Tipos de lançamento digital: quais são, como funciona e vantagens

Atualizado há mais de 3 semanas

O mercado digital abriu portas para muitos empreendedores, que agora contam com a internet como uma ferramenta de trabalho. Os infoprodutos conquistaram o público, que passou a consumir cada vez mais esse tipo de produto. E-books, cursos, vídeo aulas, webinars e outros formatos de conteúdo se popularizaram bastante nos últimos anos.

Dessa forma, os produtores investem em formas inteligentes de promover seus infoprodutos, apostando no marketing digital. Nesse cenário, usar alguns tipos de lançamento digital pode ser crucial para garantir o sucesso do produto. Com a Fórmula de Lançamento, técnica que ficou famosa no mercado digital, este formato de divulgação é a estratégia adotada por diversos empreendedores. 

Para entender melhor como isso funciona, preparamos esse post para que você possa conhecer melhor os tipos de lançamento digital. Confira: 

O que é a Fórmula de Lançamento?

Antes de entender o que é o lançamento perpétuo, vamos compreender melhor a fórmula a qual essa estratégia pertence. A Fórmula de Lançamento é um programa que permite o desenvolvimento de técnicas de marketing e vendas, com foco no lançamento de produtos e serviços digitais.

Originalmente, a técnica foi criada por Jeff Walker nos Estados Unidos. No Brasil, ela se popularizou com o Érico Rocha, que adaptou a metodologia para o mercado brasileiro e a todos os interessados em desenvolver lançamentos on-line.

Atualmente, a Fórmula é muito aplicada em lançamentos de produtos digitais ou infoprodutos, e se popularizou bastante entre empreendedores digitais e microempreendedores.

Como funciona?

Na prática, a Fórmula propõe que o lead passe por ciclos, que tem início no relacionamento com o cliente. O processo de venda começa desde o primeiro contato, essencial para a conversão. Além disso, a produção de conteúdo sobre o produto e temas relacionados a ele também fazem parte da estratégia. 

Por fim, chega-se à oferta, e, após à venda, no feedback. Com o passar do tempo, a estratégia passou por várias atualizações e modificações, mas sempre mantendo a base no relacionamento para gerar mais vendas e assim tem sido aplicada para trazer resultados a todos que a adotam.

Atualmente, a Fórmula funciona por meio de duas frentes: treinamento on-line e eventos ao vivo. No treinamento on-line, o cliente tem livre acesso a uma área de membros com aulas e materiais bônus. É onde fica o seu infoproduto, seja ele um curso, e-book ou outro produto digital.

Além disso, também costuma ter um canal para solução de dúvidas e relacionamento com outros alunos, utilizando as redes sociais como WhatsApp, Telegram ou até mesmo o Facebook. 

Há também os eventos da Fórmula, que reúne profissionais de diversas áreas e empreendedores que também desejam ter sucesso ao fazer um lançamento. Participar dessas reuniões faz parte da experiência oferecida aos inscritos.

Tipos de lançamento digital

Dentro disso, há vários tipos de lançamentos: lançamento perpétuo, lançamento relâmpago, lançamento semente, lançamento externo… Vamos conhecer melhor esses formatos.

  1. Lançamento interno

Como o próprio nome já sugere, o lançamento interno consiste em lançar o produto digital primeiramente em uma lista de contatos interna, com foco no público que já te conhece.  Esse formato tem grandes chances de sucesso, por ser uma audiência que já tem contato com o produtor ou seu produto. 

Assim, é possível abordar tópicos específicos que chamem a atenção desse público, citando dores ou dificuldades que esses leads enfrentam e como seu produto pode ajudar a resolver essas questões. 

  1. Lançamento externo

O lançamento externo é a divulgação de um infoproduto no mercado, mas ampliando o público, conquistando novos parceiros e aumentando a base de leads. Assim, para alcançar novos leads, é preciso investir em técnicas de marketing. 

