Como trabalhar com marketing digital: dicas e melhores plataformas

Atualizado há mais de 3 semanas

A internet deu a possibilidade de novas formas de negócio surgirem. E dessas possibilidades, outras oportunidades surgiram. Nesse texto, aprenda o essencial sobre como trabalhar com marketing digital!

Antes, saiba que essa é uma área que pode até não precisar de formação acadêmica, por mais que ela seja bem-vinda.

Mas, uma capacitação é necessária. Além de muito estudo, a experimentação é algo que não tem para onde correr.

Confira esse miniguia sobre como trabalhar com marketing digital e tenha dicas para começar, plataformas, ferramentas e algumas outras sugestões.

Como trabalhar com marketing digital?

Para início de conversa, é preciso falar da capacitação. Atualmente, há cursos técnicos e acadêmicos sobre marketing.

Você pode trabalhar com marketing digital por um desses caminhos, ou mesmo tendo alguma vivência com uma das áreas, e ter resultados bons!

Contudo, vale destacar que esse é um ramo do mercado que exige atualização e muito aprendizado. Por isso, seja qual for a via que ingresse no marketing, é necessário se capacitar.

Ciente disso, você terá à sua disposição uma imensidão de possibilidades para trabalhar com marketing digital.

Algumas das áreas mais populares do marketing digital são:

Pessoas que querem se especializar em marketing digital precisam ter ao menos algum reconhecimento nessas áreas para compreender estratégias das mais variadas maneiras.

Contudo, atualmente, é muito comum que as pessoas profissionais em marketing digital foquem suas carreiras em uma dessas áreas, tornando-as especialistas e referências no assunto.

Outro tema que uma pessoa que quer começar a trabalhar com marketing digital precisa saber é vendas.

As vendas são o objetivo de todo marketing e ter o tino para esse assunto é um ponto crucial na vida de todo profissional.

Seja qual for a especialidade que deseja seguir, saber como o seu trabalho afeta o negócio em vendas será necessário!

Como começar a trabalhar com marketing digital?

Sabendo que o primeiro passo para saber começar a trabalhar com marketing digital é:

  • Ter formação, capacitação ou vivência com uma das áreas do marketing;
  • Capacitar-se constantemente;
  • Escolher uma das áreas do marketing digital ou optar por ser um generalista na área;
  • Conhecer sobre vendas.

Posto isso, alguns passos serão necessários para dar início à sua carreira no marketing digital.

  • Conheça os principais conceitos;
  • Entenda as principais métricas desse mercado;
  • Esteja sempre atualizado;
  • Explore sua criatividade.

Confira em detalhes cada um.

Conheça os principais conceitos do marketing digital

Seja qual for a sua especialidade no marketing digital, você se deparará com conceitos básicos que precisam ser bem explorados.

Os mais básicos são:

  • Persona
  • Público-alvo
  • Inbound marketing
  • SEO
  • Leads
  • UX Design e UX Writing
  • Funil de vendas
  • Jornada de conteúdo
  • Copywriting
  • Marketing de conteúdos
  • Ferramentas de gestão e análise

Esses conceitos são, de maneira geral, básicos para todo campo do marketing pessoal. Para quem trabalha com redes sociais, por exemplo, entender de SEO — ainda que razoavelmente — pode se aproveitar do conceito de EEAT que é elementar naquele campo, para aprimorar sua estratégia.

Pelo contrário, uma pessoa especialista em SEO pode se valer do engajamento das redes sociais para entender quais são os conteúdos de mais interesse do público.

Entenda as principais métricas desse mercado

As métricas definem o que é sucesso ou não no mercado de marketing digital. Conhecer cada uma significa entender como cada um pode alavancar a sua estratégia, independente do ramo que você seguir.

As principais métricas do marketing digital são:

  • CTR — Taxa de Clique;
  • ROI — Retorno por investimento;
  • CPC — Custo por clique;
  • CPL — Custo por LEAD
  • Número de impressões — quantidade de vezes que um conteúdo aparece para uma pessoa, seja organicamente ou por mídia paga;
  • CPA — Custo por aquisição.

Esteja sempre atualizado

Essa é uma dica que já foi dada e nunca deixará de ser assim. A atualização é primordial no marketing digital.

No mundo da internet, novos conceitos, novas formas de enxergar a intenção do público… tudo isso muda muito rápido.

Essa dinamicidade traz a necessidade de se atualizar com conceitos e estratégias. Para isso, não deixe (principalmente) de estudar, frequentar eventos e criar networking.

Esteja presente em grupos de debates e de informação para ter sempre contato com pessoas e novidades desse universo.

Explore sua criatividade

Considerando o começo de como trabalhar com marketing pessoal, nunca subestime sua criatividade e nem dependa o tempo todo dela.

Ou seja, a criatividade pode ser um potencial poderoso para profissionais dessa área, mas não pode substituir o estudo e a capacitação.

Sem falar que a criatividade é ampliada quando você adquire novos conhecimentos e aprendizados.

Dicas para ter sucesso trabalhando com marketing digital

Aprendendo sobre como começar a trabalhar com o marketing digital, você perceberá que o caminho para o sucesso é longo.

