Trabalho remoto: o que é e como ter bons resultados

Atualizado há mais de 3 semanas

Você sabe que no mundo atual, novas tendências ditam o mercado de trabalho. São novas possibilidades que empresas e colaboradores encontram para dar dinâmica às suas atividades. 

Uma que cresce mais nesse sentido é o trabalho remoto. Você já deve ter escutado, certo? O conceito ainda divide muita opinião, porque tem seus benefícios, mas também algumas desvantagens.

A definição do termo abrange muita coisa, e muita gente já é adepta. Mas ainda sofre, principalmente, com a resistência de certos empregadores.

Mesmo com algumas barreiras, a pesquisa O Futuro do Mercado mostra que 40% de seus entrevistados praticam home office e mais da metade afirma que o trabalho a distância aumenta a produtividade.

Então, descubra mais sobre o assunto neste post.

Trabalho remoto é trabalhar home office?

Certamente, essa pergunta surgiu em sua cabeça. E não é para menos. O home office é sim um trabalho remoto. Mas não se restringe a isso.

É toda aquela atividade realizada fora do ambiente de escritório. On-line ou não, mas claro que a internet dá uma bela ajudada aos profissionais que escolhem trabalhar dessa forma.

Além do home office, ainda temos nessa categoria o nomadismo digital e os coworkings, para citar os exemplos mais famosos.

No trabalho a distância, você pode escolher horários e locais para produzir. O que te dá a oportunidade de evitar alguns estresses do cotidiano, como o trânsito. Mas exige de seu praticante muita concentração e alguns cuidados.

Quais são os benefícios do trabalho remoto?

Existem várias vantagens no trabalho remoto, para funcionário e para empregador. Confira abaixo:

Esqueça o estresse de sair de casa!

Trabalhar em um escritório de uma empresa exige que você acorde cedo, pegue um transporte público ou enfrente o trânsito das grandes cidades (se você trabalha perto de casa, é privilegiado sim!)

Já com o trabalho a distância, esse tipo de coisa será evitada. Além de escolher os seus horários – sempre muito bem conversado com seu empregador ou cliente – você evita alguns contratempos, como ônibus lotado, chuvas e aquela fila no engarrafamento.

Você pode investir mais em seus projetos pessoais

Já que você pode escolher horários, ficará fácil de reservar um tempinho para aquele projeto que está na gaveta, deixando a desculpa “ah mas eu não tenho tempo” no passado.

É possível começar um curso de idiomas, fazer atividades físicas, passar mais tempo em família e qualquer outro hábito de empreendedor.

Poder trabalhar de qualquer lugar

Até agora, falamos das vantagens que se tem em trabalhar de casa. Mas falamos que o trabalho remoto não se resume a isso, se lembra?

Pois muito que bem, você poderá escolher o seu local de trabalho, onde se sinta mais produtivo ou que aproveite melhor a cidade onde está.

É o que se propõe o nomadismo digital: você não deixa de produzir, mas pode fazer viagens incríveis pelo mundo, desde que tenha sempre uma boa internet e um equipamento de trabalho que não te deixe na mão.

Ou ainda o coworking que nada mais é do que um espaço compartilhado com os mais diferentes profissionais, o que permite um networking que dentro de casa você não conseguiria ter.

Sua produtividade aumenta

Aqui a vantagem é tanto para profissionais remotos quanto para empregadores que escolherem contratar dessa forma.

Deixando o empregado livre para escolher trabalhar a distância, você propiciará, aumento na produtividade, já que ele estará se adequando aos melhores ambientes para que o funcionário seja mais produtivo.

Estará também contribuindo para a sua qualidade de vida e dando mais tempo para que ele possa se profissionalizar, por exemplo.

Menor custo operacional

Empresas que optam por possuir empregados remotos têm uma melhoria significativa em custos. Por poder fazer um tipo de contratação diferenciada, alguns impostos diminuem.

Sem falar de contas básicas, como luz e água que são drasticamente reduzidas sem um funcionário in loco para prestar serviço.

Mas, existem as desvantagens...

Pois é, nem tudo é perfeito, não é mesmo?

Como é de se imaginar, o trabalho remoto também possui algumas desvantagens. A gente vai te falar algumas:

Falta de equipe

Geralmente, pessoas que optam por trabalharem a distância gostam de seu espaço próprio sem interferência de ninguém. O famoso “euquipe”.

Sem falar do silêncio, sempre requisitado para aqueles que buscam foco no que fazem, principalmente os produtores de conteúdo. Mas, ter uma equipe por perto não é de todo mal, ainda mais se forem pessoas com o mesmo perfil que você.

Trabalhando remotamente pode te fazer se sentir isolado e com poucos contatos pessoais ao longo do dia. É claro que a internet ajuda a aproximar as pessoas, mas a sensação de isolamento pode não diminuir.

