O que é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e como usar um

Atualizado há mais de 3 semanas

O passado nunca esteve tão próximo do presente. Graças à velocidade das transformações geradas pelas tecnologias, os modelos de aprendizagem se modificam a todo instante, tornando ultrapassado o que até bem pouco tempo atrás era moderno. 

Na educação isso é visto nas salas de aula. Antes, o giz, as cadeiras, o quadro negro, a enciclopédia. Agora, o computador, a interdisciplinaridade, a tela do celular, os ebooks, o Google

É nesse sentido que você pode se debruçar sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. 

A agilidade de agora, também deixa o presente mais perto do futuro. O que implica em um constante debate sobre métodos de ensino, que também recai sobre o AVA.

Para entender melhor esse conceito, fique ligado no texto!

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizado?

O AVA é um conjunto de ferramentas disponibilizadas pela internet que possibilita um ambiente de ensino. 

São conteúdos, plataformas, cursos e mecanismos de interações entre alunos e professores.

O conceito desse conjunto de ferramentas é o de transformar a sala de aula física em online, em que o aluno tem acesso a esses conteúdos educacionais e o professor possa tutelar esse processo. 

É claro que esse conceito precisa de métodos e uma ambiência que fomente e instigue o aluno, sem deixar de esquecer os modos de avaliação do professor, que possa acompanhar de modo eficiente o desenvolvimento do estudante. 

Como funciona? 

Obviamente, a internet ainda gera muito afastamento do público. Afinal, nunca foi tão fácil procrastinar com tanto conteúdo de fácil acesso assim à disposição. 

Mas o ambiente virtual de aprendizagem tenta, num primeiro momento, aperfeiçoar essa relação, não afastando totalmente o aluno da sala de aula, a física. 

Por isso, o AVA leva os materiais para uma plataforma tecnológica online, permitindo que os alunos possam se familiarizar com o ambiente web. 

A substituição de antigos materiais, como apostilas e CDs, por ebooks e arquivos em nuvem, também é parte desse processo, ainda que gradativo. 

Vídeos que complementam as aulas e modelos recomendados de avaliação permitem que o aluno interaja mais com uma atividade virtual. 

Ele também é instigado a participar de fóruns e debates na plataforma virtual, de forma a encurtar certos distanciamentos e a “perda” de proximidade que a realidade física permite. 

Tudo isso precisa e deve ser feito com uma criteriosa metodologia pedagógica gerenciada pela instituição de ensino, seja ela uma EAD de cursos online ou mesmo uma universidade. 

Vale destacar que cada universidade escolhe a plataforma que melhor se enquadra em seus objetivos.

Dentro disso, é preciso estar atento a algumas funcionalidades que a plataforma deve oferecer:

Base para conteúdo curricular

O suporte da plataforma deve oferecer aderência a conteúdos dos mais variados arquivos, como Word, Excel, PowerPoint, PDF, glossários…

Perfil customizável

O aluno, ao se registrar na plataforma, precisa ter liberdade para customizar seu perfil de acordo com sua preferência, de modo que tenha acesso a seu calendário de atividade, notas e desempenho nas disciplinas. 

Suporte de avaliação

A avaliação é parte intrínseca da aprendizagem, por isso, a plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem precisa ter um bom suporte para que o professor consiga desenvolver questões objetivas, discursivas, montar questionários e upar arquivos de suporte. 

Comunicação e interação

O tempo todo você leu sobre como é importante que a aproximação entre aluno e professor seja feita com eficiência, certo? 

Isso só poderá ser feito se a plataforma incentivar isso com espaços para fóruns, chat, grupos e mensagens particulares. 

Qual o propósito?

O AVA surgiu da necessidade de acompanhar os novos tempos do mundo moderno. 

Como você viu ainda pouco, o processo de ensino apegado a enciclopédias, com materiais que careceriam de atualização, virou passado. 

Agora, tudo é muito mais virtual, e um ambiente híbrido é fundamental para ajudar a se ter uma ponte entre esse passado recente com um futuro que não para de chegar. 

O ambiente virtual de aprendizagem pode ser descrito como uma alternativa de mediação para o processo de ensino, com as ferramentas mais adequadas a uma realidade virtual cada vez mais acessível e presente no dia a dia dos alunos.

As facilidades de comunicação também são um propósito do AVA. Elas são encurtadores de distância entre o aluno e o professor.

A troca de informação, portanto, é mais constante, sempre lembrando que o professor e a instituição de ensino são mediadores desse processo, garantindo não só o ambiente, como o método adotado para isso.

Tem algum exemplo de AVA?

Sim. Muitos, na verdade. 

Como você leu ainda há pouco, o mundo está se transformando muito rápido e essas novas formas de aprendizagem têm ganhado espaço – sem mencionar que a pandemia do novo coronavírus acelerou esse processo. 

Então, sim, é fácil achar um exemplo de AVA.

Moodle

O Moodle tem sido muito usado por escolas e universidades durante a pandemia. 

Sua interface é muito fácil de ser usada e o design simples ajuda nisso. 

Uma grande vantagem do Moodle é o seu código aberto: graças a essa funcionalidade, um usuário licenciado consegue criar a sua própria versão do software. 

E-Proinfo

Esse ambiente virtual de ensino foi desenvolvido pelo Ministério da Educação, sendo muito presente em instituições públicas. 

Além de aperfeiçoar o aprendizado híbrido, o E-Proinfo ainda dá a chance de ampliar as possibilidades no EAD

Teleduc

Essa plataforma para AVA foi desenvolvida pela UNICAMP e seu foco está nos professores e sua formação junto à informática educacional. 

Ela foi criada observando a demanda dos próprios funcionários da universidade, para ajudar tanto na acessibilidade e na funcionalidade, facilitando, até mesmo, o acesso para aqueles que não possuem afinidade com a informática básica. 

Quais as melhores plataformas EAD?

Como você viu, o Ambiente Virtual de Aprendizagem é um conjunto de fatores que possibilitam o ensino a se utilizar da tecnologia virtual. 

Ele deixa o ensino mais próximo de uma realidade mais digital, aproximando professores e alunos, além da própria universidade ou instituição de ensino. 

Uma dessas ferramentas do AVA é a própria plataforma, que hoje está ainda mais em alta graças ao crescimento da demanda por cursos EAD

Por isso, você tem um curso online e quer conhecer mais desses recursos, leia esse texto sobre Plataformas EAD e veja como aprimorar ainda mais seu negócio! 

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.