Break Even Point: como encontrar o ponto de equilíbrio do seu negócio

Break Even Point é o ponto de equilíbrio financeiro da empresa, ou seja, o momento em que a receita tem valor igual aos custos e gastos somados. Isto é: não há lucro, nem prejuízo.

Muitos empreendedores acabam deixando de lado esse valor, hora por não entenderem a importância, hora por acharem complicado de entender o assunto.

Seja qual for o motivo, este post te deixará mais seguro para realizar esse cálculo e descobrir como está a saúde financeira do seu empreendimento. Vamos lá?

O que é o break even point?

Termo utilizado nas áreas econômicas e financeiras de empresas para indicar o ponto de equilíbrio financeiro (PE) do empreendimento. Isso representa o valor exato entre as saídas e entradas de dinheiro, não representando nem lucro, nem prejuízo.

Então, quer dizer que, se uma empresa que tem R$ 1.000 de despesas fixas e fatura R$ 1.000 reais, ela está no ponto de equilíbrio? Não. Isso não se aplica nesse caso, pois, existem outros tipos de custos que entram no cálculo de ponto de equilíbrio que você aprenderá nos próximos tópicos

Por que calculá-lo?

Com base no ponto de equilíbrio, é possível conhecer o faturamento mínimo para manter a empresa viva, cobrindo os gastos daquele período analisado.

O conceito é importante porque mostra quando os investimentos realizados inicialmente em uma empresa se igualam aos custos. Em outras palavras, quando o ponto de equilíbrio é alcançado, não há mais perda de capital.

Isso quer dizer que o negócio já provou o seu valor no mercado e tem boas oportunidades para expandir as suas atividades e vender mais — principalmente no caso das startups, que trabalham com incertezas diariamente.

O break even point auxilia os empreendedores a entenderem os valores do caixa da empresa e também a obterem lucro com as atividades da empresa.

Além disso, os resultados do empreendimento se tornam previsíveis, ou seja, é possível antecipar se a empresa estará no vermelho em determinado mês com o andamento de vendas, por exemplo, e criar estratégias para contornar a situação.

Como calcular o Break Even Point?

Após entender o contexto e a importância do break even point para o gerenciamento de uma empresa e a estruturação de planejamentos estratégicos, é importante aprender como calculá-lo, e é isso que verá a seguir.

O primeiro passo para começar a calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa é separar os dados que realmente representam entradas e saídas do fluxo de caixa da empresa e excluir os dados que não influenciam nisso.

Ao reunir esses dados e valores, será possível entender e deduzir o valor exato que precisa ser vendido para obter o ponto de equilíbrio ou o lucro desejado.

Então, liste os seguintes dados:

  • Custos fixos: custos que não sofrem alteração, não dependem de volume de produção e nem da quantidade de vendas. Exemplo: Salário de funcionários, aluguel de espaço físico ou plataformas;
  • Custos variáveis: despesas que alteram com a quantidade de vendas ou produção proporcionalmente. Exemplo: Matéria-prima para mercadoria e conta de luz;
  • Vendas: Total de vendas no período analisado, valor positivo de entrada no caixa da empresa;

Após isso, pegue o valor total de receitas (entradas no caixa da empresa) e subtrai os custos variáveis. Saiba que esse valor representa a margem de contribuição.Agora, com o valor da margem de contribuição, é só utilizar a fórmula seguinte para calcular o break even point:

Ponto de equilíbrio =  Gastos fixos /margem de contribuição.

Quais são as principais dicas para ter melhores resultados financeiros?

Agora que você aprendeu o que é o break even point e também a importância de calculá-lo no seu negócio, conhecerá as principais dicas para ter melhores resultados financeiros.

Invista no planejamento financeiro

Planejar é o primeiro passo para a maioria dos processos e das ações em uma empresa. Certamente, é complicado obter bons resultados sem planejamento e sem a análise de ambiente.

Para realizar o seu planejamento empresarial, é necessário conhecer os valores disponíveis e as despesas da empresa para definir a base e o teto de gastos para cada operação. Desse modo, a tomada de decisões se torna estratégica.

Para otimizá-lo realize reuniões periódicas e analise com seus colaboradores as condições financeiras da empresa. Isso também te dará base para criar estratégias de melhoria.

Se você quer automatizar o Instagram, por exemplo, veja se há dinheiro em caixa previsto para essa ação antes de assinar o serviço.

Estabeleça prioridades

Independente do tamanho da sua empresa, um empreendedor precisa definir quais são os focos que podem alavancar o seu negócio.

É comum que de início tudo aparente ser urgente e prioritário, apesar disso, entenda que você deve listar todas as tarefas e organizá-las, seja por urgência, por tempo hábil ou por necessidade.

Com o passar do tempo, verifique se existe relação entre fatores, ou seja, se tem algum ponto em comum entre dois problemas. Isso pode ajudar a reduzir mais de uma pendência com menor esforço e também evitar futuros erros e contratempos.

Reduza custos de modo inteligente

Analise os custos da empresa, tanto os fixos quanto os variáveis, e dê atenção aos processos que podem gerar algum desperdício ou pouco resultado durante as operações da rotina. Isso permitirá diminuir despesas precisamente.

Reduzir gastos nem sempre quer dizer demitir funcionários, algumas estratégias simples podem contribuir para otimizar o orçamento:

Outro método é contratar planos de internet e de telefonia que se adequem melhor à sua necessidade e que tenham o valor mais barato. Verifique os possíveis gastos supérfluos ou exorbitantes e analise a possibilidade de tirá-los do dia a dia também.

Realize a gestão de processos

Conheça e monitore as rotinas do seu negócio, entenda as etapas de produção e quais são as pessoas responsáveis por cada uma delas, a fim de melhorá-los e fomentar o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Verifique onde os investimentos estão sendo empregados. A partir disso, você consegue:

  • encontrar melhorias;
  • focar em resultados mais expressivos;
  • identificar exageros;
  • facilitar a ação de algumas tarefas.

Conclusão

Neste post, você aprendeu que calcular o ponto de equilíbrio é essencial para conhecer a lucratividade do negócio e ter a previsibilidade dos valores. Além disso, viu que não é tão complicado calculá-lo e, que apesar de ter uma fórmula simples, alguns pontos devem ser cuidadosamente analisados.

Verifique os conceitos e os valores apresentados neste conteúdo e coloque o seu aprendizado em prática para chegar ao valor exato do break even point do seu empreendimento.

Gostou deste conteúdo? Então, continue com a gente e conheça os 8 hábitos de empreendedor digital que você deve ter para melhorar a performance da sua empresa!

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

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