Se isso for ou começar a ser um problema para você, avalie a possibilidade de trabalhar em um coworking. Como já falamos, existem outras pessoas trabalhando remotamente nesse ambiente, o que pode te ajudar a aliviar a solidão pela falta de equipe.

Consumo doméstico

Se, por um lado, as empresas economizam com gastos em sua sede, por outro, o funcionário tem um aumento em suas despesas domésticas.

Você passa a consumir mais energia, água, alimentação... Coisas do cotidiano mesmo. Seu trabalho deve compensar todas essas coisas, por isso, aprenda a precificar o certo seu serviço.

Internet

Internet uma desvantagem? Como assim?

Calma, é claro que ela é a principal aliada do trabalho a distância. E é por isso que você deve tomar todos os cuidados para que você tenha um bom suporte dela, o que a gente sabe que, às vezes, é ineficaz.

Você precisa ter uma boa conexão que te atenda bem ao longo do dia. Mas, infelizmente, ela pode te deixar na mão. Portanto, seja sempre preciso em suas mensagens. Realize videoconferências e tenha sempre à disposição um telefone que você possa usar.

Aliás, outro exemplo de problemas com a internet é de interpretação. Por isso, seja sempre claro em seus e-mail e em mensagens de aplicativos para evitar duplo entendimento no que quer falar.

Dicas para trabalho remoto

Bom, já falamos aqui sobre as principais vantagens e desvantagens de trabalhar a distância. Você já deve ter colocado na balança se vale a pena ou não, certo?

Agora, nós queremos te dar umas dicas para que você tenha bons resultados trabalhando dessa maneira:

Invista no seu ambiente de trabalho

Separe um cômodo da sua casa ou um espaço mais reservado para ser o seu local e trabalhar. Deixe nele tudo o que você precisa para exercer a sua atividade. O ideal é que esse ambiente te permita ter a privacidade para que você mantenha o foco e, caso divida casa, que outras pessoas saibam que, quando você o utiliza, está trabalhando.

Isso quer dizer que você não pode fazer paradas repentinas para, por exemplo, ir ao supermercado comprar algo para a sua esposa ou filho. Assim como em uma situação convencional, você deve levar o seu dia a dia a sério, ok?

Estabeleça uma rotina

Você é dono de seus horários no trabalho remoto, mas, ainda assim, precisa pensar numa rotina: que horas acorda, quais são suas prioridades ao longo do dia, reservar um tempo para cuidar de questões de casa, entre outras coisas. Pense numa jornada com metas e as cumpra com rigor!

No começo pode ser difícil, mas, com o passar do tempo, você terá resultados melhores se manter-se focado.

Faça pausas

Pausas são importantes para você descansar a mente e a vista da tela do computador. Faça intervalos de pelo menos 10 minutos dentro de uma hora de trabalho, por exemplo. Além disso, pratique exercícios físicos. Encontre uma boa hora de seu dia para ir à academia ou uma praça para caminhar. Isso ajuda muito na sua eficiência profissional!

Só tome cuidado com a procrastinação durante essas pausas, ok?

Cuide de você e do seu ambiente

Bom, além de se exercitar, você precisa estar confortável consigo mesmo durante sua jornada. O que a gente quer dizer? Mantenha-se limpo, tome banhos se achar conveniente.

Além disso, o seu ambiente deve ser limpo e organizado. Seu canto de trabalho é em uma mesa no quarto? Ótimo, mas antes de trabalhar, arrume sua cama, limpe o chão e mantenha tudo em ordem para dar um “ar” mais profissional no espaço!

Coma bem

Em casa, você consegue perfeitamente manter uma alimentação saudável. E isso é imprescindível para sua saúde e, com isso, a manter uma boa produtividade.

Nos intervalos, faça lanches – pelo menos uma ou outra vez - e mantenha sempre um horário de almoço ou janta fixos. Afinal, ninguém quer ficar com fome no meio de um job, não é?

Como contratar freelancers?

Se você acredita que seu projeto é perfeito para um trabalho remoto, temos aqui mais uma dica.

Existem várias plataformas em que freelancers – ou trabalhadores autônomos – estão atrás de boas oportunidades. São ótimos espaços para você encontrar o profissional ideal para a sua ideia.

Então, descubra 11 sites confiáveis para contratar freelancers ou até mesmo se inscrever para conseguir novos clientes!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Bom dia e muito obrigada pelo artigo, queria somente mencionar, que para organizar todas tarefas diarias duranto o “lockdown” utilizo kanbantool.com/pt/. Conheco mais ou menos outras ferramentas, mas decidi utilizar Kanban, porque parece mais simples. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.