11 linguagens de programação mais usadas no mercado de tecnologia

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso guia e descubra quais são as 11 linguagens de programação mais usadas no mercado da tecnologia!

O mercado de trabalho tem ficado cada dia mais concorrido. Além disso, o setor de tecnologia tem aumentado a procura por profissionais que atuam com linguagens de programação e a remuneração é bastante atrativa. 

Se você está disposto a entrar nessa área ou quer simplesmente descobrir quais as linguagens de programação que mais tem tido buscas no mercado, então não deixe de conferir este nosso texto! 

O que são as linguagens de programação?

Linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. 

Esses programas podem ser utilizados para serem executados em um computador (desktop), dispositivo mobile, equipamento que utiliza IoT ou qualquer outro que possibilite sua execução.

Na prática, programar é escrever um texto seguindo as características de determinada linguagem de programação, o código propriamente dito, que será transformado em um software.

Esse código é lido pelo hardware e é interpretado como um software. No entanto, outros profissionais que conhecem a linguagem de programação utilizada podem ler esse código e entender o que está sendo feito.

Muitas linguagens de programação utilizam palavras e expressões do inglês. Por isso, quem domina esse idioma consegue identificar e ler o código com mais facilidade.

Carreiras de programação

Programadores ou desenvolvedores são profissões procuradas pelo mercado de trabalho, principalmente agora com o boom da tecnologia.

E se você está curioso para saber qual área de atuação tem tido o maior número de demandas em 2020, dê uma olhadinha neste gráfico, contendo o top 15:

15-cargos-ti-mais-procurados


Curiosidade

Aqui na eNotas, constantemente temos vagas disponíveis neste ramo. Para conferir basta acessar a nossa página de carreiras!

Para quem está começando a se inteirar nessa profissão ou está realizando um curso superior relacionado à tecnologia, existem muitas dúvidas sobre quais linguagens devem ser aprendidas.

Vale dizer que, em todo caso, é importante que você entenda a lógica de programação, antes de aprender determinada linguagem, beleza?

11 linguagens de programação mais utilizadas no mercado de tecnologia

Confira a lista contendo as principais linguagens de programação mais cobradas no mercado para programadores, de acordo com os dados coletados em 2020 pela pesquisa anual do site Stack Overflow

Vale dizer que a lista das linguagens de programação mais usadas abaixo foi publicada conforme a pesquisa:

11. C

C é uma linguagem de programação que pode ser utilizada para diversos projetos como o desenvolvimento de sistemas operacionais e compiladores. 

Além disso, possui diversas variações e muitas outras linguagens que compartilham das mesmas sintaxes criadas pela C.

10. C++

C++ é uma linguagem de programação bastante popular, até por ser uma das variações da linguagem C. 

É muito utilizada para o desenvolvimento de softwares mais robustos, com aplicações que fazem integrações entre servidores.

9. TypeScript

TypeScript é tido como um superconjunto de JavaScript. Desenvolvida pela Microsoft, essa linguagem adiciona tipagem e alguns outros recursos. 

Oferecendo uma forma de corrigir ou contornar esses problemas, os arquivos gerados podem facilmente serem convertidos de .ts para .js.

8. PHP

PHP é uma linguagem usada principalmente para aplicações web. Com ela, é possível incluir mais funcionalidades em uma página, o que normalmente é mais do que HTML consegue manter. 

Também é útil para a integração entre banco de dados MySQL e as páginas dos sites.

lgpd-seu-software-esta-preparado

LGPD: Seu software está preparado?

Confira o nosso guia elaborado com carinho,  com dicas de boas práticas para te auxiliar a adequar o seu software às determinações dessa lei!

Acesse agora mesmo o seu Guia 100% gratuito!  

7. C#

C# também é uma outra variação da linguagem C bastante utilizada pelos profissionais no mercado. 

É uma linguagem de programação mais complexa de aprender e a área de desenvolvimento de games é a que mais solicita a aplicação desses códigos.

Curiosidade

Confira nosso conteúdo sobre como emitir nota fiscal em C#

6. Bash/Shell

Bash/Shell é uma linguagem de programação que funciona como um interpretador de comandos de linha. 

Com ela é possível fazer uma interpretação mais complexa de comandos. É utilizada na construção de softwares que auxiliam na administração de sistemas, para automatizar tarefas cotidianas.

5. Java

Java é uma linguagem que tem subido bastante nos índices de popularidade. Ela é utilizada para a criação de aplicativos Android, o sistema operacional mais presente nos aparelhos móveis. 

Além disso, entre seus pontos positivos estão a escalabilidade, sua adaptação com o crescimento de utilizações do software e a retrocompatibilidade. Uma versão antiga do código continua sendo reconhecida por versões mais recentes.

4. Python

Python também tem subido nos ranqueamentos, estando à frente do Java e do C#, nesse relatório final de 2020.  

Essa linguagem de programação é considerada de fácil aprendizado e está se tornando cada vez mais popular, mesmo já estando no mercado há bastante tempo. 

É muito utilizada para desenvolvimento web e machine learning e é um dos códigos de mais fácil leitura.

3. SQL

SQL é o padrão para a manipulação de bancos de dados através de SGBDs (sistema de gerenciamento). 

Com essa linguagem, é possível realizar diversas tarefas como criar arquivos no banco de dados, consultar informações, inserir e alterar registros, gerenciar acesso de usuários, entre outros fatores.

2. HTML/CSS

CSS é uma linguagem que permite a definição de estilos e é utilizada para definir o layout e apresentação de páginas da internet, em complemento a outras linguagens como HTML. Sua principal vantagem é fazer a separação entre o formato (a aparência) e o conteúdo.

Vale ressaltar que a base da internet é construída com a linguagem HTML. Ela é utilizada para o desenvolvimento de sites e é de fácil compreensão, tanto humana quanto de máquinas (como os bots dos mecanismos de buscas que percorrem a web para indexação de sites).

1. JavaScript

JavaScript está em primeiro lugar na lista do Stack Overflow há oito edições! Essa linguagem de programação é utilizada de maneira ampla para aplicações web e tem ganhado espaço tanto no desktop, como no mobile. 

É bastante utilizada para criar interatividade. Mesmo sendo uma linguagem um pouco mais antiga em comparação com a maioria, ainda é bastante requisitada por sua simplicidade.

atenção!

Muitas outras linguagens de programação usadas pelo mercado e todo o mundo.

Além dessas citadas, existem muitas outras linguagens de programação como: Ruby, Swift, Assembly, Go, Objective-C, R, Perl, entre tantas outras.

Conclusão

Mesmo não sendo classificadas exatamente linguagens de programação, outras linguagens também figuram na pesquisa feita pelo Stack Overflow —  por serem extremamente populares e muito utilizadas, principalmente para páginas web.

O nosso objetivo com este post, foi apresentar um conteúdo baseado neste estudo, de modo a trazer maiores esclarecimentos e orientação a respeito do tema.

Agora, aproveite para conferir o nosso conteúdo O que é o .NET Framework e descubra quais as vantagens dessa tecnologia para aplicações de códigos. 

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.