Melhores gravadores de tela: veja a lista completa

Atualizado há mais de 3 semanas

Se você quer ganhar dinheiro pela internet, sabe que os desafios são grandes. Entre eles, está a necessidade de saber quais são as ferramentas ideais para você produzir conteúdos de qualidade. Para aqueles que apostam em cursos online, encontrar os melhores gravadores de tela é um deles. 

Também chamados de screencast, esses programas podem fazer grande diferença para aquele infoprodutor que quer vender cursos online. 

Esse mercado, antes mesmo da pandemia, já acompanhava um aumento de demanda, mas durante o isolamento social, a busca por cursos online cresceu 68%, segundo a Catho Educação.

Número que mostra não só a demanda, mas também na concorrência. A Hotmart, por exemplo, reconhecidamente uma das principais plataformas para hospedagem de cursos online, cresceu 161% entre 2019 e 2020.

Ou seja: a concorrência está pesada, o que implica em ter boas ferramentas à disposição. E por tudo isso, é que você encontrará, agora, os melhores gravadores de tela para o seu curso online

O que é e para que serve os gravadores de tela

Os screencasts têm nome autoexplicativo, não é? Eles servem para gravar a tela de seu computador — ou de celular. 

São softwares bem práticos que transformam em vídeo a tela do seu dispositivo. E isso já explica também para que eles servem, não é?

Imagine uma aula sobre uso de Photoshop. Você pode explicar determinada ferramenta mostrando a tela de seu PC. Muito mais prático dessa forma, não acha?

Então, os gravadores de tela são ferramentas essenciais para aquelas aulas que pedem mais recursos visuais ou para tutoriais. 

É claro que a internet está repleta de ferramentas como essas. Não só para PC, mas também para celulares. 

Alguns dispositivos, inclusive, já possuem programas nativos que já podem atender bem aqueles que queiram economizar mais. 

6 melhores gravadores de tela do mercado

Por isso, é necessário falar sobre os melhores gravadores de tela do mercado. Esse é um selecionado completo e atende bem àqueles que queiram algo mais econômico ou os que querem investir mais nessa ferramenta.

Gravadores nativos

A primeira opção de gravadores de vídeo é aquela que pode ser mais prática para todo mundo: os nativos de seu sistema operacional. 

Tanto Windows (a partir do 10) quanto os Mac possuem seus próprios gravadores, que não requerem download nem compra de pacotes mais avançados. 

Seus recursos são mais básicos — até intermediários — mas garantem um bom uso para aqueles que não podem, ainda, fazer grandes investimentos. 

No Windows, você pode acessar o gravador de tela com o atalho “Windows + Alt + G”. Já nos Macs, a partir do Catalina, o screencast é acessado com as teclas “Shift + Command + 5”.

Free Screen Recorder

Se você quer contar com um programa externo, mas ainda gratuito, o Free Screen Recorder pode ser uma boa opção. 

Ele é prático e eficiente, com recursos básicos, podendo gravar a tela e também captar o áudio do microfone. 

Se quiser fazer ajustes de pós-produção, tanto no vídeo quanto no áudio, tudo bem, o Free Screen Recorder permite. 

Com o screencast da DVDVideosoft, você pode destacar o seu cursor, fazer ajustes no tamanho da tela e cortar elementos na gravação. 

É gratuito, mas só está disponível para computadores Windows. 

Loom

Conhecido pela sua praticidade e leveza, o Loom é gratuito para funções mais básicas, mas que atendem bem para quem quer fazer tutoriais. 

O Loom possui pacote pago, com recursos mais avançados e muito recomendado para infoprodutores  que queiram edições mais complexas. 

O gravador de tela está disponível para Mac, Windows e possui até extensão para Google Chrome. 

OBS Studio

Esse gravador de tela é muito usado por pessoas que produzem as famosas lives, seja no Facebook, YouTube ou Twitch.

O Open Broadcaster Software é compatível com Linux, Mac e Windows, totalmente gratuito para qualquer um desses sistemas operacionais. 

É bem completo, com possibilidades de escolha de faixas de áudio, com configurações próprias, e opções de qualidade de gravação. 

Peca um pouco por conta de sua falta de intuitividade, o que pode espantar usuários mais novos nessas ferramentas, mas nada que algumas aulas no Youtube sobre o OBS Studio e tempo não contornem. 

CamStudio

Um dos nomes mais antigos nesse “mercado” de gravadores de tela, o CamStudio é bem prático, possui código aberto e está disponível apenas para Windows. 

Sua grande vantagem é a praticidade, já que seus recursos não são complexos, e sua leveza. Peca um pouco por conta de sua baixa taxa de quadros, o que pode ser uma tremenda desvantagem para quem tem canal no YouTube, por exemplo. 

Contudo, não há como negar que o CamStudio pode ser o gravador de tela de entrada para quem nunca usou um screencast.

Icecream Apps Screen Recorder

Já esse gravador de tela para Windows é ótimo para iniciantes graças a sua boa intuição. Ele permite, além de captar áudio, fazer anotações e adicionar textos ao vídeo. 

O Icecream Apps Screen é uma bela opção para aquelas pessoas que buscam fazer webinários ou transmissões ao vivo como o uso da tela do seu computador. 

Possui um bom plano básico, com um Pro com recursos avançados.

Você viu que um gravador de tela pode ser a salvação para quem está oferecendo cursos online, não é? 

Sabe também o que será uma mão na roda? Um emissor de notas!

Com esse software de automação, você pode deixar os processos menos burocráticos de gestão fiscal e focar nas ferramentas que deixarão o seu conteúdo com mais qualidade!

Por isso, conheça o Emissor da eNotas!

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.