Como encontrar afiliados para o seu negócio digital

Atualizado há mais de 3 semanas

O marketing de afiliados é uma das mais atrativas estratégias de vendas que os infoprodutores têm à disposição para divulgar seus produtos.

Mas, com certeza, encontrar afiliados é algo que muitas pessoas podem ter dificuldade, ainda mais se estiverem começando no ramo.

Por isso, saber como encontrar o afiliado perfeito para sua estratégia e entender onde eles estão, é parte fundamental de uma campanha de vendas de um infoproduto.

Se você está nessa missão de encontrar o afiliado perfeito para seu negócio, continue a leitura.

Como e onde encontrar afiliados?

O primeiro passo para o sucesso de seu negócio digital no marketing de afiliados é saber onde encontrar esses profissionais.

Basicamente, os afiliados são pessoas que divulgam um produto digital que estão em um programa de afiliados.

O programa de afiliados é possível por meio de uma plataforma em que infoprodutores disponibilizam seus produtos para que o afiliado possa escolher e divulgar, de forma que ganhe uma comissão por venda.

Essa comissão é muito estratégica para a campanha do infoprodutor, porque é ela quem pode definir se vale a pena ou não a divulgação do afiliado.

A comissão é definida pelo infoprodutor. Por isso, é muito importante ter taxas vantajosas como meio de atrair um afiliado.

Por tudo isso, é necessário, primeiramente, estar em uma plataforma de afiliados para encontrar um.

Atualmente, a Hotmart é uma das maiores plataformas de afiliados do Brasil e pode ser uma estratégia já iniciada por ela.

Na Hotmart, é possível escolher por modalidades de programas em que você aprova o afiliado — ou seja, decide quem pode divulgar o seu produto — ou abre para todos, sem um crivo.

Essa primeira modalidade é mais estratégica, enquanto a segunda pode gerar mais volume de pessoas divulgando o seu negócio.

Confira também: Onde vender infoprodutos como afiliado? 

Como escolher afiliados?

Na modalidade em que você escolhe os afiliados, é necessário fazer um crivo estratégico para uma pessoa divulgar seu produto ou serviço.

Essa maneira é mais estratégica de se promover o produto porque é justamente a escolha do afiliado que será determinante para o seu sucesso.

Algumas dicas podem ajudar a escolher o afiliado.

Determine o nicho que queira atingir

Ter um nicho bem determinado para divulgar seu público será o primeiro passo para achar os melhores afiliados para sua estratégia.

Isso porque alguns afiliados terão mais familiaridade em se comunicar com o público e ter facilidade em vender seu produto.

É claro que esse nicho deve ser pensado ainda no desenvolvimento do seu produto. Ou seja, o infoproduto deve ser feito para atingir um determinado público.

O seu afiliado, reconhecendo qual é esse público, poderá determinar melhor onde focar os seus esforços para divulgar o produto.

Avalie o mercado desse nicho

Outro ponto de avaliação considerando o nicho é a concorrência.

É claro que o estudo de concorrentes é feito também antes da divulgação e até mesmo da criação do produto, mas aqui, é preciso pensar se o afiliado não concorrerá com outro.

Nesse caso, tente sempre escolher um afiliado que possa divulgar de maneira diferente de outro. É importante que as divulgações se complementam, não concorram.

Tenha uma boa comissão

A comissão precisa ser vantajosa não para escolher um bom afiliado, mas para atraí-lo. Esse é o valor, em porcentagem, que a pessoa ganha por vendas que ela fizer de seu produto.

Esse valor precisa ser justo e competitivo, o que deve não só cobrir os custos de divulgação do afiliado, mas também dar lucro para a pessoa.

Você pode achar a comissão ideal fazendo uma pesquisa de mercado. Em plataformas como a Hotmart, você pode fazer isso conferindo o valor médio praticado por outros infoprodutores.

Frequente fóruns e grupos

Os afiliados possuem um recurso para achar o produto perfeito para eles divulgarem, mas é preciso ir atrás dessas pessoas também.

A maneira mais fácil de fazer isso é indo até grupos de discussão nas redes sociais e até mesmo em comentários de cursos, como os da Hotmart Academy.

Nesses locais, você pode falar de seu produto e encontrar os afiliados mais próximos de seu nicho.

Confira também: O que é coprodutor digital e como ele pode ajudar seu negócio? 

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Características que os afiliados devem ter

A tarefa de escolher um bom afiliado pode ser desafiadora, mas deve ser feita para que o seu negócio digital atinja o sucesso mais fácil.

Por isso, ao analisar o afiliado, leve essas características em consideração:

Qual o público que ele trabalha

O público do seu afiliado precisa ser bem próximo ao nicho do seu produto. Como já leu, é preciso ter isso bem estabelecido na concepção.

E o afiliado precisa conhecer esse público e se comunicar bem com ele.

Além de conhecer, escolha um afiliado que tenha uma certa autoridade nesse nicho, para que seu produto não seja associado a uma pessoa mal vista no nicho.

Os canais que ele utiliza para divulgar

Um afiliado pode utilizar diferentes recursos para vender o produto. Ele pode ser um influencer e divulgar em suas redes sociais; ser um especialista em ads para criar campanhas segmentadas; ter um blog e criar banners dentro dele…

São inúmeras possibilidades e, como você já leu, é importante não só escolher aquele que seu público consome, como também tomar cuidado para ter afiliados concorrentes e não ter o destaque devido no nicho.

A qualidade de conteúdo

Após analisar quais os canais que o afiliado trabalha, confira se seus conteúdos são de qualidade.

Aqui, é importante perceber o tom de voz, a linguagem, qualidade das imagens, dos vídeos, se a pessoa se preocupa em oferecer uma boa experiência ao usuário de suas plataformas…

Caso seja um afiliado que utiliza plataformas de ads, confira se ele tem alguma maneira que ajude a conferir seus anúncios, desde as copies às segmentações.

Todas essas dicas ajudarão a achar os afiliados perfeitos para a sua estratégia de crescimento do negócio digital. Que ainda pode contar com um grande aliado para a emissão de notas: a eNotas! Conheça agora mesmo!

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Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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