Como otimizar seu checkout e diminuir o abandono de carrinho 

Atualizado há mais de 1 semana

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O checkout é a última parte do processo de compra em uma loja virtual. Esse processo é tão importante quanto o primeiro contato do cliente com o seu e-commerce e deixar essa operação fácil, pode ser primordial para suas vendas.

Quando uma pessoa compra, ela quer facilidade em todo o processo, desde a facilidade em achar os produtos, encontrar todas as informações da mercadoria e, claro, na hora de finalizar – pagar, deixar seus dados e meios de pagamento.

Ainda que pareça algo básico, o checkout é essencial toda a sua estratégia. Por isso, confira algumas dicas para não errar.

O que é um checkout?

O checkout é a última etapa da compra, em que o cliente confere os itens selecionados, fornece suas informações e escolhe a forma de pagamento. 

É nesse processo que o cliente preenche suas informações mais sensíveis, como dados bancários e senhas.

A complexidade do checkout pode determinar a venda. Seja pelo excesso de campos a se preencher ou até mesmo pela falta de segurança que o cliente sente pela plataforma.

Ainda que o cliente preencha suas informações aqui, o negócio precisa certificar que alguns dados sejam claros, como o prazo de entrega, valor do frete conforme o endereço e valor final do produto, por exemplo.

Qual a importância de ter um checkout otimizado?

O checkout é um processo que pode ser necessário inserir diversos dados, por isso, sua otimização permite que o cliente possa fazê-lo com agilidade.

Ainda assim, isso não significa que tudo seja preenchido de qualquer forma. Como você já leu, o checkout é determinante para a venda e um erro pode prejudicar todo o processo.

Um dado digitado errado, pode afetar o valor do frete ou impossibilitar a compra. 

Por isso, o preenchimento deve ser preciso, sem dar margem a erros. Logo, os dados precisam ser automatizados e ter uma certa “sincronia” entre si.

O checkout otimizado também permite que o cliente tenha certeza de que o site é seguro, e isso não pode ser ignorado.

Quais as melhores estratégias de construção de checkout?

Construir uma página de checkout eficiente é uma parte determinante na hora de criar uma loja virtual.

E algumas boas práticas devem ser mantidas para isso.

Tenha um login facilitado

Um checkout otimizado já começa no login. Além de garantir que alguns dados do cliente sejam preenchidos, é preciso pensar também nas facilidades de se fazer esse processo.

Aqui, vale falar especificamente das possibilidades de se fazer o login. Algumas pessoas desejam fazer isso em poucos cliques, sem precisar preencher senha e, ainda assim, ser seguro.

Ainda que pareça ser algo difícil, isso é fácil graças a integração, via API, de algumas outras plataformas, como as redes sociais.

De toda forma, o cliente precisa que sua segurança não seja abandonada, por isso, garanta que esse processo seja fortalecido com algumas medidas, como o envio de código de acesso por e-mail ou celular, por exemplo.

Deixe as informações de valores sempre bem visíveis

Um checkout completo pode ter diversas telas, como a de preenchimento de endereço, a de dados de pagamento e a de revisão de todas as informações.

Em todas elas, o valor precisa ser bem claro e visível, para que o cliente não seja surpreendido no final com o acréscimo de preço de frete, por exemplo.

Informe logo o valor do frete

Por falar em frete, esse valor precisa ser informado logo.

Além da transparência em se informar que há esse custo, sua plataforma precisa informar já no primeiro momento, quando o cliente preenche o CEP, qual o custo do envio.

Aproveite para dar as informações de prazo, além das opções de tipo de envio (Correios, SEDEX ou transportadora, por exemplo), com os respectivos valores.

Lembre-se da responsividade

A responsividade é a capacidade que um conteúdo na internet tem em dar uma boa experiência ao usuário independente do tipo de dispositivo que ele acessa a página.

Ou seja, se ele acessa pelo celular ou pelo computador, a facilidade de uso deve ser a mesma.

Uma boa estratégia para facilitar o processo é oferecer um checkout transparente

Na forma tradicional de realizar o checkout, a pessoa é redirecionada para a página do intermediador do pagamento, o que dá mais um processo para que ela converta a compra.

Já o checkout transparente, ela se mantém na mesma página, sem precisar navegar por mais uma aba, janela ou popup. 

Evidencie a segurança

Mais uma vez, é importante mencionar a segurança no checkout.

Sua loja precisa estar em uma plataforma segura e que permita que os pagamentos tenham certificação PCI DSS.

Esse certificado possui um padrão internacional de segurança da informação, com transações criptografadas logo no servidor.

Outros selos de segurança que sua plataforma possuir precisam ser expostos para que o cliente os reconheça e sinta confiança durante a navegação.

Tenha mais do que um modo de pagamento

Essa é uma maneira de garantir que o seu checkout não tenha abandono por conta de falta de formas de pagamento.

Além da opção de cartão – crédito e débito -, tenha de boleto, PIX e até mesmo depósito bancário, ao menos.

