O Twitter é uma plataforma destinada a postagens rápidas em forma de microbloggings. Com o crescimento das mídias online, cada vez mais empreendedores querem ganhar seguidores no Twitter.
Apesar do limite de 280 caracteres, os usuários estão mais conectados e engajados a twittar conteúdos e pensamentos. Um grande desafio, entretanto, é hitar um tweet, ou seja, fazer sucesso e ter muitos compartilhamentos.
Diferente de outras redes sociais que possuem algoritmos que são alterados com frequência, o Twitter manteve a exibição em ordem cronológica de postagem.
Diversas empresas e pessoas ainda têm algumas dúvidas sobre a divulgação nessa plataforma, no modo de compartilhamento e também sobre como ganhar seguidores no Twitter. E é exatamente isso que você aprenderá neste post.
Conhecendo o Twitter
O perfil de um usuário no Twitter é identificado da seguinte forma: @nome. No caso de perfis empresariais, é aconselhado que contenha poucos caracteres e que seja de fácil identificação. Confira como isso acontece na prática:
A foto do perfil deve representar visualmente o seu empreendimento e transmitir a sua cultura e a sua identidade.
Sua bio é a primeira mensagem que alguém verá ao acessar o seu perfil. Você tem 160 caracteres para dizer aos seus visitantes quem você é e o que você faz. Seja objetivo e passe informações úteis. Você pode inserir links para seu site ou blog e até mesmo de outras redes sociais.
Veja como a Netflix Brasil utiliza o espaço para se apresentar, com uma pitada de bom-humor (clique na imagem para ampliá-la):
A imagem de capa também é parte visual da empresa, e você pode aproveitá-la para dizer mais sobre você, os seus produtos e até mesmo fornecer algum cupom de desconto, por exemplo.
Uma funcionalidade que tem bastante utilidade para empresas que utilizam o Twitter é o tweet fixado. Você pode utilizá-lo como extensão da sua bio, anunciando algum evento ou produto e também como quadro de aviso para os seus visitantes.
Para fixar um tweet, basta publicá-lo, clicar em “mais” e, após isso, selecionar a opção “ fixar na sua página de perfil”. O print abaixo é de um tweet do nosso videomaker (@DuRafael) e mostra como fazer isso (clique para ampliar):
Benefícios do Twitter para empreendedores
Como qualquer rede social, a utilização de perfis empresariais é benéfica por ser uma comunidade com muitos usuários e de fácil comunicação.
Uma qualidade dessa plataforma é a possibilidade de acompanhar os comentários dos internautas e também o método de busca sobre temas específicos e a análise de temas que estão como tendência no momento.
É possível seguir tweets de perfis que você considere como potenciais clientes para acompanhar os hábitos e os interesses. Isso pode te ajudar inclusive a definir a persona do seu negócio.
9 dicas para ganhar seguidores no twitter
Agora que você já aprendeu os benefícios de utilizar o twitter para sua empresa e entende como cada item do perfil deve ser configurado, provavelmente, quer um perfil que bombe, não é mesmo?
Então, confira 9 dicas para ganhar seguidores e fazer sucesso com os seus tweets.
1. Saiba o horário de postar
O primeiro passo para começar a divulgar seus tweets é saber o momento certo de postá-lo. Devido à exibição dos conteúdos por ordem cronológica, é essencial twittar no tempo perfeito para ser visto.
Apesar de ser possível visualizar um tweet antigo, os tweets são mais visualizados quando estão no topo da timeline no momento que a pessoa abre o app.
Conhecendo o melhor horário, você tem mais chances de atrair a atenção dos seus seguidores e, possivelmente, transformá-los em futuros clientes. Apesar de cada nicho ter características diferentes, o horário de maior tráfego no twitter de modo geral é às 17:00.
Mas não pense que basta programar os seus tweets para esse período. Pode ser que a maioria dos seus seguidores esteja online em outro momento. Por isso, é importante realizar testes e publicar conteúdos e momentos variados.
Apenas após analisar esses dados, você terá conclusões certeiras.
2. Crie um conteúdo exclusivo para essa rede social
Assim como qualquer outra comunidade online, o público e as características no Twitter são diferentes. Portanto, é necessário que a sua campanha seja exclusiva para essa plataforma.
Em outras palavras, você deve evitar, por exemplo, copiar e colar os textos e as hashtags de uma publicação no Instagram.
A principal diferença do twitter é a quantidade limitada de caracteres para cada post, que é de 280 caracteres. A sua mensagem deve ser objetiva, despertando a curiosidade do leitor.
