Webinário perpétuo: o que é como criar um do zero!

Atualizado há mais de 1 semana

Seja para aumentar sua presença na internet e ser reconhecido com uma autoridade ou ter modos de ganhar dinheiro, o webinário perpétuo é um dos formatos mais recomendados. 

O vídeo é a mídia favorita para quem gosta de aprender ou consumir qualquer tipo de conteúdo e isso tem sido uma aposta acertada de empresas e cursos online.

Produtores digitais estão se preocupando, cada vez mais, em oferecer material em vídeo não apenas rico, mas de longa duração, no sentido de não se desatualizar ou ficar datado, haja vista as mudanças que a internet gera.

Neste contexto surge o webinar perpétuo. E você conhecerá mais dele agora.

O que é webinar perpétuo?

O webinar perpétuo é um seminário, gravado em vídeo, ao vivo ou não. Ele atinge grande audiência e aproxima marcas de seu público ideal.

O fato de ser perpétuo significa dizer que ele não tem características temporais. Normalmente, abrange temas relevantes e evergreen, que é quando um assunto não tem sazonalidade com características mais informacionais.

Normalmente, o webinar perpétuo é gravado ao vivo e disponibilizado imediatamente em uma plataforma de vídeo. Nesse formato, é comum a participação de público.

Quando apenas gravado e disponibilizado, perde-se essa participação e a interação do público, mas costuma ser melhor controlado e preparado.

O webinário perpétuo permite que você transmita a mesma apresentação para diferentes pessoas em várias situações. Desse modo, você alcança um público maior e melhores resultados, como downloads de materiais ou número de vendas.

Para isso, ele deve ter uma série de cuidados para não se tornar datado demais e ter uma alta qualidade para não perder relevância — seja pela passagem de tempo, seja pela quantidade de vezes que uma pessoa possa assisti-lo.

Como fazer um webinário perpétuo?

Os webinários são, geralmente, gravados ao vivo em formato de videoconferência. O perpétuo pode perfeitamente ser realizado da mesma maneira.

Para ser um conteúdo evergreen — ou que se mantenha relevante por muito tempo — é preciso se pensar em materiais com mais explicações, como tutoriais.

Agora que você já entende como o webinar funciona, deve estar se perguntando como torná-lo perpétuo, certo? Você terá dicas sobre isso agora!

Escolha um tema não datado

Temas não datados são chamados de evergreen. Basicamente, é quando um assunto não perde a relevância com o tempo.

Esses temas podem ter caráter conceitual ou ferramental, que é quando se dá o conceito ou ensina sobre algo, respectivamente.

Alguns formatos de webinário perpétuo são mais eficazes e atendem bem a essas demandas, como:

Tutorial

É quando se mostra como fazer algo. São vídeos em que especialistas mostram determinado processo, ensinam uma receita ou a usar um infoproduto, por exemplo.

Além de ser muito usado na internet, o tutorial é um formato que permite construir conteúdos evergreen.

Porque ensinar a montar um produto ou como usar determinado serviço que sua empresa oferece não muda assim tão fácil.

Entrevistas

Se você tem fácil acesso a uma pessoa especializada na área em que sua empresa atua, pense em realizar uma espécie de talkshow.

É possível, com isso, realizar um bom engajamento prévio em sua rede social ou blog, pedindo que seu público envie perguntas ao convidado.

Atualmente, está em alta os mesacast, que são os podcasts em formato de mesa redonda com entrevista de pessoas notórias, influencers e autoridades.

Eles podem ser usados como webinário perpétuo se não tocarem em assuntos dos momentos, mas só passarem pela expertise do entrevistado. 

Videoaula

Segue a linha dos tutoriais, mas aqui, é mais focado em um conteúdo educacional, que pode ser bem explorado por quem oferece cursos online.

As aulas do que quer que seja não envelhecem fácil, ainda mais se forem com uma didática fácil e encantadora.

Essas aulas podem ser instruções ou introdução sobre determinada matéria.

Tenha uma boa produção

Preocupe-se em ter uma boa produção no dia da gravação. E aqui, dois aspectos são importantes, principalmente: áudio e imagem.

Teste os microfones e garanta que todos os participantes sejam ouvidos com clareza e sem ruídos, de forma que o áudio tenha equilíbrio de volume.

Quanto a imagem, caso seja uma gravação online, utilize ferramentas próprias e que todos tenham uma boa captação de imagem.

Caso seja gravado fisicamente, capriche no cenário, iluminação e tenha mais do que uma opção de captação de imagem.

