As melhores ferramentas de CMS para sua empresa + benefícios

Atualizado há mais de 3 semanas

Se engana quem pensa que ter um blog é um desperdício de tempo. Manter um canal de conteúdo como esse pode gerar muito tráfego para seu site e render conversões importantes para seu negócio. No entanto, principalmente quando o empreendimento ainda está no início, pode ser difícil conseguir organizar um blog. É aí que os CMS 's desempenham papel fundamental.

Os CMS são excelentes ferramentas para quem deseja desenvolver o próprio blog, sem precisar dominar linguagens de programação ou contratar um profissional da área.

Assim, eles permitem a criação, edição e publicação de conteúdos em sites, em uma interface mais amigável e fácil de operar. 

Pensando nisso, preparamos este post para você entender melhor os benefícios dos CMS 'se conhecer as melhores ferramentas para sua empresa. Vem com a gente!

O que é CMS?

CMS é o termo em inglês para Content Management System, que significa Sistema de Gestão de Conteúdo. O CMS é uma plataforma que permite colocar um site no ar de forma prática e rápida, permitindo gerenciar conteúdo de forma simples e rápida. Assim, é possível manter um blog, loja virtual ou outro tipo de site que precisa ser atualizado de forma constante.

O CMS se tornou popular por possibilitar que pessoas que não têm conhecimentos em linguagem de programação acessem um método de gestão fácil, podendo também personalizar seus sites e páginas. 

Atualmente, existem diversas plataformas, pagas e gratuitas, com uma série de funcionalidades. 

Como funciona o CMS? 

Uma plataforma CMS é útil para a criação de um site, edição de páginas e conteúdos e publicação deles. Ela pode ser acessada no próprio navegador utilizado, e conta com menus e opções de controle intuitivos, com o objetivo de facilitar o trabalho. 

Além das funcionalidades, muitas plataformas contam com a possibilidade de instalação de plugin ou extensões, ferramentas adicionais que ajudam ainda mais na manutenção do site.

Com um CMS, é possível criar páginas e posts, editá-los de acordo com as configurações desejadas e gerenciar todos os conteúdos que você postar. Não é preciso desprender esforços na parte técnica da criação e gestão do site, uma vez que a plataforma faz isso sozinha. Basta gerenciar os conteúdos a partir do CMS escolhido e com um simples acesso no navegador.

Confira algumas das funcionalidades que as plataformas CMS’s oferecem:

  • criação e publicação de páginas;
  • edição de texto e de código do site;
  • moderação de comentários;
  • controle de estoque e sistema de vendas;
  • instalação de plugins e extensões.

Quais são os benefícios do CMS? 

Ter uma plataforma CMS pode ser uma grande vantagem para o seu negócio. Poupar tempo e otimizar as atividades que a movimentação do empreendimento requer são alguns exemplos. Confira: 

1. Facilidade de manutenção

O CMS foi criado justamente com essa finalidade: facilitar o trabalho de manutenção de sites. Como o acesso à plataforma acontece diretamente no navegador, não é preciso baixar nenhum sistema específico e complexo, poupando também espaço de memória no computador. Assim, basta acessar o sistema e criar páginas com rapidez.

2. Configuração fácil

Se o pensamento de configurar uma página te dá calafrios, temos uma boa notícia! As plataformas CMS 's tem configurações intuitivas e simples, o que torna o uso muito mais fácil. É possível acrescentar textos, quadros, imagens e vídeos com poucos cliques, te dando total liberdade para deixar sua página do jeito que você quiser. 

Outra possibilidade é deixar textos em rascunhos e agendar as postagens. 

Você  também poderá gerenciar o design do site por meio de um processo simples. Há vários templates prontos como base, com os quais você pode mudar a aparência do site sem prejudicar os conteúdos que já estão publicados.

3. Plugins e recursos extras

Atualmente, os principais CMS do mercado permitem que você instale recursos adicionais, que desempenham funções que ajudem a . Eles podem ser incluídos como um plugin ou extensão, com poucos cliques. Um exemplo de plugin muito utilizado são ferramentas de otimização para busca orgânica, que ajudam a adaptar conteúdos para serem mais facilmente encontrados nos buscadores. 

4. Ideal para diversos segmentos

Independentemente do segmento do seu negócio, o CMS é ideal para qualquer tipo de segmento, podendo ser facilmente customizado e adaptado para atender seu objetivo. Seja criar um blog para publicar conteúdos, criar uma loja virtual com todo o seu estoque ou fazer uma landing page

Tudo que você precisa fazer é moldar os recursos oferecidos pela plataforma de sua escolha de acordo com a necessidade do projeto.

