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MARKETING DIGITAL

Lives na internet: quais as melhores plataformas e métricas para analisar

Atualizado há mais de 1 semana

As lives na internet entraram, definitivamente, na vida de todo especialista em marketing digital

Se antes, essa era uma mera funcionalidade do Instagram, agora, todas as redes sociais aderiram a esse formato, que está presente nas campanhas de digitais como uma forma de aproximação entre um artista (ou marca) com o seu público.

É possível dizer que a pandemia do Coronavírus fortaleceu esse formato, afinal, foi durante o início do isolamento social que muitos artistas – principalmente – aderiram às lives para suprir a falta de apresentações físicas. 

Fato é que as lives na internet dificilmente sairão do radar de produtores de conteúdo, afinal, os vídeos são os conteúdos mais consumidos na internet e a comunicação mais espontânea e direta do “ao vivo” dá ainda mais pessoalidade ao formato. 

Portanto, não se pode afirmar que as lives serão uma moda passageira que deve sumir após a pandemia. 

Na verdade, é preciso estar atento em se comunicar da melhor maneira possível com o seu público. E isso a live faz. 

Mas, onde fazer e o que é preciso se observar na hora de fazer a live? Continue na leitura que as respostas virão. 

Por que fazer lives na internet?

Na introdução, você leu e deve ter percebido que fazer live é importante. Mas, o que esse formato pode trazer e o que ele proporciona para sua campanha de marketing?

Esses 5 são os principais, mas não os únicos. Sem esquecer, aliás, que esse formato de vídeo possibilita uma aproximação maior com seu público!

Onde fazer as lives?

Você viu também que as lives não são um formato exclusivo de uma ou outra rede social. Boa parte delas já possuem esse recurso e cada uma pode te ajudar a incrementar sua estratégia de marketing. 

Bom, é hora de você conhecer as melhores. 

Instagram

A rede queridinha da internet não poderia ficar de fora. 

Sua popularidade já garantiria a sua presença em uma lista de melhores plataformas para lives na internet, mas não é esse o único motivo do insta estar aqui, não. 

Fazer uma transmissão ao vivo por essa rede é fácil, não carece de grande produção e você pode incrementar a divulgação na sua estratégia de marketing usando os recursos da própria rede. 

Hoje, as transmissões ao vivo do Instagram permitem até 4 participantes, comentários do público e o compartilhamento, seja no Stories ou no feed – onde será disponibilizado via IGTV.

O seu público saberá que você está ao vivo, seja por notificação ou porque seu perfil ficará no topo dos stories. Ou seja, seu nome ficará em evidência quando estiver transmitindo. 

A duração no insta aumentou em 2020: passou de 1 hora para 4 horas!

Facebook

Outro que não pode ficar de fora! 

A principal rede de Mark Zuckerberg oferece um recurso muito similar ao do Instagram para se fazer transmissão ao vivo. 

A diferença, está no fato de a live no Facebook ter uma plataforma própria mais adequada ao feed do que ao Storie, como no insta. 

Por isso mesmo, no Facebook Live, as postagens ficam no feed. E aqui, a duração da sua transmissão tem um limite de 8 horas!

YouTube 

Ainda no ramo das obviedades, o YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet. 

Por isso mesmo, a empresa tem apostado em recursos que agregam, cada vez mais, a uma campanha de marketing. 

É no YouTube onde é possível encontrar as maiores produções em lives na internet, mas, nem por isso, fazer live por lá é algo de grandes proporções. 

Da mesma maneira que no Instagram e no Facebook, você pode criar uma transmissão portando apenas um bom celular, microfone e uma iluminação que não atrapalhe. 

Mas, claro, se puder fazer algo mais produzido, melhor. 

O grande diferencial do YouTube é a sua boa aderência com o Google – até por pertencer à empresa. 

Você pode associar o link de sua transmissão em qualquer plataforma de site e criar mecanismos baseados em técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento de sua página no Google. 

Twitch

Essa plataforma era muito associada a games e, hoje, já é possível a colocar como principal rival do YouTube! 

E sua popularidade está principalmente na facilidade de transmissão e a identificação com o público millenials e da Geração Z – ou seja, jovens! 

Essas gerações são reconhecidamente aquelas que melhor identificam e lançam tendências. Por isso, criar uma live por lá, pode te fazer chegar mais fácil em um público muito atento da internet! 

Zoom

Se você está de home office, certamente já usou o Zoom para alguma reunião, seja com o chefe ou com um cliente. 

E está aí, talvez, uma desmistificação necessária a ser feita: o Zoom não serve, apenas, para videoconferências mais restritas.

Caso o seu interesse pela live na internet seja para eventos grandes, o Zoom te atenderá melhor, talvez, que os demais. 

Alguns recursos, para isso, são pagos, mas a versão gratuita permite que se faça transmissões entre várias pessoas, apenas é preciso se atentar ao tempo, 45 minutos apenas. 

Quais as métricas necessárias para se analisar em uma live?

Importância em se fazer live, você já sabe.

As melhores plataformas, também.

E agora?

É hora de conhecer as métricas a serem analisadas em uma live. 

Mas, antes, vale um lembre: essas métricas sempre devem ser analisadas conforme o tipo de campanha que você está adotando. 

Muitas vezes, acompanhar determinada métrica pode não ajudar muito com a métrica que você quer alcançar. Então, não precisa perder tempo com ela, sendo que alguns outros números precisam mais de sua atenção. 

Vale lembrar também que essas métricas podem ser facilmente medidas a depender da rede que você usa. 

Por isso, um apanhado do que pode ser um indicador para mensurar o sucesso de uma live na internet é:

Como você sabe, mas é sempre bom lembrar, as métricas sempre variaram conforme a mídia e campanha que adotar. 

Outro ponto que você não pode esquecer é: as lives na internet são um fenômeno que deve estar em seu vídeo marketing

E se você quer dicas para criar conteúdos incríveis com imagens que agreguem bem, leia esse texto sobre banco de vídeos gratuitos

Com eles, certamente você poderá oferecer ainda mais qualidade ao seu público. Aproveite! 

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.
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