Vender mais na Black Friday 2024: 10 dicas imperdíveis para o seu negócio

Atualizado há mais de 1 semana

Acompanhe o nosso guia e descubra 10 dicas imperdíveis para você colocar em prática e vender mais na Black Friday!

A maior oportunidade de vendas do ano está se aproximando, e se você quer vender mais na Black Friday 2024, é hora de colocar estratégias em prática. 

A campanha promete ser bem sucedida este ano, já que 55% dos consumidores já sabem o que pretendem comprar na Black Friday 2024, de acordo com a Opinion Box.

Por isso, confira dicas práticas e atualizadas para aumentar seu faturamento no mês mais quente do ano:  

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1. Crie uma jornada de antecipação

Nada de deixar sua campanha para o último momento, ok? Os concorrentes já começam a divulgação com semanas de antecedência, e você não pode ficar para trás. 

Planeje sua oferta e mapeie uma jornada de antecipação para os seus leads. Você pode usar o gatilho da curiosidade, e revelar aos poucos qual será a sua oferta para este ano. 

Com o "mistério", seus leads ficam mais propensos a acompanhar suas postagens. 

Faça “contagem regressiva” com ofertas exclusivas e mantenha a constância na divulgação para que seus leads sejam constantemente lembrados da sua oferta. 

2. Faça upsell para vender mais na Black Friday 

O upsell é uma estratégia para otimizar o ticket-médio do negócio, oferecendo uma nova oferta após uma compra.

Quando você vai em uma lanchonete, por exemplo, há quase sempre uma oferta de um refrigerante ou uma batata frita maior, certo? Essa é uma prática utilizada por várias lojas, e não apenas os negócios digitais.

Agora, imagine que o seu cliente comprou um curso de jardinagem na Black Friday. Instantes depois da compra, você pode oferecer outro curso ou um e-book sobre as principais plantas que um jardim deve ter.

E a campanha deste ano é ideal para essa estratégia: 43% dos consumidores pretende gastar mais em 2024 do que no ano passado, segundo a Opinion Box. 

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3. Promoções que “evoluem” ao longo do tempo

Para vender mais na Black Friday, é quase impossível não falar de gatilhos mentais. Eles podem influenciar ação dos seus leads e garantir que eles percorram o caminho que você planejou. 

Como a Black Friday é um período extremamente competitivo, você pode destacar sua oferta tornando-a temporária. 

Faça promoções que evoluem ao longo de um período Por exemplo: 20% off no seu curso 2 dias antes da Black Friday, 30% off na véspera e 50% off no dia oficial da campanha. 

Outra opção é fazer o caminho contrário e diminuir os descontos em um período de tempo. Por exemplo: 50% off na manhã da Black Friday, 30% off  à tarde e 20% off à noite e no dia seguinte à data. 

Isso incentiva seus leads a decidirem com rapidez, e não abre espaço para dúvidas ou questionamentos na hora de fechar a compra. 

4. Ofereça vários meios de pagamento

Imagine a frustração de um lead ao colocar um produto no carrinho e não encontrar o meio de pagamento que usa normalmente, seja o boleto, ou a bandeira do cartão de crédito que ele tem.

Esses casos geram uma experiência negativa, que é péssima para a imagem da sua marca no mercado.

Assim , ofereça diversos meios de pagamento em sua loja virtual. Você não precisa manter todas as opções durante o ano inteiro, mas é válido fazer esse esforço para vender mais na Black Friday.

Entre as principais opções para pagamento, são sugestões:

E caso você note que um meio de pagamento novo foi bastante utilizado nesse período, considere mantê-lo em seu negócio, beleza?

5. Faça uma boa campanha de mídia paga

As campanhas de mídia paga derrubam as barreiras para a comunicação entre empresas e consumidores. A partir delas, o seu negócio pode alcançar um público altamente segmentado, de acordo com os seus interesses nas redes sociais.

Estude os canais em que seu público-alvo tem mais chances de ser alcançado, e crie uma estratégia que atraia os consumidores ideais para o seu site.

E lembre-se: nunca foque os seus esforços em apenas uma plataforma e divida o seu investimento com sabedoria para poder vender mais na Black Friday divulgando sua campanha em todas as redes. 

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6. Reforce o seu estoque

Se você trabalha com produtos físicos, é hora de reforçar os estoques e evitar problemas lá na frente. 

Antes de comprar de seus fornecedores, faça uma previsão de consumo durante a Black Friday e não compre mais do que o necessário. Além do mais, quem não toma esse cuidado, acaba gastando mais do que deve e não consegue ter bons lucros.

Afinal, não tem como vender mais na Black Friday 2024 sem um estoque reforçado, né?

7. Crie landing pages otimizadas com SEO… com antecedência

Ter uma landing page exclusiva para a Black Friday é uma boa maneira de segmentar o seu público e aumentar as conversões. Ao criá-la com antecedência, você pode perguntar ao seu nicho:

  • Como os avisos de promoções devem ser enviados (Ex.: email ou SMS);
  • Quais mercadorias eles desejam comprar (Ex.: livros ou cursos online);
  • Quanto eles estão dispostos a gastar.

Com essas informações em mãos, é possível criar campanhas mais precisas e focadas no desejo de cada cliente.

Não se esqueça de utilizar as cores preto e vermelho, a fim de atrair a atenção do visitante também.

Utilize um call-to-action (CTA) para que os clientes se sintam importantes e fiquem sabendo primeiro dos descontos, como nestes exemplos: "Ficar sabendo antes de todo mundo" ou "Receber promoções em primeiro lugar".