Edite

O webinário perpétuo pode ser disponibilizado imediatamente ou passar por um processo de edição.

Na edição, você pode corrigir falhar, equilibrar o áudio dos participantes e ainda: usar cortes de trechos importantes.

Melhores estratégias para o seu webinar perpétuo

Confira como aproveitar melhor o seu webinar perpétuo para divulgar um produto ou a sua empresa.

Cuidado com os marcos temporais

Entenda como marcos temporais, assuntos e até mesmo frases que possam revelar a época da gravação durante o debate.

Citar datas sem necessidade ou comentar assuntos no hype, podem fazer você criar um prazo de validade para seu conteúdo, desnecessariamente.

Crie gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas e verdadeiras máquinas naquilo que se propõe: converter!

Quando se fala de gatilhos, está se dizendo de ferramentas que contribuem para o objetivo de determinado conteúdo que é a conversão em si, seja ela captação de e-mail, cliques em site ou vendas.

E, para um webinar automatizado ter poder por muito tempo, é preciso se pensar nesses recursos. Os gatilhos que melhor funcionam para um webinar perpétuo são:

  • Escassez: Mostrar que uma promoção está próxima de terminar ou que um produto para se fazer download está terminando podem ser maneiras bem eficientes de converter. Eles podem funcionar, mesmo em um perpétuo, desde que não seja nada forçado, ainda mais se você transparecer que seu vídeo é gravado.

  • Prova social: é quando há depoimentos de outras pessoas sobre o produto ou serviço que está disponibilizando. No caso do webinar perpétuo, essas falas podem ser de alguém que participou no dia da gravação ou de outros webinars de seu negócio.

  • Exclusividade: usado para proporcionar a ideia de algo que nenhuma outra empresa possa disponibilizar para seu público. Os usuários tendem a se sentir atraídos por algo que possa ser único e exclusivo.

  • Urgência: se você for vender seu webinar, a urgência pode ser usada para mostrar que as vagas para participar do webinar estão acabando, ou os descontos, ou mesmo a disponibilização gratuita do material, por exemplo.

Confira também: 13 ideias de iscas digitais para você capturar muito mais leads 

Tenha um bom CTA

O call to action é primordial porque leva o usuário a tomar uma ação. Ou seja, é um elemento usado para divulgar o material e captar lead.

O texto do CTA precisa ser alinhado com o gatilho que estiver usando e ser bem direto.

Em muitos casos, você pode utilizá-lo ao final da apresentação, pois, nesse momento, os espectadores entenderam o que foi dito e estão preparados para a oferta, caso o webinário tenha algo para oferecer no final.

Utilize boas plataformas

O seu webinário precisa ser realizado em plataformas que sejam atraentes e que tenham bom fluxo de usuários.

É claro que, quando falamos de vídeos, o YouTube é sempre o mais recomendado. Além de ser acessível a vários ambientes da web, ele pode ficar disponibilizado por tempo indeterminado na maior e melhor rede para esse formato.

Mas ele não é o único. Você pode pensar ainda em redes sociais como Facebook e Instagram — que graças ao IGTV, é possível realizar vídeos mais longos e com o mesmo destaque do Stories.

Tenha um bom título

Todas essas dicas que leu até agora valem bem pouco se você não elaborar um título poderoso ao seu webinário perpétuo.

O título é a primeira impressão do usuário. Além disso, é uma técnica SEO muito valorizada pelos algoritmos do Google para ganhar relevância em seus resultados de pesquisa.

Por isso, não o ignore! Resuma bem o que seu conteúdo oferece, sem perder a mão da criatividade.

Programe o lançamento

O webinar perpétuo é um formato que gera interesse na audiência por sua capacidade de conceituar e ensinar algo. Por isso, ele precisa ter seu lançamento planejado e bem divulgado.

Nessa programação, é necessário informar, obviamente, o dia, a hora e o local de transmissão — com link.

Você pode usar a divulgação para captar lead, disponibilizando um formulário para a pessoa fornecer seu e-mail para receber o link, poucos minutos antes da transmissão, diretamente na caixa de entrada, por exemplo.

Agora que conheceu bem sobre o webinar perpétuo, deve estar pensando que vale muito a pena investir nesse formato, sobretudo pelo seu alto poder de conversão e a possibilidade de automatizá-lo sempre que possível.

E que tal pensar em automatização em outras plataformas, como as redes sociais? Já é possível fazer isso! Então, confira as melhores ferramentas de automação do Instagram!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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