febraban
NEGÓCIOS

Febraban: O que é? Para que serve?

Atualizado há mais de 1 semana

Você sabe o que é a Febraban, o que ela representa e qual a sua importância para software houses?  Descubra neste nosso post!

O ato de realizar transações comerciais por meio de instituições financeiras é uma prática comum no dia a dia de muitos brasileiros.

Especialmente com a chegada do PIX, a praticidade na execução dessa atividade tornou o processo ainda mais fomentado. 

Acontece, que existe um órgão para gerir, representar e desenvolver esse setor bancário no Brasil, a Febraban.

Você já deve ter visto o nome “Febraban” em notícias relacionadas a bancos e instituições financeiras. 

Se você quer descobrir mais sobre essa associação brasileira e tirar suas dúvidas a respeito, então continue com a gente!  

O que é a Febraban?

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é uma entidade sem fins lucrativos que representa os bancos brasileiros e demais instituições financeiras do país.

Segundo os dados do portal oficial, atualmente, cerca de 120 instituições financeiras em atividade no Brasil são associadas à Febraban. Isso representa em torno de 98% das instituições financeiras com operação ativa no Brasil! 

Portanto, é inegável a grande importância que a entidade representa  para o funcionamento do setor bancário e do mercado financeiro em geral.

Curiosidade

A Febraban existe desde 1967, e sua sede física fica na capital paulista, apesar de atuar em todo o país.

Para que serve a Febraban?

A respeito da atuação deste órgão, a grande dúvida que geralmente percorre a cabeça de muitas pessoas é: 

“A Febraban realiza algum tipo de operação financeira?”

A resposta é NÃO!

Essa entidade não realiza nenhum tipo de operação financeira!  Logo, podemos dizer que ela nada tem a ver com operações de:

  • Empréstimos
  • Financiamentos
  • Transferências de valores
  • Aplicações
  • Captação de recursos de investimentos
  • Recebimentos de depósitos de poupança

Bom, agora você possa estar se perguntando:

“Ué, mas o que ela faz então, para que ela serve?”

O papel da Febraban está voltado 100% para a área institucional e regulatório

Portanto, a atuação do órgão está pautada em dois grandes pilares: preservar os interesses dos bancos e, ao mesmo tempo, proibir práticas abusivas do setor, como taxas de juros excessivas para empréstimos e cheque especial, por exemplo.

Além disso, a Febraban serve como uma importante fonte de informação sobre o setor financeiro, já que disponibiliza no seu site pesquisas e artigos abertos ao público sobre:

  • Estatísticas econômicas;
  • Panoramas da economia;
  • Pesquisas sobre uso de serviços bancários;
  • Regulação bancária;
  • Feriados bancários;
  • Dicas de segurança aos bancarizados.

Indo mais a fundo, podemos citar também a própria linha de atuação descrita pela própria entidade em seu site oficial:

  • Propor e defender mudanças ou edição de normas que aumentem a eficiência do sistema financeiro e o aprimoramento dos seus instrumentos;
  • Desenvolver e manter canais de comunicação com o Executivo, Legislativo, Judiciário, Associações de Classe, Órgãos de Defesa dos Consumidores, Sindicatos e demais entidades e organismos nacionais e internacionais;
  • Coordenar, quando necessária, a contratação de profissionais para a defesa de legítimos interesses dos associados;
  • Realizar e divulgar estudos e pesquisas visando o aperfeiçoamento do sistema financeiro;
  • Comunicar o papel e atuação do sistema financeiro, de forma pró-ativa;
  • Manifestar-se, quando for o caso, sobre temas de interesse da opinião pública;
  • Desenvolver programas de formação e qualificação para os funcionários dos associados;
  • Implementar programas de autorregulação;
  • Divulgar aos associados informações relevantes sobre assuntos objetos de sua atuação;
  • Incentivar e apoiar projetos voltados à preservação da biodiversidade e do uso racional dos recursos naturais;
  • Incentivar e promover o financiamento de iniciativas que estejam em harmonia com o desenvolvimento sustentável.

Ainda, sobre os valores, visão e missão da instituição podemos destacar:

Valores

  • Promover valores éticos, morais e legais 
  • Valorizar as pessoas, o trabalho e o empreendedorismo 
  • Incentivar práticas de cidadania e responsabilidade socioambiental 
  • Defender a iniciativa privada, o livre mercado e a livre concorrência 
  • Defender o diálogo, o respeito e a transparência nas relações com clientes e com a sociedade 
  • Atuar com profissionalismo e transparência 
  • Valorizar a diversidade e a inclusão social

Visão

Um sistema financeiro saudável, ético e eficiente é condição essencial para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País, representando os seus associados e buscando a melhoria contínua do sistema financeiro e de suas relações com a sociedade.

12 dicas simples para escolher um meio de pagamento

A escolha de um meio de pagamento é uma importante decisão para qualquer negócio, independentemente da sua área de atuação. 

Neste material que produzimos estão reunidas as principais dicas para escolher um meio de pagamento. Acesse agora mesmo tenha acesso às principais dicas sobre como escolher um meio de pagamento!

Qual a importância da Febraban no mercado de pagamentos?

Quanto ao mercado de pagamentos, a Febraban torna-se uma referência de peso em relação às normas que devem ser seguidas pelos serviços financeiros.

É por isso que maquininhas e sistemas de pagamento, relacionados a atividades financeiras, devem andar sempre em conformidade com as normas divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos.