Lembre-se de trabalhar o SEO de suas páginas, para que ela também ganhe tráfego orgânico e possa gerar mais vendas de forma barata!

8. Monitore o seu desempenho

Muitos leads ficam alertas para comprar mercadorias no primeiro minuto da sexta-feira. Alguns sites focam os seus esforços nos momentos iniciais, visando o aumento das conversões — e não há nada de errado nisso.

Mas o seu planejamento pode não acontecer como esperado e o número de vendas não alcançar as metas esperadas nas primeiras horas. Por isso, acompanhe a performance do seu negócio ao longo do dia.

Se o desempenho não acompanhar o ritmo esperado, coloque em prática ações para reverter esse quadro, como:

  • Promoções relâmpago para incentivar as compras;
  • Disparos de emails e comunicações via Whatsapp com cupons de desconto;
  • Conteúdos para compartilhar nas redes sociais usando gatilhos de urgência (exemplo: últimas unidades, poucos cupons restantes, etc)

Lembre-se de que você também pode criar preços especiais para quem comprar algo em sua loja mesmo após a Black Friday.

Algumas lojas chamam esse período de “Ressaca de Black Friday”. A partir disso, você consegue atrair novos consumidores depois da data também.

9. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes

Se você oferece um produto com um valor desproporcional aos concorrentes, as suas chances de vender mais na Black Friday serão pequenas.

E, apesar de não ser novidade, situações desse tipo são bem comuns no mercado. Para não errar e ter sucesso nessa data, confira como está o preço de seus concorrentes.

A ideia é agir com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.

Curiosidade

Confira o nosso conteúdo sobre como fazer análise de concorrência e arrase nas suas vendas!

10. Prepare o seu site

Você já ficou acordado de madrugada esperando a última sexta-feira de novembro começar para aproveitar os descontos e as ofertas, mas desistiu porque os sites das lojas não paravam de cair?

Essa situação é frustrante tanto para o consumidor quanto para quem vende, e pode atrapalhar o desempenho do seu negócio.

Portanto, se você deseja vender mais na Black Friday, sua atenção precisa estar voltada para o desempenho do seu site, focando no aumento das conversões.

Vale ressaltar que falhas de comunicação com o servidor, problemas com o acesso em dispositivos mobile e a falta de capacidade para suportar um grande número de visitantes são os principais erros!

Super Dica: planeje sua estratégia de marketing digital

Oferecer o preço mais barato já não é um diferencial para se destacar e vender mais na Black Friday. O aumento do número de vendas depende de uma série de fatores, como:

  • capacidade de atendimento dos funcionários;
  • landing pages otimizadas;
  • estoques adequados às expectativas de consumo;
  • oferta dos meios de pagamentos mais utilizados pelos clientes;
  • site com design responsivo e capaz de suportar grande quantidade de acessos.

Como você pode perceber, qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados e isso não é diferente quando estamos falando do meio digital.

Então, não deixe para fazer um planejamento, tanto de estratégias de venda, quanto de campanhas em cima da hora. Faça tudo isso com uma antecipação mínima de 30 dias.

Uma boa dica prática nesse sentido é trabalhar em ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual.

Além do que, vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, certo?

Dentro desse panorama, você também pode analisar a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma estratégia eficiente é a segmentação.

Abaixo, seguem algumas sugestões que também podem te ajudar a vender mais na Black Friday:

  • Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.
  • Para aqueles que já compraram seu produto, um desconto mais agressivo, ou até mesmo um brinde, pode acabar trazendo resultados positivos.
  • Já para quem nunca comprou seu produto, a dica é investir na divulgação do seu Produto Campeão (“carro-chefe” com um bom desconto).

Portanto, não perca mais tempo, busque logo colocar em prática as dicas deste post e você verá como é possível obter bons resultados e melhorar a performance do seu negócio na Black Friday.

Dica bônus: emita notas fiscais de TODAS as suas vendas

A emissão de notas fiscais é essencial para manter o negócio legalizado e garantir tranquilidade em sua rotina de trabalho. Saiba que é a partir desse documento fiscal que você recolhe impostos e respeita as legislações tributárias do nosso país.

Se você não as emitir corretamente, prepare-se para enfrentar dores de cabeça, pois a sonegação de impostos é crime,  gera multas e, em casos mais graves, até a prisão.

Por isso, não deixe de emitir as notas fiscais de todas as vendas feitas na Black Friday — e em outros períodos também.

Como você sabe, nessa época do ano, as negociações são maiores, por isso é fundamental automatizar o fluxo de emissão de notas fiscais.

Pense no tempo que você gastará entrando no site da prefeitura e preenchendo todos os campos manualmente. Vender mais na Black Friday é sinal de muito trabalho, mas tem muita coisa que dá pra automatizar, não acha?

E tem mais! Caso algum erro seja cometido, você terá retrabalho para substituir ou cancelar notas fiscais.

E é nesse cenário que surge o eNotas, o software ideal para quem quer automatizar a emissão de notas fiscais eletrônicas, ficando livre de muitos processos burocráticos e, assim, ter mais tempo para focar em outras partes importantes do seu negócio e vender mais!

Com a nossa solução, você será capaz de emitir NF-e e a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) de forma automática e sem dor de cabeça. 

Se você vende na internet e está disposto a vivenciar a melhor experiência da galáxia em emissão de notas fiscais, então… você não pode deixar de conhecer o eNotas.

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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