Metodologia Agile: como implementar na gestão de equipes de marketing digital

Atualizado há mais de 1 semana

A metodologia agile é uma estratégia que tem o objetivo de fazer uma equipe performar melhor. Trata-se de algo que surgiu no campo do desenvolvimento de software e que ganhou aplicações em outras áreas das empresas.

Como por exemplo no marketing digital. Essa adaptação permite ter equipes mais dinâmicas e preparadas para os desafios de mercado e da rotina, sempre pensando em performance, sem sobrecarregar ninguém.

Conheça melhor o que é essa estratégia e como ela pode ser aplicada em um time de marketing digital.

O que é metodologia Agile?

Trata-se de uma metodologia de trabalho e gestão de projetos que funciona com prazos de trabalho pequenos, mas suficientes para aquela etapa.

As equipes na metodologia agile são dinâmicas e altamente capacitadas para tornar um trabalho entregável e, ao mesmo tempo, capaz de se atualizar com novas demandas de mercado.

Além da colaboração, outra característica do agile é a flexibilidade e resiliência, conseguindo se adaptar fácil às mudanças que possam acontecer ao longo do processo.

Outra proposta da metodologia agile é o foco de suas ações no consumidor. Por isso, é importante que as equipes estejam engajadas em testes, análises de dados e pesquisar pelas preferências de seu público.

O manifesto agile

Para falar dessa metodologia, é preciso falar brevemente sobre o manifesto agile. Trata-se de um movimento que em 2001 se juntou para definir novas formas de trabalhar em sua área.

Na década de 90, profissionais de tecnologia, especificamente pessoas que desenvolviam softwares, trabalhavam de maneira linear, o que, aos poucos, foi ficando sufocante por conta da internet e a necessidade de repensar as atualizações de processos, que precisavam ficar mais ágeis.

Foi assim que em 2001, 17 desenvolvedores lançaram o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”.

E que, ao longo dos anos, outros setores perceberam que era possível aplicar em suas áreas, como o marketing digital.

Principais pontos do método ágil

O Método ágil tem 4 fundamentos-chave e 12 princípios.

Os fundamentos:

  • Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;
  • Software funcionando acima de documentação abrangente;
  • Colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos,
  • Resposta às transformações/mudanças, mais do que seguir um plano.

Já os princípios:

1.       “Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado”

2.       “Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente”

3.       “Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo”

4.       “Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto diariamente por todo o projeto”

5.       “Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho”

6.       “O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é por meio de conversa face a face”

7.       “Software funcionando é a medida primária de progresso”

8.       “Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente”

9.       “Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade”

10.   “Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial”

11.   “As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis”

12.   “Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.”

Esses fundamentos e os princípios podem ser encontrados no site oficial do Manifesto Ágil.

Como aplicar o manifesto ágil em um negócio?

A aplicação do manifesto ágil no marketing é chamado de marketing agile. E como esse setor precisa ser flexível e preparado para os desafios do mercado, ele se encaixa perfeitamente nesse conceito.

Por isso, confira um passo a passo para implementar o marketing ágil em seu time.

Aplique as frameworks do manifesto ágil

As frameworks do manifesto ágil são práticas que ajudam no desempenho de seu time com o conceito.

São elas:

Scrum

Trata-se de um conceito relacionado à rotina do time. O Scrum é uma metodologia que descreve as técnicas, as ferramentas e o processo na qual um problema pode ser resolvido.

Ela preza pela autonomia do time, mas com uma estrutura de operação que permita a colaboração e que todos saibam do andamento dos projetos.

Por isso, é comum que um scrum tenha:

  • Backlog: a priorização das tarefas do time;
  • Sprints: reuniões que definem a rotina em um período, seja semanal ou quinzenal;
  • Dailys: reuniões diárias, rápidas, para que todos possam levantar pendências, necessidades ou mesmo atualizar sobre determinada demanda.

Kanban

O Kanban nada mais é do que o fluxo de um projeto. Basicamente, é um quadro em que as tarefas são visíveis e divididas por etapas.

O Kanban mais simples é feito por colunas que se dividem em:

  •  Backlog: as atividades em seu estado inicial;
  • Análise: a parte em que a atividade é planejada;
  • To do: ou “fazendo”, quando a atividade está no processo ;
  • Aprovação: quando ela é finalizada e os responsáveis precisam avaliar;
  • Revisão ou refração: quando a atividade é devolvida por quem a fez para ajustes. Se a tarefa não precisar ser refeita, pode pular essa etapa;
  • Entregue: quando a tarefa já está pronta.

Lean

Trata-se de uma técnica para otimizar os processos e reduzi-los a apenas o necessário. Ele foca em eliminar desperdícios de todo o tipo.

