Como consultar a disponibilidade da Sefaz?

Atualizado há mais de 1 semana

Neste guia, você vai aprender a como fazer a consulta da disponibilidade da Sefaz manualmente e entender os gargalos que existem nesse processo. Confira!

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), é o órgão público responsável pela arrecadação de tributos, tendo também o dever de autorizar e monitorar a emissão de notas fiscais.

Nesse cenário, um dos grandes impasses que existem para quem consulta manualmente as notas fiscais eletrônicas é a disponibilidade da Sefaz, pois algumas instabilidades no servidor pode gerar a indisponibilidade.

Neste post, você vai ficar por dentro de como é feito o monitoramento de disponibilidade da SEFAZ, qual a sua importância e as dificuldades desse processo. Acompanhe e entenda.

Por que consultar a disponibilidade da Sefaz?

A consulta é importante pois, é uma forma de orientação do contribuinte, assim, sabendo de uma indisponibilidade ou lentidão, por exemplo, a pessoa não precisa gastar tempo tentando emitir notas nessas condições. 

Além disso, a consulta é também uma oportunidade de análise do contribuinte para que seja tomada ou antecipada alguma decisão, de modo a gerar menos prejuízo ao seu negócio.

Como consultar a disponibilidade da Sefaz manualmente?

Os serviços prestados pela Secretaria da Fazenda podem passa por instabilidades em seus  web services, ficando indisponível temporariamente, e o pior, sem aviso prévio.

Certamente, situações como essa impactam o processamento de transações que dependem do órgão, como por exemplo, a consulta e a emissão dos tipos de notas fiscais.

Portanto, para ajudá-lo a verificar o status da disponibilidade da Sefaz, bolamos um passo a passo sobre como efetuar esse monitoramento. Veja!

Passo 1: Acessar o Portal da NF-e e clicar na aba “Serviços” e selecionar a opção “Consultar Disponibilidade”.

Para verificar a disponibilidade da Sefaz, basta acessar o Portal da NF-e e clicar em “Serviços”. Após isso, você deverá selecionar a opção “Consultar Disponibilidade”.

consultar-disponibilidade


Passo 2: Verificar o painel informativo

Assim que cumprir o primeiro passo, você será redirecionado para uma tela que conterá um painel denominado “Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços”.

visao-geral

É neste espaço que você fará a análise do status, conforme a variação das cores da legenda abaixo:

legendas-da-disponibilidade


!

Atenção!

Apesar de não ser muito recorrente, é preciso ressaltar que pode haver problemas internos na plataforma da Sefaz, e isso acaba gerando uma informação errada ao contribuinte como, por exemplo, o painel mostrar um status verde, mas na verdade está amarelo ou vice-versa.

Como fazer a consulta com auxílio do web service?

Como forma alternativa a essa consulta, o site da Sefaz permite que esse processo seja realizado por meio do uso de um certificado digital

Para seguir por esse caminho, basta acessar o  Portal da NF-e, na aba “Serviços” e selecionar a opção “Relação de Serviços Web”, como mostra a imagem abaixo:

relação-de-serviços-web


Após isso, você será redirecionado para uma tela onde aparecerá  as seguintes instruções para procurar o seu autorizador:

relação-de-serviços-web2

Ao escolher o seu autorizador, ele virá acompanhado de uma URL, que basta ser copiada e posteriormente colada na barra de endereço do navegador.

Entretanto, é preciso lembrar que, mesmo para essa simples consulta é necessário o uso do certificado digital para autenticar a conexão com o web service.

Conclusão

Nesse post, você ficou por dentro da importância em se saber a disponibilidade da Sefaz, e também os passos a se tomar para realizar esta consulta. 

Agora que já entendeu como funciona esse processo, que tal descobrir como é feita a consulta de notas fiscais para cada tipo de nota?

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.