O que é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e como usar um

Atualizado há mais de 3 semanas

O passado nunca esteve tão próximo do presente. Graças à velocidade das transformações geradas pelas tecnologias, os modelos de aprendizagem se modificam a todo instante, tornando ultrapassado o que até bem pouco tempo atrás era moderno. 

Na educação isso é visto nas salas de aula. Antes, o giz, as cadeiras, o quadro negro, a enciclopédia. Agora, o computador, a interdisciplinaridade, a tela do celular, os ebooks, o Google

É nesse sentido que você pode se debruçar sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. 

A agilidade de agora, também deixa o presente mais perto do futuro. O que implica em um constante debate sobre métodos de ensino, que também recai sobre o AVA.

Para entender melhor esse conceito, fique ligado no texto!

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizado?

O AVA é um conjunto de ferramentas disponibilizadas pela internet que possibilita um ambiente de ensino. 

São conteúdos, plataformas, cursos e mecanismos de interações entre alunos e professores.

O conceito desse conjunto de ferramentas é o de transformar a sala de aula física em online, em que o aluno tem acesso a esses conteúdos educacionais e o professor possa tutelar esse processo. 

É claro que esse conceito precisa de métodos e uma ambiência que fomente e instigue o aluno, sem deixar de esquecer os modos de avaliação do professor, que possa acompanhar de modo eficiente o desenvolvimento do estudante. 

Como funciona? 

Obviamente, a internet ainda gera muito afastamento do público. Afinal, nunca foi tão fácil procrastinar com tanto conteúdo de fácil acesso assim à disposição. 

Mas o ambiente virtual de aprendizagem tenta, num primeiro momento, aperfeiçoar essa relação, não afastando totalmente o aluno da sala de aula, a física. 

Por isso, o AVA leva os materiais para uma plataforma tecnológica online, permitindo que os alunos possam se familiarizar com o ambiente web. 

A substituição de antigos materiais, como apostilas e CDs, por ebooks e arquivos em nuvem, também é parte desse processo, ainda que gradativo. 

Vídeos que complementam as aulas e modelos recomendados de avaliação permitem que o aluno interaja mais com uma atividade virtual. 

Ele também é instigado a participar de fóruns e debates na plataforma virtual, de forma a encurtar certos distanciamentos e a “perda” de proximidade que a realidade física permite. 

Tudo isso precisa e deve ser feito com uma criteriosa metodologia pedagógica gerenciada pela instituição de ensino, seja ela uma EAD de cursos online ou mesmo uma universidade. 

Vale destacar que cada universidade escolhe a plataforma que melhor se enquadra em seus objetivos.

Dentro disso, é preciso estar atento a algumas funcionalidades que a plataforma deve oferecer:

Base para conteúdo curricular

O suporte da plataforma deve oferecer aderência a conteúdos dos mais variados arquivos, como Word, Excel, PowerPoint, PDF, glossários…

Perfil customizável

O aluno, ao se registrar na plataforma, precisa ter liberdade para customizar seu perfil de acordo com sua preferência, de modo que tenha acesso a seu calendário de atividade, notas e desempenho nas disciplinas. 

Suporte de avaliação

A avaliação é parte intrínseca da aprendizagem, por isso, a plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem precisa ter um bom suporte para que o professor consiga desenvolver questões objetivas, discursivas, montar questionários e upar arquivos de suporte. 

Comunicação e interação

O tempo todo você leu sobre como é importante que a aproximação entre aluno e professor seja feita com eficiência, certo? 

Isso só poderá ser feito se a plataforma incentivar isso com espaços para fóruns, chat, grupos e mensagens particulares. 

Qual o propósito?

O AVA surgiu da necessidade de acompanhar os novos tempos do mundo moderno. 

Como você viu ainda pouco, o processo de ensino apegado a enciclopédias, com materiais que careceriam de atualização, virou passado. 

Agora, tudo é muito mais virtual, e um ambiente híbrido é fundamental para ajudar a se ter uma ponte entre esse passado recente com um futuro que não para de chegar. 

O ambiente virtual de aprendizagem pode ser descrito como uma alternativa de mediação para o processo de ensino, com as ferramentas mais adequadas a uma realidade virtual cada vez mais acessível e presente no dia a dia dos alunos.

As facilidades de comunicação também são um propósito do AVA. Elas são encurtadores de distância entre o aluno e o professor.

A troca de informação, portanto, é mais constante, sempre lembrando que o professor e a instituição de ensino são mediadores desse processo, garantindo não só o ambiente, como o método adotado para isso.

Tem algum exemplo de AVA?

Sim. Muitos, na verdade. 

Como você leu ainda há pouco, o mundo está se transformando muito rápido e essas novas formas de aprendizagem têm ganhado espaço – sem mencionar que a pandemia do novo coronavírus acelerou esse processo. 

Então, sim, é fácil achar um exemplo de AVA.

Moodle

O Moodle tem sido muito usado por escolas e universidades durante a pandemia. 

Sua interface é muito fácil de ser usada e o design simples ajuda nisso. 

Uma grande vantagem do Moodle é o seu código aberto: graças a essa funcionalidade, um usuário licenciado consegue criar a sua própria versão do software. 

E-Proinfo

Esse ambiente virtual de ensino foi desenvolvido pelo Ministério da Educação, sendo muito presente em instituições públicas. 

Além de aperfeiçoar o aprendizado híbrido, o E-Proinfo ainda dá a chance de ampliar as possibilidades no EAD

Teleduc

Essa plataforma para AVA foi desenvolvida pela UNICAMP e seu foco está nos professores e sua formação junto à informática educacional. 

Ela foi criada observando a demanda dos próprios funcionários da universidade, para ajudar tanto na acessibilidade e na funcionalidade, facilitando, até mesmo, o acesso para aqueles que não possuem afinidade com a informática básica. 

Quais as melhores plataformas EAD?

Como você viu, o Ambiente Virtual de Aprendizagem é um conjunto de fatores que possibilitam o ensino a se utilizar da tecnologia virtual. 

Ele deixa o ensino mais próximo de uma realidade mais digital, aproximando professores e alunos, além da própria universidade ou instituição de ensino. 

Uma dessas ferramentas do AVA é a própria plataforma, que hoje está ainda mais em alta graças ao crescimento da demanda por cursos EAD

Por isso, você tem um curso online e quer conhecer mais desses recursos, leia esse texto sobre Plataformas EAD e veja como aprimorar ainda mais seu negócio! 

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.