Seu conceito é extraído do MVP, o produto mínimo viável, muito usado em times de desenvolvimento para definir um produto que possui apenas aquilo que importa para o cliente, sem nenhuma outra função agregada.

Squads

Os squads são as equipes em si. Não são tão grandes, podendo chegar até 10, e com cada pessoa assumindo uma função diferente, mas complementar a outra, tornando assim o time mais coeso e completo.

Esse time é liderado por uma pessoa que faz a interface junto a empresa e as outras equipes.

Escolha as ferramentas

As ferramentas são fundamentais para o marketing agile. É com elas que a equipe toma autonomia, se comunica e entende os processos de sua empresa.

Essas ferramentas facilitam muito o andamento das atividades do time. Por isso mesmo, não é raro ver que elas são relacionadas ao Kanban, como o Trello e o Asana.

Além das ferramentas de processos, é fundamental que o time possa interagir com os demais e com os processos de maneira virtual

Logo, ferramentas de armazenamento, como o Google Drive, podem facilitar o acesso a arquivos e documentos.

Outro tipo de ferramenta essencial para o marketing com a metodologia ágil é aquele que pode ajudar a documentar os processos, com erros e aprendizados.

Aqui, o Notion, Miro e Clickup são boas sugestões

Defina a equipe e o seus responsáveis

Com esses conceitos já conhecidos, é preciso dividir sua equipe de marketing em times bem determinados.

Os squads precisam de pessoas especialistas no processo que elas executarão. Cada integrante precisa ser de uma frente específica, mas que possa ser correlacionado a outro, dando poder de coesão e completude ao time.

Cada squad tem um responsável, que na tecnologia é chamado de Product Owner, que seria o responsável por coordenar as atividades do squad.  

Benefícios e estratégias da metodologia Agile para equipes de marketing digital.

Como você já pôde notar, o Marketing Ágil oferece uma gama de benefícios que impulsionam o sucesso das empresas no mercado dinâmico atual.

Confira algumas.

Produtividade

Com os ciclos curtos dos sprints, o trabalho é dividido em etapas menores e gerenciáveis, permitindo entregas frequentes e feedback rápido. Dessa maneira, é possível ter maior agilidade na resposta às mudanças.

É assim também que as equipes podem se adaptar rapidamente às novas tendências, demandas do mercado e resultados das campanhas.

Com o resultado bem visto e os feedbacks constantes, é possível eliminar gargalos, identificando e eliminando os obstáculos que atrasam o progresso, o que otimiza o fluxo de trabalho.

Maior Adaptabilidade e Flexibilidade

Com processos dinâmicos e uma equipe altamente competente, é possível que toda a sua empresa experimente uma melhoria em resposta às mudanças do mercado.

Junto a isso, a experimentação e aprendizado contínuos serão parte de uma cultura de testes e iterações permitindo que as equipes aprendam com seus erros e otimizem suas estratégias.

É também assim que haverá uma abertura para novas ideias e soluções, graças a construção de um ambiente ágil que incentiva a criatividade e a busca por soluções inovadoras para os desafios do marketing.

Entendimento profundo das necessidades do cliente

A metodologia ágil nasceu percebendo que o gosto e o costume das pessoas estavam mudando.

Por isso mesmo, o conceito coloca o cliente no centro do processo, garantindo que as campanhas atendam às suas expectativas.

Isso resulta em um maior engajamento, fidelização e consequentemente o retorno sobre investimento (ROI).

Times mais alinhados e colaborativos

 

A metodologia ágil promove a comunicação transparente e o trabalho colaborativo entre diferentes áreas da empresa. Os squads se complementam e não funcionam de modo independente, sendo cada um responsável por uma frente do todo da empresa.

E é por isso mesmo que uma visão unificada do projeto do negócio é aplicada. Todos os envolvidos no projeto têm uma visão clara dos objetivos e do progresso das campanhas.

Cultura de Inovação e Aprendizado

A metodologia ágil no marketing incentiva a criatividade e a experimentação de novas estratégias.

Sua constância em aprendizado com os erros, cria uma cultura de feedback e interação permite que as equipes aprendam com o que deu certo, documentem o que deu errado e aperfeiçoem suas habilidades.

Transformação Digital da Empresa

Por fim, a adoção de ferramentas e tecnologias digitais otimizam o trabalho de marketing. Dessa forma, o processo de trabalho se torna mais eficiente.

A automatização de tarefas repetitivas libera tempo para atividades mais estratégicas e criativas.

Sem esquecer, é claro, que utilizar essas ferramentas possibilita uma cultura de inovação e adaptabilidade, preparando a empresa para os desafios e oportunidades da era digital.

A automação no marketing é uma das grandes vantagens da metodologia ágil.

Mas ela não é apenas um atributo específico do conceito ou do setor. Quer saber como automatizar a sua emissão fiscal? A eNotas pode te mostrar!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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