Consulta de Nota Fiscal Eletrônica: Quais cidades suportam esse recurso?

Atualizado há mais de 3 semanas

A Consulta de Nota Fiscal Eletrônica é fundamental para que as empresas tenham um controle mais assertivo a respeito de sua saúde fiscal e financeira.

Além disso, é uma forma de aumentar a inteligência comercial para seus negócios, de modo a possibilitar uma avaliação de seus clientes ou fornecedores, por exemplo, identificando qualquer falha/problema no processo de emissão de nota. 

Entretanto, existem diversas maneiras de se fazer essa consulta e, para aqueles que procuram escalar e crescer no mercado, existem soluções práticas e eficientes que retornam todos esses resultados com pouquíssimos cliques.

No mais, não dá para vencer a concorrência utilizando métodos obsoletos ou que gastam muito tempo e energia da sua equipe, não é mesmo?

Neste post, vamos esclarecer o que é a Consulta de Nota Fiscal, como você pode fazê-la de modo automático e quais cidades suportam esse recurso, visto que o exercício desta atividade depende da oferta de possibilidade de cada município. Confira e tire suas dúvidas!

O que é a Consulta de Nota Fiscal Eletrônica?

A Consulta de Nota Fiscal Eletrônica é um procedimento necessário para que as empresas validem suas documentações fiscais com a Prefeitura.

Esse trabalho de consultar notas fiscais eletrônicas geralmente é indispensável para contadores que atendem empresas, instituições financeiras depositárias, instituições de investimentos, departamentos financeiros que precisam analisar clientes e fornecedores.

Essa consulta permite que as empresas saibam se as notas são autorizadas, canceladas, inutilizadas e, nos sistemas de análise de NF-e mais modernos e tecnológicos, até obtenham relatórios completos a respeito das empresas envolvidas nas vendas ou compras de produtos ou serviços. 

E, para que essas consultas sejam realizadas, temos dois caminhos: a forma manual (por meio do site da Secretaria da Fazenda) e a maneira automatizada (via solução de software).

Caso queira entender mais a fundo sobre a questão, não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre : “Como Consultar Nota Fiscal tomada”.

O que precisa ficar claro aqui é que o processo manual trata-se de um trabalho que não otimiza o seu tempo, nem sequer é estável, uma vez que o sistema sofre diversas instabilidades durante as semanas. 

E, dentro desse cenário, existem as notas prestadas e as notas tomadas

As notas prestadas são aquelas emitidas pela empresa, já as notas tomadas

são aquelas emitidas contra o seu CNPJ. 

São esses documentos que fazem a identificação das operações na qual você representaria o tomador (contratante) de um terceiro, um prestador de serviços.

Em muitos casos, essa consulta é feita uma por uma, seja pela própria empresa, ou pelo contador por meio do portal da prefeitura, um serviço nada sofisticado!

Portanto, se você é um ERP, por exemplo, e pretende facilitar todo esse processo para os seus clientes, o ideal seria automatizar o processo de consulta e monitoramento de Notas Fiscais de Serviços.

Além de entregar uma melhor experiência para eles, você acaba saindo à frente do mercado, ganhando mais destaque.

Curiosidade

Confira nosso conteúdo sobre: Como consultar Notas Fiscais de Serviços tomados.

Quem precisa consultar notas fiscais eletrônicas? 

Como foi dito anteriormente, a motivação desta consulta nem sempre é necessariamente a mesma, mas todas têm sua importância e objetivos específicos.

Por exemplo, esses documentos podem ser consultados para ajudar a decidir se fornecedores ou clientes são confiáveis e cumpriram seus pagamentos e também para analisar o score de outras empresas antes de fechar um negócio. 

