6 passos para conquistar seguidores no Instagram ideais para seu negócio hoje

Atualizado há mais de 3 semanas

Você pode até achar que conquistar seguidores no Instagram é pura vaidade e que uma grande audiência não é útil para o seu negócio. No entanto, um público crescente é a única alternativa caso o seu objetivo seja aumentar as vendas.

Outro ponto positivo é que mais seguidores geram credibilidade para a sua marca no Instagram. Quanto mais gente te segue, mais pessoas irão te seguir.

No entanto, pensar apenas em números de seguidores não traz resultados. O que impacta seu negócio é a qualidade desses seguidores, ou seja, o quanto eles podem se interessar pelo seu conteúdo e, consequentemente, pelo seu serviço.

E é pensando no seu sucesso que hoje vamos te contar como conquistar seguidores no Instagram ideias para o seu negócio, aqueles que além de engajamento vão te gerar renda.

Detalhe: todas as dicas foram testadas por nós!


Por que conquistar seguidores no Instagram?

Para aumentar as conversões!

Como empreendedor, já deve saber que nem todo mundo que te segue nas redes sociais ou entra em contato vai se tornar um cliente seu. Seja por incerteza, preço ou até por preferir seu concorrente. Acontece!

Portanto, você nunca conseguirá fazer com que 100% dos seus seguidores no Instagram se tornem clientes. A solução é procurar atrair continuamente mais seguidores alinhados com o seu conteúdo e com os valores da sua marca. Maior o número deles, maiores as chances de conversão.

Mas o que são seguidores ideias para um negócio?

São aqueles que:

  • têm as características da sua persona (aquela pessoa que estaria dentro do seu público-alvo e representa seu cliente);
  • têm interesse nos assuntos que você aborda nas suas publicações no Instagram;
  • têm interesse por conteúdo do mesmo nicho que o do seu negócio;
  • têm chances de se tornarem clientes;
  • têm chances de recomendar seu conteúdo e seu perfil para outras pessoas.

Além dos melhores seguidores poderem se tornar consumidores do seu serviço ou seu produto, são eles que garantem as boas taxas de engajamento no Instagram.

Para conseguir esses benefícios, confira (e aplique!) os passos que compartilhamos abaixo para conquistar seguidores no Instagram!

1. Seja criterioso com o conteúdo que posta

Primeiro, é necessário que você saiba as características e as necessidades de quem compraria do seu negócio. Depois, é preciso produzir conteúdo 100% alinhado com os interesses desse público.

Então, seja criterioso com as suas ideias para publicações e, mesmo para testes, se pergunte: “O meu cliente ideal gostaria de saber sobre isso? Eles gostariam de ter acesso a essa informação?

A partir daí, publique aquilo que:

  • atende aos interesses do seu potencial cliente (seu público);
  • mostra aos novos seguidores a identidade da sua marca;
  • está inserido no nicho em que você atua;
  • fala da realidade de quem te segue.

Caso publique aquilo que aparentemente engaja só porque espera mais seguidores e curtidas, estará fadado a atrair pessoas com interesses que não estão conectadas ao seu negócio. Assim, seu perfil pode até conquistar seguidores, mas eles jamais se tornarão clientes.

Por esse motivo, a dica mais importante é sobre conteúdo.

2. Escolha os tópicos a serem abordados a partir da identidade da marca

Se te perguntarem porque você segue determinado perfil no Instagram, é possível que saiba responder o tipo de conteúdo que ela compartilha.

Pode ser sobre moda plus size, sobre produtividade no trabalho, sistemas de salão de beleza, fotos incríveis, a rotina em determinada empresa, por exemplo. Em todo caso, é provável que você responda com facilidade sobre o quê aquele perfil trata.

É por isso que sua marca também precisa ter tópicos-chave para abordar. Isso fará com que seu perfil seja reconhecido por algo e trará seguidores engajados que podem se tornar divulgadores e clientes da sua marca.

Para escolher os tópicos centrais que farão parte do conteúdo dos Stories e dos posts no feed do seu Instagram, pense o seguinte:

  • se minha marca fosse uma pessoa, sobre o que ela falaria?
  • quais assuntos meu público está disposto a defender e a debater?
  • com que tipo de conteúdo posso empoderar meus seguidores?

Use estas questões como norte para que possa definir tópicos.

Por fim, basta usar esses assuntos como base para seu planejamento de pautas.

3. Utilize uma plataforma para crescimento de Instagram

Gerenciar um perfil no Instagram exige dedicação e consistência sim. Mas existem recursos que permitem que o empreendedor ganhe tempo e consiga fazer muito mais dentro dessa rede social.

