Como usar o estúdio de criação do Facebook na sua estratégia de marketing

Atualizado há menos de 1 semana

Atualmente, ter estratégias de marketing  é um requisito essencial para empresas e negócios que querem crescer no mercado. As próprias redes sociais se tornaram canais de divulgação, oferecendo até mesmo ferramentas e funcionalidades para ajudar a colocar em prática essas estratégias. 

O Facebook é uma das redes sociais que mais se destaca nesse sentido, disponibilizando uma série de funções interessantes para quem deseja desenvolver o marketing digital. Um exemplo disso é o estúdio de criação do Facebook, tema do nosso post de hoje! Para entender o que é e como funciona essa ferramenta, continue com a gente por aqui. 

O que é o estúdio de criação do Facebook?

O Estúdio de Criação ou Creator Studio é uma plataforma disponibilizada pelo Meta para facilitar o trabalho de quem administra um negócio digital e usa o Instagram e o Facebook para divulgação ou venda. 

Uma das grandes vantagens é que a plataforma é totalmente gratuita e reúne funcionalidades interessantes. Algumas elas são:

  • Agendar conteúdos em páginas ou perfis;
  • Acessar métricas de performance;
  • Acessar dados sobre os seguidores;
  • Interagir com os seguidores por meio de comentários e mensagens pessoais.

O Creator Studio é indicado para negócios e criadores de conteúdo que usam o Facebook e o Instagram. 

Para que serve o estúdio de criação do Facebook?

O Creator Studio tem como objetivo otimizar o tempo de quem administra mídias sociais e maximizar a produtividade. A ferramenta também ajuda a reduzir erros, já que permite a automatização de algumas tarefas, como a publicação dos conteúdos.

Por isso, o estúdio oferece muita praticidade na hora de fazer alguma publicação. Caso ela precise ser feita no final de semana, feriado ou outras datas especiais, por exemplo, você pode deixá-la programada e o Meta publica o post para você. Simples e fácil para colocar sua estratégia de marketing em prática!

Assim, as redes do seu negócio ficam sempre atualizadas! Além disso, podemos citar também os principais usos do Creator Studio:

  • criação, postagem e agendamento de posts
  • gerenciamento de interações de todas as páginas (DM’s no Instagram, Messenger, ou comentários nos posts do Facebook);
  • gestão do conteúdo de páginas do Facebook e perfis do Instagram;
  • gerenciamento e administração da monetização das publicações;
  • metrificação e análise de resultados, como novos seguidores. 

Como acessar o Creator Studio? 

Para acessar a ferramenta, é só digitar business.facebook.com/creatorstudio/home no desktop. No celular, basta pesquisar por Estúdio de Criação Facebook.

Com o login sendo feito, o administrador tem duas opções: gerenciar as páginas do Facebook ou as contas no Instagram. Tenha em mente que somente as pessoas autorizadas a gerenciarem uma página de Facebook e Instagram estão aptas a utilizar o Creator Studio.

Como usar o estúdio de criação do Facebook?

Ao entrar, há uma barra de opções à sua esquerda com opções para criar uma publicação nova, ver notificações, acessar posts agendados, gerenciamento de arquivos, entre outras. 

Na própria página inicial, é possível postar um story, um vídeo ou entrar ao vivo para a sua audiência. Logo abaixo, há recomendações feitas pelo próprio site para ajudar o seu negócio. 

Ainda na  página, há um carrossel com as últimas novidades do Creator Tool.. Abaixo, há uma área com seus últimos posts, com alguns números de engajamento e visualizações. 

Criar nova publicação

Para criar uma publicação, é só clicar no botão “Criar Novo” e, logo depois, clicar em “Criar publicação”.

“Publicar textos e links” é destinado para a legenda. Em “Mídia”, você pode adicionar fotos e vídeos emudar o tamanho das imagens: é só clicar em “Editar”. Além disso, você pode “Transmitir ao vivo”. 

Estatísticas

As estatísticas podem fornecer insights importantes para saber como está o desempenho dos posts e se a sua estratégia de marketing está funcionando como deveria. Por isso, no Creator Studio, há uma análise completa das métricas, como:

  • alcance das publicações;
  • número de seguidores;
  • engajamento;
  • cliques nos links das publicações;
  • compartilhamentos;
  • reações.

Biblioteca de conteúdos

Na biblioteca de conteúdos, é possível ver os conteúdos programados, publicados e os rascunhos. Assim, você consegue administrar e organizar todos os conteúdos, acompanhando tudo que está sendo feito. 

Monetização

Um pagamento do Facebook Ads por meio de anúncios em seus vídeos é conhecido como payout. Nessa aba, você pode configurar e editar suas formas de pagamento. Você pode visualizar suas transações anteriores, fazer o download de faturas e extratos de remessa e editar as configurações da sua conta.

Ferramentas criativas

Nas ferramentas criativas, você tem opções de sons e músicas gratuitas para colocar em seus vídeos e compartilhá-los sem problemas de direitos autorais. 

Ferramentas do estúdio de criação para Instagram

Agora que nós já entendemos como as ferramentas para criação de posts funcionam no Facebook, vamos ver como o estúdio opera no Instagram. 

Criar publicação

Para criar um post, é só acessar o aplicativo e clicar em “Criar novo” no Creator Studio. Depois, escolha entre um post no feed ou IGTV.

Tudo é bem parecido com os comandos do Facebook, então é só seguir as mesmas  instruções. A opção de agendar publicação também está disponível no Instagram, e você pode fazer agendamentos simultâneos tanto para o Facebook quanto o Instagram de forma simples.

Também é possível ajustar os detalhes de publicação para o Instagram, para que as suas postagens saiam de forma correta. 

Biblioteca de Conteúdos

A tela de gerenciamento do Instagram no Estúdio de Criação começa na Biblioteca de conteúdos, onde você consegue agendar posts, carrosséis e vídeos para o IGTV.

Estatísticas

Nas estatísticas, é possível ver as interações dos últimos 7 dias, visitas ao link, alcance e até impressões. A aba também fornece as principais informações sobre o seu público, como idade, gênero e localização, dados muito importantes para que você entenda melhor seu público!

Essas métricas são essenciais para analisar seu trabalho e o desempenho da sua rede, além de ajudar a decidir os próximos conteúdos. 

Vantagens de usar o estúdio de criação do Facebook

Como você pôde ver, o estúdio de criação reúne em um só lugar tudo que você precisa para administrar páginas do Facebook e Instagram. Essa ferramenta é um verdadeiro facilitador do trabalho de social media, especialmente se você é empreendedor ou se precisa administrar mais de uma página. 

Com o estúdio, fica muito mais simples manter as redes sociais atualizadas, ganhar tempo para investir em outras atividades, melhorar a produtividade e a organização e analisar resultados. Sua estratégia de marketing pode ser otimizada e você consegue observar o que está dando certo e o que precisa melhorar. 

Esperamos que este post tenha te ajudado a entender melhor como usar o estúdio de criação do Facebook na sua estratégia de marketing! Para continuar aprendendo mais sobre ferramentas interessantes para seu negócio, continue por aqui. 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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