Para que você tenha uma visão mais ampla do cenário, preparamos uma listagem com alguns perfis:

  • Empresas que têm fornecedores (indústria química, empresas varejistas, empresas alimentícias, entre outras); 
  • Fornecedores que precisam analisar seus clientes (produtores do agronegócio, indústria têxtil, exportadoras, entre outras);
  • Instituições financeiras depositárias (fintechs, bancos, factorings, FIDCS, entre outras);
  • Instituições contratuais (companhias de seguros e fundos de pensões, assessorias financeiras, entre outras);
  • Instituições de investimentos (bancos de investimentos, subscritores, corretoras, entre outras)
18 principais perguntas sobre nota fiscal eletronica
Ebook: As 18 principais perguntas sobre nota fiscal eletrônica

Como fazer a consulta e o monitoramento de notas fiscais eletrônicas prestadas e tomadas de modo automático?

Não resta dúvidas de que por meio do monitoramento e consulta de notas fiscais eletrônicas, você irá economizar tempo e, ainda, garantirá mais segurança para o seu negócio, já que o trabalho automático não estará sujeito a esquecimentos ou erros humanos.

Além do mais, não importa qual o porte da empresa, estar de olho nas notas fiscais prestadas e tomadas  é fundamental para evitar problemas com o Fisco. 

Vale reforçar que qualquer descuido relacionado à emissão incorreta ou cancelamentos de notas é um fato a se atentar, pois essas situações podem causar muita dor de cabeça quando você tiver de declarar suas movimentações junto à Receita Federal.

E, dentro desse cenário, pensando em facilitar todo esse processo, surge o eNotas Consulta, uma ferramenta capaz de monitorar suas notas fiscais na velocidade da luz!

Por aqui, você será capaz de consultar as notas fiscais dos últimos 12 meses em poucos segundos a qualquer momento - é síncrono, é automágico

Uma simples integração te permite monitorar, tanto notas fiscais tomadas, quanto emitidas, com zero adaptação!

São vários os benefícios! Chega de esquentar a cabeça por não conseguir monitorar suas notas fiscais e ser pego de surpresa na virada do mês pela instabilidade do sistema prefeitura, e ficar tendo de passar por uma aventura para deixar a sua contabilidade em dia.

Detector de nota cancelada

Fique sabendo se uma nota tomada foi cancelada para você tomar ações rápidas e evitar dores de cabeça.

E também de nota emitida!

Seja um espelho da prefeitura, fique sabendo de todas as notas fiscais emitidas/canceladas pelas empresas de seus clientes quase em tempo real — mesmo se a prefeitura estiver fora do ar!

atenção

Não há a necessidade de certificado digital na maioria das cidades!

Ficou simples incluir muito mais empresas no seu monitoramento já que o certificado digital é opcional em centenas de cidades.

Quais cidades suportam esse recurso?

É preciso dizer que a oferta dessa possibilidade está vinculada a cada prefeitura, ou seja, depende da limitação de cada município.

Aqui na eNotas, temos catalogado boa parte das regiões onde o serviço pode ser oferecido, como exemplo podemos citar algumas localidades onde é possível realizar o monitoramento de notas prestadas:

  • São Paulo - SP
  • Barueri- SP
  • Itu - SP
  • São Bernardo do Campo - SP
  • Rio de Janeiro - RJ
  • Angra dos Reis - RJ
  • Niterói - RJ
  • Recife - RE
  • Joinville - SC
  • Rio do Sul - SC
  • Belo Horizonte - MG
  • Uberlândia - MG
  • Porto Alegre - RS
  • Cascavel - PR
  • Pinhais - PR
  • Vitória - ES
  • Vila Velha - ES 

*Entre em contato com a nossa equipe e consulte a viabilidade da sua região. 

A lição mais importante: Não deixe para depois!

Recorrer a uma solução eficiente e escalável permite que sua empresa perca menos tempo com rotinas burocráticas.

Esse é o momento de deixar as dores e as preocupações para trás e seguir o caminho automatizado da consulta de notas fiscais eletrônicas.

Trata-se de um cuidado que não pode ser visto como um excesso de zelo, mas sim, como mais uma atribuição de checagem dos dados vitais na rotina contábil da sua empresa.

Vivencie uma nova experiência em monitoramento de notas fiscais eletrônicas!

Conheça o eNotas Consulta

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.