Como construir anúncio: dicas práticas

Atualizado há mais de 1 semana

Saber como construir anúncio é algo que todo profissional de marketing faz arduamente. Afinal, esse é o canal para conquistar novos clientes, fidelizar os já conquistados e construir a imagem de sua empresa.

Por tantas finalidades, não é de se espantar que existam tantos anúncios e principalmente diferentes canais de publicidade.

Seja em mídia física ou digital, os anúncios impulsionam negócios e quem está começando a crescer agora não pode ignorar uma boa publicidade.

Por isso, confira esse passo a passo de como construir um anúncio.

Passo a passo para construir um anúncio

Saber como construir um anúncio requer, além de prática, muito estudo e desenvolver um plano muito concreto para alcançar seus objetivos.

Além disso, é preciso conhecer de marketing ou contar com pessoas profissionais no ramo. É dessa maneira que você conseguirá encontrar os melhores anúncios e criações para sua empresa.

Por isso, atente-se a esse passo a passo e saiba como construir um anúncio.

Tenha uma marca

Essa primeira etapa parece óbvia e é mesmo. Mas, mais do que dizer que você deve ter uma empresa com nome com uma logo é necessário entender que, além disso, ela deve ter uma identidade.

Além da identidade visual, sua empresa precisa ser reconhecida também pelo tom de voz, que deve ser aderente ao seu posicionamento de mercado e próxima ao seu público.

Essas identidades, visuais e de tom de voz, auxiliam a construção das peças a serem publicadas e, muitas vezes, até mesmo que tipo de anúncio é o ideal para a empresa.

Estipule um objetivo

Sua empresa já tem marca, tom de voz, conhece seu público. Então, para começar a criar um anúncio você precisa de um objetivo.

No início desse texto, tem três exemplos de alguns deles e não é só isso. Mas, basicamente, eles podem ser divididos em dois: alcance de marca e captação de leads.

No alcance da marca, o principal objetivo é fazer sua empresa ser mais reconhecida ou conquistar credibilidade junto ao seu público.

Também conhecido como awareness, o alcance de marca não necessariamente foca em conversão, ou seja, clientes. Ele expande a consolidação de sua marca naquele segmento ou em uma nova região, por exemplo.

Logo, alguns objetivos podem envolver desde engajamento em redes sociais a taxa de retorno em um site, por exemplo.

Já os anúncios de captação de leads, esse sim, são focados em conversão. Ou seja, são próprios para aumentar a receita de seu negócio, diretamente falando.

Os principais objetivos de um anúncio para captação de leads envolvem receita, como a taxa de conversão, aumento de tíquete médio, por exemplo.

Tenha orçamento

Fazer um anúncio requer investimento. Mais do que entender isso, você precisa definir qual o valor investir para começar a criar sua campanha.

Fazer anúncio de mídia paga, por exemplo, pode ser uma forma bem eficaz de investir e ter um bom retorno, para além de usar de uma forma mais estratégica o seu dinheiro.

Plataformas digitais possibilitam que você faça um controle melhor do orçamento que deseja investir nas campanhas. Algumas, como o Google Ads, permitem que você defina quanto gastar por dia ou por clique, por exemplo.

Tudo isso torna o anúncio mais eficiente e com um retorno melhor, por isso, saiba quanto quer gastar com a campanha na hora de fazer o ads.

Quer uma ajuda nesse assunto? Confira como montar uma campanha de tráfego pago para bombar as vendas como afiliado 

Escolha qual o melhor canal para divulgação

Saber como fazer um anúncio requer escolher uma plataforma onde fazer a divulgação. Na internet, essas ferramentas estão presentes em quase todos os locais de grande tráfego, como o Google, as Redes Sociais e o YouTube.

Cada uma dessas plataformas tem um mecanismo e uma lógica que segue o seu uso. O Google, por exemplo, tem campanhas de ads baseados em pesquisa e interesse.

O Instagram também tem por interesse e se baseia muito no que o usuário consome na rede social.

Entender essa lógica trará melhores resultados ao seu anúncio e usar todos não é um impedimento, desde que feito com estratégia.

Abuse da criatividade

Por fim, a criatividade precisa estar presente o tempo todo em seus anúncios. Ela é o que faz um ads se destacar dentre tantos outros presentes na internet.

Não só nos textos, mas em formatos e nas imagens, o seu anúncio precisa chamar atenção de modo que faça uma pessoa se impressionar e se sentir motivada a clicar.

É claro que o texto ajuda muito, com chamadas para a ação inteligentes e espertas, mas não valerá de nada se não houver cores e formas que possam se destacar na timeline da pessoa.

Tudo isso precisa conversar bem e sempre ter relação com sua identidade visual e tom de voz, dois pontos que, como você sabe, não podem ser ignorados.

A chamada para a ação, também conhecida como CTA, é uma importante peça nesse mecanismo de anúncios. Por isso, saiba os principais erros de CTA para você evitar. 

Estratégias para ads

Saber como criar um anúncio sem entender o funcionamento das principais plataformas de anúncios digitais pode ser um pouco difícil.

Por isso mesmo, conheça as três principais plataformas da internet.

Google Ads

Essa é a plataforma de anúncio do maior buscador da internet mundial. Se muita gente usa o Google diariamente, não é de se espantar que haja também anúncios neste que é a página inicial de muita gente.

O Google Ads usa uma lógica de pagar por clique, ou seja, o seu orçamento só é gasto quando uma pessoa clica em seu anúncio.

Para isso, na hora de configurar uma campanha na plataforma, você precisa especificar um preço por palavras-chave em que deseja anunciar.

Quer saber como usar o Google Ads? Confira: Google Ads: saiba como fazer anúncios qualificados para o seu negócio digital! 

Meta Ads

A Meta é a empresa responsável por duas das maiores redes sociais: Instagram e Facebook, para além do WhatsApp.

Antes conhecida como Facebook Ads, o Meta Ads permite que se crie uma campanha localizada e segmentada, de acordo com os interesses do usuário.

Ou seja, de acordo como a pessoa se comporta nessas redes, a plataforma consegue entregar anúncios próximos ao que ele engaja no Instagram ou no Facebook.

Aqui, você pode variar de acordo com cada rede social e criar formatos diversos, desde textos com imagens e vídeos, sejam Stories ou Reels.

YouTube Ads

O YouTube Ads nada mais é do que uma ferramenta do Google Ads. Aqui, o foco é em campanhas de vídeos que podem ser exibidos em diferentes formatos.

Os anúncios do YouTube podem ser exibidos antes ou durante um conteúdo. Eles podem ser “puláveis” ou não.

Por ser um tanto quanto “invasivo” os anúncios no Google Ads precisam ser muito bem usados, de forma a não causar um efeito inverso no usuário.

Como acompanhar resultados?

Configurando bem cada uma dessas campanhas, você terá uma estratégia que gerará resultados.

Mas, como acompanhar?

Seja no Google e YouTube Ads ou no Meta Ads, você pode acompanhar esses resultados pelas próprias plataformas.

Esse acompanhamento pode ser feito constantemente e tendo ciência de seus objetivos.

Quando acompanhado em tempo real, você poderá perceber mais rapidamente o que tem dado certo e, caso contrário, mudar a campanha para encontrar a melhor forma de chegar nos resultados esperados.

Avaliar esses resultados sempre será desafiador porque envolve conhecer seu público e interesses.

Esse é um dos pontos fundamentais para aumentar suas vendas. Quer saber mais, confira dicas para aumentar suas vendas!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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