Por isso, ter algumas dicas pode ajudar a enfrentar e superar certos obstáculos em sua jornada, como:

  • Seja versátil;
  • Tenha adaptabilidade;
  • Conheça minimamente os outros campos do marketing;
  • Faça capacitações sobre vendas;
  • Nunca deixe o mundo digital;
  • Seja analítico sempre!

Confira rapidamente sobre cada uma dessas dicas.

Seja versátil

Mais uma vez, é importante dizer que vale a pena conhecer um pouco de cada área do marketing digital para ter sucesso nessa área.

Busque um foco, sim, em sua carreira, sem deixar de considerar de entender como outra área pode ter sucesso para que você aproveite suas estratégias.

A versatilidade não é só sobre saber fazer algo diferente do seu, mas sim entender sua dinâmica não só para contribuir com sua expertise, mas também saber como pode potencializar sua carreira com elas.

Tenha adaptabilidade

A dinamicidade do marketing digital diz respeito ao processo de adaptabilidade que o profissional dessa área precisa ter.

Além de acompanhar as mudanças de interesse do público e o surgimento de novos conceitos, é importante que o profissional saiba enfrentar diferentes cenários que, nem sempre, estão em seu poder.

A imprevisibilidade pode ser recorrente e será necessário lidar com isso, principalmente quando você trabalha em certos nichos, como o de tecnologia, por exemplo.

Faça capacitações sobre vendas

Como você já leu, saber sobre vendas é saber sobre o objetivo principal do marketing.

O profissional de marketing não precisa ser um expert, mas precisará lidar com conceitos comerciais porque suas ações impactam diretamente por lá.

Por isso, sempre esteja atento aos processos comerciais da empresa onde trabalha e nunca se esqueça de pesquisar e aprender mais sobre essa área. 

Nunca deixe o mundo digital

Você não precisa ser um hard user das redes sociais para trabalhar com o marketing digital. Mas é importante não perder qualquer detalhe das novidades, sejam das plataformas ou mesmo do público.

Além disso, esteja atento às mudanças de algoritmo das redes ou do próprio Google, ao surgimento de uma nova ferramenta.

Para isso, assine newsletter de seu segmento e acompanhe as principais referências do seu mercado nas redes sociais.

Seja analítico sempre!

Por fim, sempre seja analítico com o seu trabalho. Isso significa dizer que acompanhar seus resultados é importante e, principalmente, entender como eles podem ser melhorados.

Lide com dados, conheça cada métrica e saiba interpretá-las de maneira multidisciplinar.

Sabendo analisar, você poderá tomar decisões cada vez mais acertadas e contribuir com a estratégia do negócio.

Melhores práticas e plataformas

Agora, conheça as melhores práticas e plataformas para trabalhar com marketing digital.

Muitas dessas práticas você já leu por aqui. Outras, fazem parte de estratégias em que você pode contribuir ou se aperfeiçoar.

Sem falar das plataformas que, sem elas, você não consegue mensurar ou acompanhar resultados.

Frequente eventos de marketing

Assim, você poderá estar em contato com profissionais da área que já possuem algum tempo de carreira e desenvolveram processos para o sucesso.

Sem falar que esses eventos são ideais para criar networking.

Conheça as principais plataformas de marketing do mercado

Como você leu, sem elas, você não acompanha o resultado de suas estratégias nem cria insights para suas campanhas.

As principais plataformas para trabalhar com marketing digital são:

  • Google Analytics: monitora o desempenho de seu site e das campanhas de marketing que impulsionam ele;
  • Google Ads: principal plataforma de anúncio vinculado ao buscador;
  • WordPress: plataforma para criação e gerenciamento de sites;
  • Mailchimp: ferramenta de automatização de disparo e gerenciamento de e-mail marketing;
  • SEMRush: plataforma focada em SEO e marketing de conteúdo;
  • Google Search Console: principal ferramenta do Google para acompanhar a indexação de site e sua performance orgânica;
  • Hotmart: plataforma de gestão de programas de afiliados que ainda dispõe de ferramentas de automatização e gerenciamento de campanhas de marketing digital;
  • RD Station: CRM que ajuda nas campanhas de captação e segmentação de leads.

Conheça a fundo como funciona as mídias sociais

As redes sociais são uma das principais plataformas de marketing digital e com elas, o profissional pode divulgar seu trabalho, trabalhar efetivamente e ainda criar insights.

Mais que uma mera rede de contatos e produção de conteúdo, a rede social também ajuda a entender esse ramo.

A Meta, detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp, é um exemplo disso. Saber melhor como funciona esse tipo de negócio ajuda a elaborar estratégias e potencializar sua carreira.

Conheça as tendências do marketing digital

Por fim, trabalhar com o marketing digital é estar atento ao que aponta como tendência no mercado.

Como você viu, a atualização é fundamental para esse nicho e as tendências apontam novos comportamentos ou conceitos que estão por vir.

E que tal você que quer saber como trabalhar com marketing digital saber já o que o mercado indica para 2024?

Conheça agora as principais tendências para o próximo ano. 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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