Como ser afiliado e ganhar dinheiro com isso?

Atualizado há mais de 3 semanas

A internet oferece diversas formas para obter uma renda extra. Seja criando vídeos no Youtube, produzindo material para o TikTok ou publicando no Instagram. 

De diversas formas é possível começar a vender um produto ou o seu serviço pela internet e ganhar dinheiro com isso. 

Um dos formatos que tem ganhado muita relevância é o trabalho como afiliado de algum produto. Afiliado é aquela pessoa que divulga determinado produto e ganha uma porcentagem toda vez que alguém efetua uma compra a partir da divulgação que ele fez. 

Funciona como uma comissão por cada venda realizada! Contudo, não é da noite para o dia que a renda do afiliado entrará na sua conta. Primeiro, existem diferentes tipos de afiliados e cada um exige um tipo de dedicação. 

Quer saber como ser afiliado a empresas e ganhar dinheiro com essa estratégia? Acompanhe este post e saiba tudo! 

O que significa ser um afiliado (a)? 

O afiliado de uma empresa é aquela pessoa ou marca que faz a divulgação de determinado produto e recebe uma comissão sobre cada venda realizada. 

Cada empresa tem seu próprio sistema de afiliados. Algumas pedem que você faça uma inscrição e passe por um processo de avaliação, por exemplo. 

Quando você é aceito, você receberá um link exclusivo que identifica as conversões que foram feitas a partir da sua divulgação. 

É esse link que irá identificar quem veio da publicidade que você fez e, por meio dessas conversões identificadas é que será calculada a sua comissão.  

Como ser afiliado de uma empresa? 

Como já explicamos, cada empresa tem sua própria metodologia de afiliação. 

Em geral, é possível encontrar a página de afiliação buscando o nome da empresa mais “programa de afiliados” ou “programa de associados” no Google. 

Depois de se inscrever, ser aceito e receber o seu link exclusivo, você poderá começar a divulgar o produto ao qual está associado. 

 Existem dois tipos principais de afiliados: 

  • Afiliado de autoridade 
  • Afiliado investidor

Entenda melhor cada um deles: 

Afiliado de autoridade 

Esse profissional foca seus esforços em construir uma audiência, desenvolvendo um um relacionamento e, consequentemente, gerando engajamento. 

Essa pessoa se apresenta como autoridade sobre determinado assunto e, por isso, tem mais chances de que a audiência realmente ouça o que ele tem a dizer.  

Essa audiência é construída a partir da produção de conteúdo diverso - em blogs, redes sociais, e-mail marketing. Com a produção desses materiais, você atrai um público qualificado para a sua base de contatos. 

Esse tipo de afiliado costuma vender mais - que é uma das vantagens dessa audiência. Essa pessoa consegue atingir mais pessoas de forma orgânica - o que significa um gasto menor com publicidade paga. 

Contudo, esse tipo de atuação exige um investimento maior na criação de conteúdo - que toma tempo e estudo. 

Afiliado investidor 

Esse afiliado investe na divulgação de anúncios pagos para divulgar o produto e ganhar dinheiro com isso. 

Para esse afiliado, o tema do produto ou para que ele serve não interessam, já que a venda não é feita por indicação, mas por estratégias de tráfego pago. 

Esse afiliado não faz a divulgação em suas redes sociais, propriamente. Na maioria dos casos, ele sequer aparece como responsável pela divulgação. O cliente final muitas vezes nem sabe que aquele anúncio partiu de um afiliado. 

Esse tipo de estratégia gera resultados muito rápidos. Dependendo do anúncio e do nicho você pode começar a ganhar dinheiro no mesmo dia. 

Nesse caso, é possível trabalhar com qualquer produto, ele só precisa vender bem e acertar na divulgação. 

O resultado, contudo, só aparece enquanto você estiver investindo. Se o anúncio parar, o resultado também para. Além disso, é preciso de dinheiro inicial para investir na divulgação. 

Mas, por onde eu começo? 

Agora que você já sabe como se tornar um afiliado, onde pesquisar e os tipos de afiliados que você pode fazer, é só começar! Mas por onde? 

Se você entendeu que quer ter um perfil de Afiliado de Autoridade, comece escolhendo o segmento sobre o qual irá produzir os seus conteúdos. 

Que assunto você tem um conhecimento que pode passar para outras pessoas? Se ainda não domina alguma área, comece a estudá-la e se torne um especialista. 

A partir daí, você poderá começar a produzir conteúdo e construir uma audiência. Lembre-se que melhor que ganhar um número alto de seguidores é ter um número bom de seguidores engajados com o seu perfil. 

Aplique também as técnicas de SEO aos seus vídeos no Youtube, blogposts, e até publicações do Instagram. Elas são uma excelente ferramenta para aumentar o tráfego orgânico. 

Agora, se decidiu que quer ser um afiliado investidor, comece estudando o mundo dos Ads. Um anúncio pode dar muito certo e render bastante dinheiro de uma vez só, mas também pode dar bem errado. 

Por isso, estude o mundo dos anúncios pagos e entenda qual a melhor estratégia em cada rede. Por exemplo, o que você aplicar no Google Ads pode não dar certo no Instagram Ads

Importante

Sabia que o Facebook disponibiliza uma biblioteca com anúncios antigos? 

Busque inspiração por lá! Conheça aFacebook Ad Library.


Outro ponto importante para ser um afiliado investidor é aprender a mensurar os seus resultados. Alguns deles são:

  • ROI, Return over investiment, para entender quanto de retorno você está tendo a partir do seu investimento inicial;  
  • CPC, custo por clique, fundamental para estratégias de anúncios pagos. Com esses indicadores você também pode perceber o que está dando certo - e pode continuar rodando - e o que precisa ser modificado para funcionar; 
  • CAC, Custo de aquisição de clientes, para saber quanto você está gastando para conseguir cada venda. Isso te mostra se você está, pelo menos, pagando o seu investimento inicial. 

Existem outros indicadores que podem te ajudar nesse processo. O mais importante é sempre ter em mente que você precisa saber o que está dando certo e o que deve ser melhorado. 

Mundo ideal: combine os dois perfis 

Uma estratégia excelente é combinar os dois perfis. Isso exigirá o dobro de estudo e dedicação, mas você terá um retorno maior. 

Crie conteúdos e estude como fazer anúncios pagos. Divulgue para a sua audiência aqueles produtos que fazem sentido para o seu nicho e, os que não fazem mas não um bom negócio, adote a estratégia do afiliado investidor. 

Um dos melhores locais para ser afiliado é a Hotmart! Se você já é afiliado por lá, saiba que a emissão das suas notas fiscais é muito mais fácil com o eNotas. 

Ficou interessado, então acesse o nosso conteúdo e saiba exatamente como emitir nota fiscal pela Hotmart

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.