O marketing de influenciadores é uma estratégia que tem ganhado força com a presença cada vez mais forte das redes sociais nas vidas das pessoas. É com ela, a importância dos influencers.
Ainda que essa estratégia traga muitos resultados, é preciso alguns cuidados, como a própria escolha de influenciadores.
Se você quer aproveitar as vantagens do marketing de influenciadores, fique atento a este texto até o final e confira tudo sobre essa estratégia.
O que é marketing de influenciadores?
O marketing de influenciadores, ou de influência, é uma estratégia que utiliza o poder de engajamento de um influencer na internet para divulgar uma marca ou um produto.
Influencers são pessoas com um grande número de seguidores, o que faz com que eles tenham grande audiência na internet.
Além disso, essas pessoas costumam influenciar, de fato, a vida de seus seguidores. Seja no estilo de vida ou no consumo, a audiência dela reproduz esses valores, de alguma forma.
Por isso mesmo, o marketing de influência aproveita esse poder para conseguir um público fiel que terá, no influencer, alguém que “aprova” uma compra.
Confira também Como trabalhar com marketing digital: dicas e melhores plataformas
Como escolher o profissional certo
Contudo, nem sempre escolher o influencer é algo fácil. Além de precisar avaliar o público, é preciso tomar certos cuidados.
Os principais pontos para ter que escolher o influencer certo para uma divulgação, requer:
- Analise o seu público;
- Confira o tipo de conteúdo que o influencers produz;
- Estude os números do influencer;
- Pesquise o histórico do influencer na internet.
Confira em detalhes.
Analise o seu público
O primeiro ponto que precisa ser avaliado é o público do influencer. Tanto o dele quanto o de sua marca precisam ser muito próximos.
Isso facilitará algumas coisas, como o tipo de linguagem que ele adota, que poderá ser parecida com a sua e haver uma certa autenticidade na comunicação.
É importante haver esse alinhamento para que o público se identifique com a marca e tenha naturalidade quando ver a divulgação da pessoa em suas redes.
Confira o tipo de conteúdo que o influencers produz
Outro ponto importante é o tipo de conteúdo que o influencer possui. Além dos formatos, como vídeos, podcasts ou mesmo imagens, é preciso estudar a qualidade.
O conteúdo que o influencer produzir, precisa agregar valor ao seu produto e marca, chamando a atenção da audiência pela familiaridade.
Estude os números do influencer
Os números para o marketing de influenciadores são muito importantes. Antes mesmo de ser elaborado, aliás.
Isso porque para escolher o influencer ideal é preciso estudar os números de engajamento dele.
Para além do número de seguidores, é ideal analisar as curtidas, compartilhamentos e a própria taxa de engajamento, que considera os seguidores e as interações com seus conteúdos.
Esses números podem ser mensurados por ferramentas como Hype Auditor, Unum e PHalanx.
Analisar esses números é importante para alinhar expectativas quanto ao sucesso da estratégia, como para entender se é, de fato, interessante a parceria com o influencer.
Confira também: Comprar seguidores é ruim?
Pesquise o histórico do influencer na internet
Por fim, faça uma pesquisa sobre o influencer e entenda seus comportamentos na internet. É muito comum que algumas dessas pessoas emitam opiniões que sejam destoantes de sua marca e isso gerar impacto negativo para a imagem de sua empresa.
Analise o tom do discurso que a pessoa tem nas respostas do público, como ela reage a críticas e se ela tem alguma opinião polêmica, que possa dividir a audiência.
Sem esquecer de pesquisar se a pessoa já se envolveu em brigas públicas no passado.
Como analisar os resultados de uma campanha com influenciadores?
Basicamente, o marketing de influência pode ser entendido como branding marketing, já que ele ajuda a dar valor a marca.
Contudo, ele pode ser sim uma forma de conversão e para isso usar de métricas de conversão.
Para isso tudo, é preciso pensar em recursos que possam ajudar a entender a efetividade da campanha.
Então, pegue algumas dicas para ajudar a mensurar a sua campanha de marketing de influenciadores.
Antes, porém, é preciso que você tenha muito bem definido quais são os objetivos do marketing de influenciadores. Se é vendas ou crescimento de público, isso pode ajudar a entender quais são as métricas de sucesso de sua estratégia.
Analise os views de cada conteúdo
Os views são as visualizações de um conteúdo na internet. Eles ajudam a entender quantas vezes um vídeo foi assistido ou uma imagem foi vista nas redes sociais.
Portanto, eles ajudam a entender o alcance dos conteúdos do parceiro, o que dá uma dimensão de sucesso sobre sua campanha.
Estude o crescimento de seguidores de sua conta
Os seguidores são outra forma de analisar o sucesso de uma campanha. É importante determinar bem um tempo para definir esse crescimento.
Basicamente, confira quais são seus números antes de um conteúdo postado e entenda se ele cresceu depois disso.
Não deixe de entender também se houve muitas perdas. Isso pode significar algum desencontro entre sua marca e a imagem do influenciador.
Use cupons personalizados
Os cupons personalizados podem ajudar a entender se uma campanha com influenciador gera resultados em vendas diretas.
Eles podem dar descontos especiais para a pessoa que utiliza o cupom para uma venda e deve ser exclusivo para o influenciador utilizar com seu público.
Monitorando a quantidade de pessoas que utilizam esse desconto, fica fácil de entender se a campanha deu certo.
Confira a quantidade de cliques em um link
Os links parametrizados são outra forma de entender o sucesso de uma parceria.
Esses links precisam também ser personalizados e levar para uma página específica, como landing pages.
A parametrização desses links pode ajudar a reconhecer qual a origem do tráfego gerado pelo influencer, o que ajuda a entender quais são os melhores canais usados pelo influencer.
Posto tudo isso, você consegue mensurar o resultado de uma estratégia de marketing de influência.
E ao estudar sobre o tema, você pode se deparar com outra possibilidade, o marketing de afiliado.
Mas, qual seria o melhor? Entenda lendo esse texto sobre marketing de influência x marketing de afiliado