5. Baixo custo de atualização e manutenção

Muitos CMS são gratuitos, oferecendo as funcionalidades básicas neste modelo. As versões pagas costumam ter mais funções, possibilitando maior customização. Geralmente, as taxas de atualização são pequenas e muito mais baratas do que ter um profissional responsável pela construção do seu site. 

Melhores CMS para seu site

Agora que você já entendeu melhor o que é um CMS e as vantagens que ele apresenta para seu negócio, é hora de conhecer melhor algumas opções disponíveis no mercado! Por isso separamos algumas das melhores plataformas de CMS para seu site: 

1. WordPress

O WordPress é uma das plataformas mais populares no mundo, disponível nas versões gratuita e paga. Essa ferramenta é bastante usada para criação de blogs, mas hoje, é um CMS completo que você pode usar para construir qualquer tipo de website, de lojas de comércio eletrônico a sites de membros, fóruns, e muito mais.

A plataforma oferece recursos e plugins extras para que o usuário consiga adaptá-la de acordo com suas necessidades, sendo possível acessar 55.000 plugins gratuitos para ampliar as características de seu site. 

2. Drupal

O Drupal é um CMS de código aberto, que também tem versão gratuita. É uma boa opção para gerenciar sites com grandes quantidades de conteúdo. Assim como o WordPress, você pode customizar a aparência do site usando temas e ampliar a funcionalidade do Drupal com módulos.

3. Magento

O Magento é um CMS de código aberto voltado para  lojas de comércio eletrônico. Ao contrário dos demais recursos citados nessa lista, o Magento exige algum conhecimento técnico para configurá-lo (ou a vontade de contratar alguém que tenha esse conhecimento).

Ele pode ser acessado de duas formas: por meio do software de código aberto gratuitamente (chamado Magento Open Source). Ou, você pode pagar a Magento para montar e manter sua loja para você (Magento Commerce), que pode obter um preço com planos a partir de $2.000+ por mês.

4. Joomla

Sistema gratuito, o Joomla também é uma boa escolha para quem vai implementar um CMS, pois permite a criação de sites com flexibilidade e rapidez. Essa ferramenta tem muitos modelos e extensões, o que ajuda você a criar um site que atenda às suas necessidades.

Pode ser usado tanto para sites, portais, jornais e blogs quanto para lojas virtuais.

5. Hubspot CMS

O HubSpot CMS tem uma integração com o HubSpot CRM gratuito Dessa forma, é possível não  apenas adicionar leads diretamente ao seu CRM, mas também personalizar seu website para visitantes individuais, com foco na conversão.

Os desenvolvedores podem pesquisar o código para personalizar o site, enquanto os usuários não técnicos podem construir páginas usando um editor de arrastar e soltar.

6. Squarespace

O Squarespace é uma ferramenta de construção de website hospedada, voltada para usuários que não tem experiência com essa atividade. Essa ferramenta não tem capacidade de adaptação e customização tão grande quanto as outras, mas é exatamente este o objetivo: simplificar ao máximo os recursos, facilitando a construção do site.

Por isso, é uma boa opção se o seu objetivo for construir um site básico, ou uma loja virtual menor. 

7. Ghost

O Ghost é um CMS popular de código aberto, destinado para a criação de blogs estilosos ou publicações on-line (em oposição a sites complexos). A ferramenta tem recursos versáteis de personalização, com vários layouts de página, agendamento de postagens, inclusão de códigos de análise de dados.

O Ghost tem uma grande vantagem de permitir otimização e a produção de conteúdo em vários canais de distribuição, além da interface simples. 

Como escolher o melhor CMS para mim? 

Ufa! Vimos que os CMS 's tem várias vantagens, além de muitas opções no mercado. Então, como escolher a melhor ferramenta para o meu negócio? Antes de tudo, tenha em mente seu objetivo. É criar um blog? Fazer landing pages? Criar uma loja virtual? Defina essa prioridade antes de começar. 

Depois, pesquise sobre os CMS 's que oferecem o serviço que você quer criar. Confira as funcionalidades que eles têm e veja se todos os recursos que você deseja estão disponíveis. 

Também é uma boa ideia conferir a opinião de quem usa as plataformas, usando sites de opinião e depoimentos. Assim, você pode ter um pouco da visão do usuário. 

Lembre-se que o CMS foi criado para facilitar seu trabalho! Por isso, escolha uma plataforma com a qual você se sinta confortável, e que seja fácil de manusear. Logo, você vai pegando a prática e o domínio da ferramenta fica cada vez mais fácil.

Esperamos que este post tenha solucionado suas dúvidas sobre CMS mostrando um pouco das vantagens dessas ferramentas! Se você quer saber mais sobre ferramentas que podem te ajudar no desenvolvimento do seu negócio, vem com a gente e confira esse post sobre como aumentar o tráfego no seu site!

 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.