Checkout transparente: conheça a estratégia que pode aumentar suas vendas

Atualizado há mais de 1 semana

Quem tem e-commerce precisa encontrar as formas mais eficazes de crescer seu faturamento. O abandono de carrinho é algo que dificulta essa missão e desafia os gestores pela internet. Mas o checkout transparente pode ser uma solução para isso.

Checkout transparente permite que os clientes façam o fechamento do carrinho no próprio site de compras, sem precisar ser direcionado a uma nova janela.

O recurso não é difícil de ser aplicado e pode fazer muita diferença em seu marketplace. Quer conhecer mais sobre o checkout transparente? Fique no texto até o final. 

O que é checkout transparente?

O checkout transparente é um recurso em que o cliente não precisa sair da página da loja para concluir uma compra.

Na forma tradicional de realizar o checkout, a pessoa é redirecionada para a página do intermediador do pagamento, o que dá mais um processo para que ela converta a compra.

Já o checkout transparente, ela se mantém na mesma página, sem precisar navegar por mais uma aba, janela ou popup. 

Tecnicamente falando, o front end, que é a página visível para o usuário, não há mudanças, mas acontece uma comunicação entre a loja e o intermediário do pagamento no back end, a parte estrutural do site.

Por que o checkout transparente é importante? 

A principal função do checkout transparente é evitar o abandono de carrinho. Essa é uma situação bem comum e uma verdadeira dor de cabeça para os empreendedores.

O abandono nada mais é do que o cliente encher o seu carrinho de produtos e no meio do processo de finalização de compra — ou mesmo antes — ele simplesmente desistir.

À primeira vista, a prática não afeta muito, mas é necessário aprofundar a análise e entender porque isso acontece.

De acordo com um levantamento da Moosend, um dos principais motivos de abandono é o checkout longo, com muitos formulários a serem preenchidos. Há outros como a falta de confiança no site para informar dados sensíveis e carregamento lento da página.

Todos eles recaem sobre a experiência do usuário e o checkout transparente encurta o caminho da compra, reduz os formulários para serem preenchidos e a confiança permanece sendo o da loja, não a do intermediário.

Como implementar o checkout transparente?

Para implementar o checkout transparente em sua loja virtual, o primeiro passo é mapear quais são as plataformas que oferecem esse tipo de integração.

Afinal, não é toda plataforma que possui esse tipo de recurso e antes de contratar uma para você é necessário conferir esse detalhe.

A integração acontece graças a uma API que age por meio de formulários personalizados pela própria empresa contratante, que coloca exatamente o que ela deseja oferecer ao seu cliente como forma de pagamento.

Há a integração feita por plugins, precisando apenas instalá-los para começar a usar o checkout transparente.

Vale mencionar que o processo de instalação sempre pode depender da plataforma que escolher para a sua ecommerce. Por isso, sempre esteja atento, antes mesmo da contratação, sobre como é instalar o recurso com cada uma das opções.

Vantagens do checkout transparente

Como você já leu, a principal vantagem do checkout transparente é a diminuição do abandono de carrinho.

Algo que por si só já pode trazer uma série de outros benefícios. Confira!

A experiência de compra fica melhor

Não só o que o cliente compra importa, como também como ele compra. Por isso, é necessário pensar na facilidade e simplicidade em fazer com que, ao longo da jornada, a pessoa tenha uma boa experiência graças a essas ferramentas de ecommerce.

Tudo isso passa por ter menos processos e que eles sejam rápidos. Em uma mesma janela, que ele possa calcular o frete e já fornecer os dados de pagamento, algo que o checkout transparente faz, já reduz em, ao menos, 2 passos a finalização de compra.

É fácil de implementar

Como você já leu, o checkout transparente não é uma aplicação difícil de ser feita, o que não demandará tempo nem outros investimentos para começar a usar.

Sem falar que esse é um recurso que tem ganhado popularidade e já atende a diversos tipos de plataformas de compras e de pagamento.

Influencia positivamente na credibilidade de marca

Algo que definitivamente alimenta o abandono de carrinho é a falta de segurança em oferecer dados sensíveis a uma nova página que não é a da loja.

Quando você possui esse processo em sua própria página, a coisa muda. A pessoa se sentirá confortável em oferecer esses dados e a sua marca não sofrerá o impacto.

Aumenta conversão

Aqui é um benefício diretamente relacionado ao abandono de carrinho. Porque, afinal de contas, se o abandono é menor, o número de compras será maior.

Não é para menos: com “menos tempo” para desistir de comprar, ele se converterá rápido. Sem falar que fazendo o checkout na própria página, sua marca será mais confiável e isso será um fato decisivo para que a pessoa efetue a compra. 

Conclusão

O checkout transparente é um recurso simples e fácil de instalar em seu e-commerce e traz muitos benefícios para a sua empresa.

Afinal, o abandono de carrinho é combatido de maneira eficaz, esse que é uma verdadeira dor de cabeça para os empreendedores.

Uma das “consequências” do checkout transparente é o aumento de conversão. E com ela, a necessidade de agilidade na emissão de notas. Por isso, você precisa conhecer o Emissor de Notas da eNotas.

Com ele, você facilita e automatiza a emissão das NFe e, mais uma vez, melhora a experiência de compra do seu cliente, bem como a vida de sua gestão financeira.

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Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

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