PIX

O PIX, um sistema de pagamento instantâneo que chegou contudo no final de 2020. E, é claro, a Febraban não ficou de fora do seu projeto de implementação.

Em parceria com o Procon, a entidade elaborou uma Orientação Conjunta sobre o Pix e também se prepara para regulamentar a novidade a partir das diretrizes estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.

Cartões

A Febraban possui uma Cartilha para Estabelecimentos Comerciais explicando as operações com recebíveis de cartões, pelo sistema gerenciador denominado SCG (Sistema de Controle de Garantias).

Foi a partir desse sistema (criado em 2010) que, possibilitou que os estabelecimentos comerciais escolhessem uma ou mais credenciadoras (adquirentes) para aceitação de diversas bandeiras de cartões.

Na prática, a regra obrigou as maquininhas a estarem habilitadas a transacionar com as principais bandeiras de cartão, dando flexibilidade ao comerciante e ao consumidor.

Boletos 

A Febraban é quem determina as normas e regulamenta a emissão dos boletos a partir da Lei do Boleto Bancário de 2018

Além disso, é ela quem estabelece os padrões de layout que devem ser adotados em softwares financeiros, tudo visando o aumento do controle e da segurança no processamento dessa forma de pagamento.

O que são os Certificados e cursos da Febraban?

Os certificados e cursos Febraban são a “chave” para você se tornar um correspondente bancário do banco de sua escolha e ser o intermediário entre as instituições financeiras e seus clientes, oferecendo serviços importantes dentro da regularização exigida pelo Banco Central do Brasil, como:

  • depósitos;
  • consulta de saldo bancário;
  • financiamentos diversos;
  • recargas para celular;
  • e muitos outros. 

Então se você tem uma imobiliária, concessionária, loja de roupas, padaria, ou qualquer outro estabelecimento e deseja aumentar a sua renda, a certificação profissional Febraban é um “start” excelente para alcançar esses objetivos.

Porém, para ter a certificação Febraban, você precisa definir quais desses serviços você quer prestar para assim poder escolher a certificação certa entre todas que são oferecidas.

Quais certificações são oferecidas?

A instituição oferece 4 diferentes certificações para correspondentes, de acordo com o desempenho das suas atividades, ou seja, de acordo com as modalidades de crédito que você deseja oferecer:

  • FBB-110: certificação para lidar com crédito consignado. A prova tem 30 questões, duração máxima de uma hora; 
  • FBB-120: certificação para lidar com crédito direto ao consumidor. A prova tem 30 questões, duração máxima de uma hora;
  • FBB-130: certificação para lidar com financiamento de veículos. A prova tem 30 questões, duração máxima de uma hora;
  • FBB-100: chamada “correspondente completo”, pois é uma única certificação que habilitará você de uma vez para: crédito consignado, direto ao consumidor e financiamento de veículos. O exame tem 50 questões.
atenção!

Caso você queira também oferecer crédito imobiliário para seus clientes, você precisará da certificação ABECIP CA-300 ou da ABECIP CA-600.

Certificação Febraban X Aneps: Qual a diferença?

Ambas instituições cumprem a mesma função, quais sejam: regularizar a atuação de todos os profissionais correspondentes bancários no país, atendendo à Resolução 3.954 do Banco Central, de forma que você possa oferecer produtos e serviços em seu ponto de venda, de acordo com o desempenho da sua atividade.

Essas modalidades são: Crédito Direto ao Consumidor, Crédito Consignado e Crédito para Financiamento de Veículos.

Crédito consignado

Se você é ou deseja ser um correspondente bancário que vai oferecer Crédito Consignado em seu ponto de venda, você pode obter tanto a certificação FBB-110 quanto a ANEPS Consignado.

Ambas irão habilitar você a oferecer essa modalidade de crédito.

Crédito Direto ao Consumidor

Agora, se você busca atuar com Crédito Direto ao Consumidor pela Febraban, pode obter a FBB-120, que habilita você a oferecer essa modalidade. 

Já no caso da Aneps, ela  possui a certificação Veículo e CDC – neste caso, uma única certificação habilita você a oferecer duas modalidades de crédito.

Crédito para Financiamento de Veículos

Para Crédito para Financiamento de Veículos, a Febraban possui uma certificação específica, chamada de FBB-130, enquanto que na ANEPS, como foi dito no tópico anterior, você precisará da Veículos e CDC.

Por que a Febraban é importante para software houses?

Bom, a lógica não é muito difícil de se conectar. Contas digitais, APIs de Pagamento, criptomoedas… a atuação da tecnologia dentro dos bancos e instituições financeiras é bastante significativa!

A partir dessa tendência, a Febraban tem se conectado às software houses, gerando uma oportunidade de parceria muito interessante, pois passa a contribuir  para o desenvolvimento, implementação e suporte de soluções, produtos e serviços, que são tanto iniciados ou feitos por meio desse órgão.

Conclusão

E aí, entendeu o que é e qual a importância da Febraban para as software houses e para o setor econômico do Brasil?

Aproveite e confira o nosso conteúdo sobre como funciona uma API!

Vivencie a melhor experiência da galáxia em automação fiscal!

Os maiores ERPs e SaaS, como a TOTVS e a Conta Azul, já utilizam a API do eNotas Gateway. E você? Vai ficar de fora dessa?

Conheça melhor as funcionalidades do eNotas Gateway!
Avatar
Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email.
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.