Contabilidade em tempo real: o que é e como fazer?

Atualizado há mais de 1 semana

A ação da tecnologia nas rotinas das empresas tende a modernizar as operações. Bem como a atender o nível de exigência de clientes com as entregas do produto e do serviço prestado. A contabilidade em tempo real é um efeito de um novo tempo que pede agilidade. 

Mais do que uma consequência da pandemia, a integração entre o contador e o cliente já pedia, antes da crise sanitária, mais agilidade e modernização. 

As otimizações e a rapidez sem perder a qualidade das entregas fazem parte dessa nova rotina moderna que não é mais uma característica do contador do futuro, mas sim, de uma contabilidade do presente. 

Se sua empresa ainda não pensou nisso ou se você quer saber mais sobre como aplicar a contabilidade em tempo real em seu escritório, acompanhe esse texto. 

O que é contabilidade em tempo real?

Antes de saber como aplicar a contabilidade em tempo real, é preciso entendê-la. Trata-se exatamente de um serviço contábil que atualiza as finanças de seu cliente de forma simultânea. 

Para isso, é necessário agir digitalmente, eliminando papéis e documentos físicos que, recorrentemente, são associadas às vidas de todo o contador

Em uma operação em nuvem, elimina-se todo o processo de analisar dados que poderiam chegar depois de uma tomada de decisão, fazendo com que as estratégias sejam mais eficientes e ágeis. 

Qual a função da contabilidade?

Nesse sentido, vale salientar a função da contabilidade em uma empresa. Trata-se de uma ciência que estuda — e põe em prática — as operações de uma administração econômica de um negócio. 

Portanto, todas as atividades financeiras de uma organização são gerenciadas por seu setor contábil, que controla, registra e decide estrategicamente as alocações monetárias da empresa, sempre pensando no melhor para o seu patrimônio

Qual a sua importância?

Como toda contabilidade, a de tempo real tem papel crucial para a tomada de decisão de uma empresa.

Mas, como o próprio nome entrega, é necessário agilidade e simultaneidade nas atualizações. Isso fortalece a ideia de uma decisão estratégica tomada de forma real e condizente com as condições atuais da organização.

E quando se fala em contabilidade, é preciso pensar que a organização é ninguém menos do que o próprio cliente.

Seja ela interna ou externa é necessário pensar na importância que a contabilidade em tempo real tem para uma entrega eficiente, com as entregas adequadas e reais para o cliente.

É preciso mencionar ainda o uso de ferramentas de finanças digitais, que fica implícito nesse entendimento de contabilidade em tempo real.

Essas ferramentas não só potencializam os serviços da contabilidade — com a já citada agilidade — como também aproximam o contador do seu cliente. 

Mas, você começa a entender quais as vantagens de uma contabilidade em tempo real e, para isso, é necessário um tópico à parte. Leia agora. 

Quais as vantagens da contabilidade em tempo real? 

Como você pode ter percebido, a agilidade é a grande vantagem da contabilidade em tempo real. Leu também sobre a proximidade entre o escritório contábil e seu cliente. 

Mas não é só (tudo) isso. Tem mais. 

Aumento da produtividade

A contabilidade em tempo real é ágil. Isso significa rapidez e a ressignificação de processos antes burocráticos. Tudo isso tem um resultado muito simples: produtividade

A qualidade é amplificada

A resolução rápida de processos contábeis, com ferramentas aderentes ao serviço prestado, só pode qualificar ainda mais a solução do escritório contábil. 

Facilidade ao acesso de informações

Mais um fator que é reflexo dos dias atuais. Ter acesso fácil às informações fiscais e contábeis, faz com que o cliente se sinta ainda melhor atendido, sem processos protocolares burocráticos

Gestão facilitada

Mais uma facilidade como vantagem. Aqui, trata-se da gestão de documentos. Mandar envelopes, fichas e tantos papéis não é mais uma opção. Em nuvem, tudo fica mais simples de ser resolvido.

Maior perspectiva de crescimento

Aderir à contabilidade em tempo real é ser aderente aos tempos modernos. Não é mais algo a se pensar para o futuro: trata-se de uma característica que já é cobrada agora. 

Isso significa que as perspectivas de crescimento são muito maiores do que as de empresas que insistem em adotar processos (agora) antigos. 

Redução de custos 

Com a redução de papel, envios de documentos, reuniões, etc., todo o serviço é mais barato, com investimentos realizados em processos modernos que farão reduzir outros que pediriam mais recursos. 

Como fazer contabilidade em tempo real?

Para fazer uma contabilidade em tempo real, é preciso modernidade e tecnologia de ponta. Nesse sentido, é preciso falar do GW Consulta. 

As notas fiscais são um dos documentos mais importantes de uma gestão contábil e fiscal e fazer sua consulta é importante, mas não um motivo para gastar muito tempo. 

O GW Consulta da eNotas atende em tempo (quase) real tudo o que acontece com as NF de serviço ou de produtos que envolvem sua empresa. 

Uma solução diferente de tudo o que você já viu, em velocidade alta sem depender de prefeitura ou da Sefaz.

Tudo de maneira integrada, com APIs REST JSON, que permite monitorar suas notas fiscais em todo o Brasil.

Tenha agora mesmo uma contabilidade em tempo real com o GW Consulta da eNotas!

Head de Marketing na eNotas
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.