Infoproduto: o que é, como criar e como vender

Atualizado há mais de 3 semanas

Ganhar dinheiro na internet é um objetivo de muitos empreendedores, que buscam a criação de um infoproduto para alcançá-lo.

Os produtos digitais são resultados da transformação digital que atinge o mundo dos negócios ao longo dos últimos anos.

Por isso mesmo, uma das principais formas de empreendedores e novos empresários de ganharem dinheiro atendendo uma demanda cada vez mais tecnológica e virtual.

Quer saber o que é um infoproduto e como ele pode ser usado para lucrar na internet? Confira!

O que é infoproduto?

Infoproduto é um produto digital distribuído pela internet. Eles são vendidos ou fazem parte de uma recompensa para captação de leads, quando disponibilizados gratuitamente.

Normalmente, os infoprodutos são formatos que transmitem conhecimento. Uma forma de educar uma pessoa sobre algo.

Os infoprodutos não ganharam fama apenas por conta da popularização da internet. Mas também por conta da sua facilidade de produção, bem como o seu baixo custo para obtê-la.

Principais tipos de infoproduto

Os infoprodutos são variados. Eles podem ser:

A lista poderia ser muito maior, mas você precisa conhecer melhor esses que são os mais populares tipos de infoprodutos.

Ebook

Os ebooks são livros digitais e um dos infoprodutos mais populares da internet. Não é raro que eles sejam oferecidos como recompensas depois que uma pessoa preencha um formulário fornecendo seus dados em uma estratégia de captação de leads.

Esse infoproduto é um dos mais fáceis de ser produzido. Eles são feitos como identidade visual, um conteúdo rico e disponibilizado em formatos de PDF ou ePUB.

Outra vantagem que joga a favor do ebook é a sua facilidade de consumo, explicando a preferência das pessoas por baixarem esse formato de infoproduto.

Podcasts

Os podcasts são formatos em áudio que podem debater, contar uma história ou se debruçar sobre um tema específico.

Esse formato de infoproduto também tem ganhado o gosto do público por conta de sua facilidade de consumo.

Uma das grandes vantagens do podcast é a sua ampla abrangência de formatos dentro desse formato.

Como assim? Nos podcasts, há os formatos de mesa redonda, em que algumas pessoas debatem sobre o tema, o da entrevista e até mesmo em storytelling.

Videoaulas

As videoaulas são outro tipo de infoproduto já bem consolidado no meio digital. Graças aos cursos online e ao próprio formato de vídeo, o mais popular dentre os conteúdos digitais.

Elas são disponibilizadas em plataformas EAD ou em forma de “amostra grátis” de um curso em que se deseja aplicar.

Um outro exemplo de vídeo aula são os tutoriais.

Audiobooks

Como o nome denuncia, são livros narrados. Normalmente, são disponibilizadas em MP3, que podem ser baixadas e reproduzidas em qualquer dispositivo de áudio.

A grande vantagem desse formato é exatamente a sua facilidade de produção e o baixo orçamento que ela requer: basta um microfone e um local silencioso para produzir um audiobook.

Webinars

Trata-se de um vídeo sobre um evento online, normalmente transmitido ao vivo nas redes sociais como o YouTube.

Ainda que sejam muitas vezes usados em eventos ao vivo, os Webinars podem ser perpétuos, com possibilidade de deixar disponível ao público, ainda que possa perder exatamente uma de suas maiores vantagens: a integração com os espectadores.

Whitepapers

Já esse nome é menos comum, mas se mostra bem vantajoso. Trata-se de uma evolução do ebook.

Seu conteúdo é mais robusto, valendo-se de dados, pesquisas e até textos acadêmicos para garantir uma argumentação.

Ele é mais textual do que visual, logo, seu trabalho de identidade é menos dedicado do que o do ebook.

Normalmente, o whitepaper é voltado a um nicho mais específico. Por isso é menos popular e precisa ser desenvolvido em uma campanha mais objetiva.

Principais plataformas de infoprodutos

Um infoproduto carece de uma plataforma para ser armazenado e ela dependerá muito do formato que você o disponibilizar.

Por exemplo, podcasts possuem agregadores como o Spotify, Deezer e o Soundtrack. Outros, podem ter diversas opções.

Confira.

Hotmart

A Hotmart não é só uma das principais plataformas de infoproduto como também das que mais permitem a inclusão.

Além de ser uma plataforma para infoprodutos, ela ainda tem política de marketing de afiliados, contribuindo ainda mais com o marketing do produto digital.

Eduzz

A Eduzz também é uma plataforma bem robusta e abrangente quando o assunto é infoproduto, sem contar de seu espaço para afiliados.

Seu foco, no entanto, é mais voltado para produtores educacionais, sendo uma das principais plataformas de EAD do Brasil. 

Monetizze

Outra grande no mercado de plataformas para infoprodutos, a Monetizze possui ótimas ferramentas para conversão.

Ela também possui área para afiliados e permite uma boa integração entre ele, o produtor e o consumidor final.

Udemy

Talvez nenhuma outra plataforma tenha mais sucesso em cursos online do que a Udemy.

Famosa por seus cursos de baixo custo e totalmente acessíveis, ela é exatamente voltada para a produção de infoprodutos educacionais, tendo aproximadamente 40 milhões de alunos!

Como lucrar com a produção de infoprodutos

O que não restam são opções para lucrar com infoprodutos. Como você já leu, eles podem fazer parte de sua estratégia de marketing.

Eles podem ser a recompensa para que uma pessoa se converta em lead, fornecendo seus dados para baixar o infoproduto.

Mas não é apenas assim.

Faça lançamentos

Os lançamentos de produtos costumam movimentar uma base de lead. Essa estratégia pode fazer com que uma pessoa se atente a uma oferta especial ou a um novo produto na vitrine de sua empresa.

Aqui, é muito comum se trabalhar com gatilhos mentais que fazem com que uma pessoa, com o da urgência e o da escassez.

Tenha landing pages

É quase impossível falar de infoprodutos e não mencionar as landing pages, as famosas LPs no mundo digital.

Elas são páginas de captação de leads e uma pessoa efetivamente baixa o seu conteúdo. Ou melhor, onde ela fornece os dados para poder possuir o material.

As LPs servem, portanto, de iscas digitais, usando estratégias de inbound e copywriter para atrair a pessoa para a base de dados da empresa.

Tenha uma área de membros

A área de membros é aquela exclusiva para quem paga por seu infoproduto. Como exemplo, é muito comum no mundo dos podcasts um produtor ter episódios exclusivos para membros ou liberar antecipadamente algum antes de ir para o público em geral.

Isso pode acontecer também com vídeos, como aulas e webinars.

Agora que você sabe como lucrar com infoprodutos, não deixe de ter uma verdadeira máquina em auxiliar com as vendas de sua empresa: o emissor da eNotas.

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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