Quanto mais opções, melhor para o seu e-commerce.

Quais as principais métricas para medir a eficiência do checkout?

O checkout também tem suas métricas de sucesso. Todas elas medem a eficiência da plataforma e o nível de otimização que o processo tem.

Abandono de carrinho

O abandono de carrinho é uma taxa que mede o número de vendas não finalizadas por número de checkouts iniciados.

Essa métrica ajuda a entender:

  • Se o usuário é surpreendido com um valor diferente do proposto inicialmente – como um frete alto não mencionado;
  • Se o tempo para fazer o checkout é alto;
  • Se os meios de pagamentos são suficientes;
  • Prazo de entrega longo.

Remarketing e envio de e-mails avisando dos produtos no carrinho são maneiras eficientes de baixar essa métrica.

Taxa de aprovação de pedido

Outra métrica importante de acompanhar no checkout. Ela é medida considerando o número de pedidos pagos pelo de pedidos feitos.

Essa métrica varia muito dependendo do tipo de pagamento que a pessoa realiza. O boleto, por exemplo, além de levar alguns dias para confirmar a compra, pode ser esquecido de ser pago.

Cartão de crédito e débito podem conter alguns problemas, como limite de ou mesmo alguma operação inválida.

Nesse caso, mais uma vez, a diversidade de meios de pagamento será uma forma de aumentar essa taxa.

Qual a melhor maneira de fazer um checkout eficiente?

A maneira mais eficiente de fazer um checkout para sua loja virtual, é ter uma plataforma que pensa em todos os detalhes do processo, que dê segurança e ainda permite a implementação de vários meios de pagamento.

A melhor plataforma para isso é a Hotmart Checkout Builder. Além de permitir uma personalização com a identidade de sua loja, a ferramenta ainda possibilita uma customização por oferta.

Isso significa que cada produto pode ter um processo específico de checkout, de acordo com suas características e as estratégias de sua loja.

É possível construir sua página com vários templates base que a Hotmart oferece, inserir vídeos, imagens, textos e widgets, adaptar a estrutura da página e customizar as cores para deixá-las parecidas com a sua página de vendas ou a identidade da sua marca, por exemplo.

Para te ajudar a aumentar suas vendas e recuperar o carrinho abandonado, preparamos um material com dicas para construir um checkout otimizado.

Você confere também uma régua de e-mail gratuita para atrair os leads novamente, além de ferramentas para construir seu checkout de forma eficiente. 

Confira:

Como recuperar os leads do carrinho abandonado e otimizar seu checkout

Dica bônus: conte com a automação

A automação pode ser uma grande aliada quando você vende online. É possível contar com ferramentas que otimizam seus processos e evitam que você perca tempo com burocracias, como o eNotas, uma solução de emissão automática de emissão de notas fiscais.

E se eu te disser que o eNotas também pode te ajudar a ter um checkout otimizado

Se hoje você não inserir no seu checkout de vendas o endereço e o CPF dos clientes como obrigatórios, mas sua prefeitura exige esses dados para emissão de notas fiscais, é possível configurar no eNotas algumas soluções para fazer com que essas notas sejam emitidas mesmo assim

Isso diminui o número de erros e vendas não concluídas e evita que o cliente não consiga finalizar o checkout.

Atualmente, existem dois tipos de correções automáticas configuráveis, sendo elas CPF e endereço. Quando o comprador não informar o CPF ou o informa incorretamente e a nota fiscal é negada pelo órgão emissor, você pode: 

  • Enviar a nota para emissão no modelo simplificado, em que não é enviada nenhuma informação do comprador na nota fiscal;
  • Enviar os dados do comprador como se fosse um cliente estrangeiro, residente de outro país. Nesse caso, o endereço aplicado será um endereço do exterior e as informações do documento não são necessárias.

Já quando o comprador não preenche os dados mínimos de endereço ou os informa incorretamente, a nota fiscal é negada pelo órgão emissor. Com o eNotas, você pode:

  • Enviar a nota para emissão sem nenhuma informação de endereço do comprador na nota fiscal;
  • Enviar os dados do comprador como se fosse um cliente estrangeiro, residente de outro país;
  • Usar  o endereço padrão configurado como endereço do comprador para emissão da nota fiscal; 
  • Tentar corrigir os dados faltantes através da busca do CEP informado, ou diminuir a quantidade de caracteres, na tentativa de emissão da nota fiscal. 

Você pode configurar o sistema para que ele faça essas tratativas de erro de forma automática, com as configurações que fizerem mais sentido para seu negócio.

Assim, você concretiza mais vendas e evita que o cliente receba negativas ao comprar seu produto.

Com todas essas dicas, o infoprodutor e todo tipo de empreendedor digital terá a possibilidade de aumentar as conversões e mais receita para o seu negócio.

Por isso, não deixe de automatizar também o seu processo de emissão de notas com emissor da eNotas. Conheça agora mesmo! 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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