Entenda que cada postagem e estratégia devem ser pensadas exclusivamente para o Twitter, para não ser ignorada. Essa é a hora de utilizar CTAs, divulgar conteúdos do seu blog e interagir com o seu público.
3. Utilize o trendtopics
As hashtags do trendtopics indicam as tendências, e é possível filtrar pelo tempo que você desejar, como meia hora, uma hora ou três horas, por exemplo. Desse modo, você acompanha o que está bombando no Twitter em tempo real.
Utilizar hashtags nos seus posts pode aumentar o envolvimento com a sua marca, mas, para isso, é necessário ter cautela e evitar exageros. Ao inserir hashtags desnecessárias, você direciona o seu conteúdo para perfis que não fazem parte de sua persona.
Isso acontece porque as hashtags funcionam como links para a palavra-chave usada, aumentando a visibilidade do tweet.
Se você tuitar algo sobre o mundo fitness, por exemplo, não faz sentido utilizar uma hashtag sobre sistemas escolares. Fuja também de assuntos polêmicos e não coloque imagem de sua empresa em risco.
4. Interaja com seus os seguidores
Empresas que interagem ativamente nas redes sociais, geralmente, têm maior engajamento com o público.
Para interagir no Twitter, você pode:
- responder os comentários;
- comentar em tweets de clientes;
- fazer enquetes;
- solicitar feedbacks.
Uma boa prática ao interagir com os comentários no twitter é responder publicamente quando o assunto interessar outras pessoas. Nesse caso, marque quem te fez a pergunta, inserindo @usuariodapessoa.
5. Siga mais pessoas
Uma dica para aumentar o número de seguidores, é seguir outros usuários também. Isso demonstra reciprocidade com o seu público e permite apresentar mais da cultura da empresa.
Acompanhar o twitter de outras empresas também possibilita averiguar as estratégias usadas e as tendências do momento.
Dica extra: Os tweets que possuem CTAs como “Retweete, por favor” têm mais engajamento! Então, use esse CTA nos seus tweets.
6. Faça parcerias com influencers
Influencers são pessoas que têm autoridade em alguma área e são reconhecidas em meios online, tendo o poder de influenciar na decisão de quem os acompanha.
Empresas de todos os ramos firmam parcerias com influenciadores do ramo digital — e não poderia ser diferente com o Twitter. Um simples tweet de um influencer pode alavancar o seu negócio e até mesmo apresentar novos parceiros.
Por isso, analise o seu campo de atuação e identifique os perfis que têm maior influência. Veja como é possível utilizá-los em suas estratégias e faça parcerias, que sejam benéficas para ambos.
7. Automatize postagens
Com a correria do dia a dia, é comum que não sobre muito tempo para ficar postando no Twitter, né? Mas isso deixa de ser uma preocupação real com a automação de postagens.
Algumas ferramentas, como o Postcron, permitem que você agende diversas publicações no dia em poucos cliques. Como consequência disso, você ganha tempo para focar naquilo que é mais importante: fazer o negócio crescer.
8. Promova a sua conta
Promover sua conta é essencial para ter visibilidade. Afinal, um velho ditado dize que “só é lembrado quem é aparece”, certo? Por mais que pareça complicado, algumas atitudes simples, como incluir o link do seu perfil do Twitter no Instagram, por exemplo, fazem toda a diferença em sua divulgação
Algumas maneiras de promover o seu perfil são:
- citar a conta em outras redes sociais;
- inserir em materiais de marketing offline;
- colocar o link do seu perfil no seu site;
- solicitar aos assinantes de e-mail que sigam seu perfil no twitter.
9. Insira imagens nos seus tweets
A cada minuto, novos conteúdos são publicados no Twitter. Se você quer se diferenciar e sair da mesmice, é fundamental utilizar imagens em seus tweets.
Imagens em tweets aumentam o alcance e o engajamento dos seus posts. Quando criar ou agendar uma postagem, acrescente imagens, gifs e vídeos, que sejam relevantes para o seu público e que chamem a atenção.
Apenas tome cuidado ao escolher imagens e gifs. Determinados assuntos devem ser tratados com seriedades, enquanto outros permitem uma parcela de humor. Então, saiba diferenciar essas situações, ok?
Conclusão
Neste post, você descobriu como ganhar seguidores no Twitter. Apesar das mensagens curtas, o Twitter é uma rede social que oferece boas oportunidades para interagir com o público.
A partir de agora, coloque as dicas em prática e alcance os resultados que você deseja.
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