acompanhe a performance de sua loja na Black Friday.

É possível, por exemplo, programar promoções, disparos de emails e outras campanhas de marketing durante o decorrer do dia inteiro.

Lembre-se de que você também pode criar preços especiais para quem comprar algo em sua loja mesmo após a Black Friday.

Algumas lojas chamam esse período de “Ressaca de Black Friday”. A partir disso, você consegue atrair novos consumidores depois da Black Friday também.

11. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes

Se você oferece um produto com um valor desproporcional ao mercado, as suas chances de compra serão pequenas.

E, apesar disso não ser novidade, situações desse tipo são bem comuns no mercado. Por isso, para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes.

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A ideia é agir com antecedência de modo a para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.

Uma dica de boa prática nesse sentido é avaliar o valor de frete e o prazo de entrega dos principais concorrentes. Além do preço, estes dois fatores são os mais considerados pelos consumidores do comércio eletrônico.

Afinal, não adianta ter o melhor preço e perder vendas por frete alto ou prazo de entrega longo, não é mesmo?

Curiosidade

Confira o nosso conteúdo sobre como fazer análise de concorrência e arrase nas suas vendas!

12. Respeite os prazos indicados para a entrega

Não é preciso dizer que a Black Friday é uma das principais datas de atração para novos clientes, né? Portanto, quer momento mais é importante para aproveitar e fidelizar esses consumidores?

Nesse cenário, você não pode marcar bobeira! E, para isso, uma das principais estratégias é cuidar para que a entrega seja feita dentro do prazo! 

Evite reclamações e entregue um serviço de ponta. Pode ter certeza que isso irá elevar a imagem do seu e-commerce junto ao público.

Acredite! Muitas empresas atrasam o envio dos produtos nessa época. Você seguindo a data estabelecida já estará à frente da concorrência e, claro, deixará a sua clientela satisfeita e esperando por uma nova oportunidade para comprar com você!

Super Dica!  - Planeje sua estratégia de marketing digital

A Black Friday é uma data muito especial para o comércio. Durante a última sexta-feira de novembro, diversas lojas fazem campanhas de marketing e promoções diferenciadas, a fim de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já compraram algum produto ou serviço.

Pequeno, médios e grandes empreendimentos devem se preparar corretamente nessas horas.

Oferecer o preço mais barato já não é um diferencial para se destacar. O aumento do número de vendas depende de uma série de fatores, como:

  • capacidade de atendimento dos funcionários;
  • landing pages otimizadas;
  • estoques adequados às expectativas de consumo;
  • oferta dos meios de pagamentos mais utilizados pelos clientes;
  • site com design responsivo e capaz de suportar grande quantidade de acessos.

Como você pode perceber, qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados e isso não é diferente quando estamos falando do meio digital.

Então, não deixe para realizar um planejamento, tanto de estratégias de venda, quanto de campanhas em cima da hora. Faça tudo isso com uma antecipação mínima de 30 dias.

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Uma boa dica prática nesse sentido é trabalhar em ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual.

Além do que, vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, certo?

Dentro desse panorama, você também pode analisar a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma estratégia eficiente é a segmentação.

A baixo, seguem algumas sugestões que também podem te ajudar na prática:

  • Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.
  • Para aqueles que já compraram na sua loja, um desconto mais agressivo, ou até mesmo um brinde, pode acabar trazendo resultados positivos.
  • Já para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, a dica é investir na divulgação do seu Produto Campeão (“carro-chefe” com um bom desconto).

Em 2019, o Google disponibilizou um site especial com dicas e melhores práticas preparadas por especialistas da empresa, chamado "Temporada Black Friday".

Mesmo sendo um conteúdo elaborado no ano passado, vale muito a pena conferir essas dicas e aprender boas sacadas para atrair os consumidores certos e impulsionar vendas.

Portanto, não perca mais tempo, busque logo colocar em prática as dicas deste post e você verá como é possível obter bons resultados e melhorar a performance do seu negócio na Black Friday. 

Ah, depois que tudo passar... volta aqui e me conta nos comentários os resultados, combinado? 

Dica bônus: emita notas fiscais de TODAS as suas vendas

A emissão de notas fiscais é essencial para manter o negócio legalizado e garantir tranquilidade em sua rotina de trabalho. Saiba que é a partir desse documento fiscal que você recolhe impostos e respeita as legislações tributárias do nosso país.

Se você não emiti-las corretamente, prepare-se para enfrentar dores de cabeça, pois a sonegação de impostos é crime,  gera multas e, em casos mais graves, até a prisão.

Desse modo, emita notas fiscais de todas as vendas realizadas na Black Friday — e em outros períodos também.

Como sabemos que, nessa época do ano, o fluxo de negociações é maior, é fundamental automatizar o fluxo de emissão de notas fiscais.

Pense no tempo que você gastará entrando no site da prefeitura e preenchendo todos os campos manualmente.

E tem mais! caso algum erro seja cometido, você terá retrabalho para substituir ou cancelar notas fiscais.

Em vista disso, utilize uma plataforma completa de emissão automática dos seus documentos fiscais, que está integrado aos principais meios de pagamentos do mercado.

E é nesse cenário que surge o eNotas, o software ideal para quem quer automatizar a emissão de notas fiscais eletrônicas, ficando livre de muitos processos burocráticos e, assim, ter mais tempo para focar em outras partes importantes do seu negócio e vender mais!

Com a nossa solução, você será capaz de emitir NF-e, por exemplo, em todo o Brasil! E a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e), inclusive em municípios sem webservice, como: Valinhos, Santana de Parnaíba e Barueri.

E não é só isso! O eNotas gerencia automagicamente as instabilidades das prefeituras e conta com um código de serviço municipal nacionalizado.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com os diferentes tipos e formatos de códigos exigidos pela prefeitura, como CNAE e item da lista. 

Se você vende na internet e está disposto a vivenciar a melhor experiência da galáxia em emissão de notas fiscais, então… você não pode deixar de conhecer o eNotas. 

Ao tomar essa atitude, você não precisa se preocupar com a emissão e o envio das notas para os seus clientes. Nós cuidamos das notas, para você cuidar do seu negócio!


Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
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