Por isso, uma plataforma para gerenciar e crescer no Instagram pode ajudar muito quem está buscando conquistar seguidores, ampliar as ações de marketing e agendar posts.

Conhecida também como automação no Instagram, uma plataforma dessas tem múltiplas funções e é usada por muito mais gente do que imagina. Mas se eles não te contam, deixamos isso claro pra você!

Nossa dica para escolher uma plataforma para Instagram é procurar uma que seja fácil de usar, de entender e de executar as ações. Por que assim você não perde tempo e nem tem dor de cabeça.

4. Se conecte com os parceiros complementares no Instagram

Fazer parcerias no Instagram com outras marcas é uma boa oportunidade para conquistar seguidores qualificados. No entanto, é preciso ter atenção ao escolher com quem colaborará.

É por não ter atenção a esse ponto que muitos negócios se decepcionam ao contratar influenciadores digitais.

Sejam parcerias com influencers ou com outros negócios, é preciso avaliar se o perfil tem como seguidores o público ideal para você. Além disso, o conteúdo dos parceiros precisa ter sinergia com o seu.

Assim, é possível conquistar seguidores que tenham um interesse genuíno em te seguir e já predispostos a comprarem da sua marca.

5. Promova seu perfil no Instagram para seus leads e clientes

Pode reparar: quanto mais seguidores um perfil no Instagram tem, mais rapidamente ele passa a adquirir novos seguidores. Isso ocorre porque um maior número de pessoas seguindo seu conteúdo sinaliza credibilidade e interesse no que seu negócio faz.

E como seu objetivo é conquistar seguidores qualificados que realmente podem se tornar clientes, é preciso que comece criando a sua base com as pessoas certas. Por isso, promova seu perfil para contatos e clientes que te conhecem.

Isso aumenta muito as chances do seu perfil ser recomendado a colegas. Afinal, quem te conhece pode ser um ótimo promotor da sua marca.

6. Anuncie no Instagram

Em algumas situações, especialmente em momentos que você precisar liberar descontos e fazer ações de vendas especiais, anunciar no Instagram Ads é uma excelente pedida.

O melhor é que, ao fazer isso, você pode selecionar todas as características de quem quer atingir. É possível escolher a faixa etária, localização, profissão, interesses, gênero, comportamento e outros detalhes, o que torna mais fácil atingir o público ideal com uma estratégia de marketing inclusivo.

Outra vantagem em patrocinar conteúdo via Instagram é que, caso você não conheça muito bem seu público, poderá identificá-lo por meio das informações de conversão. A partir dos seus anúncios segmentados, irá ver qual público escolhido clicou mais e realizou uma ação.

Por fim, se ainda acredita que fazer anúncios no Instagram representa um gasto que pode ser evitado, repense essa crença! Afinal, com a rede social com espaços cada vez mais concorridos, anunciar se torna cada vez mais essencial.

A dica é: para ter retorno nesse investimento, saiba qual é o valor de aquisição de um novo cliente e quanto você precisará conseguir de conversão para cobrir o custo de anunciar.

Uma dica para aplicar agora os 6 passos para conquistar seguidores no Instagram ideais para seu negócio

Nós sabemos que quem empreende mal tem tempo para ler, quem dirá para executar ações de marketing. Mas acredite, você precisa reservar um tempo na sua semana para o Instagram!

É com esse esforço que dará visibilidade a sua marca, criará relacionamentos com possíveis clientes e ainda conseguirá vender para as pessoas que confiam na sua autoridade na área.

Portanto, nossa recomendação aqui é que você tire pelo menos um dia para se dedicar ao Instagram e, mesmo que tenha uma pessoa te ajudando, programe posts e automatize tudo aquilo que faria de forma repetida e manual.

Faça o melhor conteúdo que puder pensando no seu público e, por fim, seja consistente! Seu nome só se fortalecerá a medida em que se tornar conhecido.

É o que sempre dizemos: presença e relevância no Instagram são uma construção diária. Mas quem investe nessa plataforma sabe que os resultados colhidos são incríveis e duradouros.

Preparado para colocar em prática? Conta pra gente qual passo você vai aplicar primeiro para conquistar seguidores no Instagram ideais para seu negócio!

---

Guest Post produzido pela equipe do Bume, plataforma para crescimento e gestão de perfis no Instagram.

Ludmila Alves

Jornalista especialista em Instagram, conteúdo e SEO. Integra a equipe de marketing do Bume, plataforma para crescimento e gestão de perfis no Instagram.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.