Além disso, um ponto importante a ser ressaltado é que o lançamento externo só acontece depois do interno. O ideal é que o produto seja testado em um lançamento interno, para que seja possível observar sua aceitação e pontos de melhora na divulgação, para só assim divulgá-lo para o mercado externo. 

Por isso mesmo, o uso de afiliados pode ser uma boa estratégia, já que esse sistema permite uma penetração maior no público. Outra opção muito usada e que gera resultados é a de parcerias, em que a reciprocidade é aplicada: uma empresa indica um produto para a outra, por exemplo.

  1. Lançamento relâmpago

O lançamento relâmpago tem como principal característica a rapidez, e tem curta duração, entre dois a dez dias. A ideia é criar um senso de urgência nos leads, incentivando a compra rápida, conseguindo assim uma inserção de caixa mais ágil. 

No lançamento relâmpago, o carrinho fica aberto por um tempo determinado e curto, reforçando o ideal de que o lead precisa agir naquele momento para não perder a oportunidade. 

Apesar de ter a vantagem das vendas rápidas, esse lançamento costuma ser difícil de colocar em prática, já que, diante da rapidez de todo o processo, erros e imprevistos podem acabar passando despercebidos. 

  1.  Lançamento semente

O lançamento semente é um tipo ideal para quem não tem um produto pronto. Nesse modelo, o infoproduto ainda está na fase inicial, e é ainda apenas uma semente.  Assim, o lançamento semente é uma estratégia de marketing que tem a finalidade de testar quão receptivo o mercado está para o consumo do produto. 

Para lançar um produto nesse modelo, é feita uma análise do público, estudando suas preferências e observando as chances de sucesso. Justamente, por ser como um teste, ele pode ser feito mesmo que você ainda não tenha um produto pronto.

Depois do lançamento e com dados sobre a recepção do público, é possível observar pontos de melhoria no produto e ressaltar as características positivas que foram observadas. . É uma estratégia que tem o objetivo de “sentir” o público, e, portanto, é indicado que seja feito antes de outros modelos.

  1. Lançamento perpétuo

O lançamento perpétuo consiste na prática de reapresentar um produto digital para novos leads, deixando-o sempre disponível para compra. Como o próprio termo já sugere, esse tipo nunca acaba.

Depois de lançado, o item fica à disposição a qualquer momento para compra, diferente de outros modelos, como o lançamento interno, em que o produto ou serviço é oferecido por um período limitado. Já no lançamento perpétuo, o carrinho não fecha nunca.

O lançamento pode alcançar também novas pessoas que passaram a fazer parte da sua lista de contatos, ou se depararam com seu produto depois. Esse modelo costuma ser conhecido como evergreen, ou seja, um conteúdo mais atemporal, que não expira. 

Mas muita atenção! Para fazer um lançamento perpétuo de sucesso, é fundamental ter feito um lançamento interno de sucesso anteriormente, com um bom fluxo de leads e as ferramentas de automação de marketing necessárias. 

Ou seja, os infoprodutos escolhidos devem ser prioritariamente bem aceitos no mercado. Além disso, é essencial escolher produtos que possam ser vendidos facilmente, sem necessidade de mais suporte ao cliente.

Lançando seu produto

Agora que você já conhece melhor os tipos de lançamento digital e suas particularidades, com certeza terá mais sucesso nas estratégias de marketing digital. É importante destacar como cada modelo tem suas características, e, por isso, é importante considerar muito bem seus objetivos antes de optar por um modelo de lançamento digital.

Não se esqueça de considerar também os aspectos do produto, e verifique se o tipo de lançamento pretendido faz sentido de acordo com o que o produto propõe. É importante também analisar o processo de lançamento e analisar os resultados, observando as táticas que deram certo e o que precisa ser mudado nos próximos lançamentos. 

Com a prática, a tendência é que seus lançamentos sejam cada vez mais bem sucedidos! Esperamos que esse post tenha tirado suas dúvidas. Aproveite e confira nosso guia sobre como fazer um lançamento perpétuo de sucesso. 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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