Acompanhe o nosso post e descubra qual a importância dos dados estruturados e como eles podem ajudar a implementar técnicas de SEO!
Todo mundo que queira fazer um negócio crescer na internet precisa pensar em como funciona o universo web.
Ele oferece um número quase incalculável de informações para o usuário. O desafio do empreendedor é se destacar nesse meio usando as ferramentas que estão ao seu alcance.
E essas ferramentas estão quase todas nos buscadores. São os sites de pesquisa em que o Google domina.
As técnicas de SEO são as formas de, entendendo o funcionamento dos algoritmos do Google, ter conteúdos de sucesso. E, alguns passos precisam ser feitos com dados estruturados.
Esse é um conceito que ajuda na indexação e no ranqueamento na página de pesquisa do Google.
Quer saber mais? Confira na leitura!
O que são Dados Estruturados?
Para entender esse conceito, é preciso ter um pouco de conhecimento sobre técnicas de SEO.
Por dentro desse tema, você entende que o Google tem mecanismos para ranquear os resultados em sua página de pesquisa, o famoso SERP – Search Engine Results Page.
As técnicas de SEO ajudam a ranquear melhor uma página organicamente nos resultados do Google.
Os dados estruturados são informações padronizadas que o Google busca para entender e posicionar o conteúdo na busca de uma pesquisa de acordo com essas informações.
Na página de desenvolvedores do Google, a definição de Dados Estruturados é a seguinte:
“são códigos que podem ser adicionados às páginas do seu site para descrever o conteúdo e ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o que há nas páginas”.
Ou seja, tudo o que você coloca no conteúdo de sua página deve estar organizado de uma maneira que os “robôs” do Google entendam e ranqueie melhor no SERP.
Um exemplo é esse próprio texto. O Google procurará informações nele que possam explicar ao usuário sobre o tema, neste caso, Dados Estruturados.
Essas informações são:
- O que são dados estruturados
- A diferença entre dados estruturados e dados não estruturados
- Por que usá-los
- E como usá-los
E, por isso mesmo, esse texto possui uma estrutura que ajude o Google a achar essas informações.
Qual a diferença entre dados estruturados e dados não estruturados?
Aqui, não há muito segredo. É preciso analisar os mecanismos do Google como uma lógica humana mesmo.
Ele procura por informações que, seguindo os seus padrões, possam ajudar o usuário a compreender o texto de forma fácil, achando exatamente o que ele procura.
Por isso, dados estruturados são aquelas informações bem organizadas que tanto ajudam a compreensão do texto, quanto o Google, inclusive para a criação dos Rich Snippets.
Veja:
Já os dados não estruturados são informações que o Google não consegue entender de cara, como imagens, áudios, vídeos ou textos de word. Ele não consegue interpretá-los se não houver, no caso dos textos, em código HTML.
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Por que usar dados estruturados em seu site, e-commerce ou blog?
Como você percebeu ao longo desse texto, os dados estruturados ajudam o Google a compreender seu texto e ranqueá-lo melhor no SERP. Isso deveria bastar, não é? Já que o SERP é a grande vitrine para quem quer ganhar dinheiro pela internet, sobretudo de forma orgânica.
Mas há outros fatores que ajudam:
- Os Rich Snippts ganham em qualidade e o usuário saberá exatamente do que se trata o conteúdo, sabendo o que acharão nele. Sem falar que o Google entenderá melhor as informações do texto.
- Os usuários que fazem pesquisa pelo celular terão uma melhor experiência, não apenas achando mais fácil uma informação, como também tendo uma melhor velocidade para abrir o seu site.
- O tráfego orgânico de seu site melhora consideravelmente.
- Dados estruturados aumentam a chance de seu site aparecer no Painel de Conhecimento: a área no canto direito do Google que traz as informações mais importantes sobre a busca.
Como usar dados estruturados?
Para usar esse conceito de maneira bem estratégica em seu conteúdo, é preciso sempre respeitar a coesão das ideias no texto.
Mas, como se está falando de mecanismos do Google, que não são humanos, conhecer as Diretrizes Gerais de Dados Estruturados também é importante.
Há uma ajuda importante para estruturar esses dados: o uso de ferramentas como o Schema.org, um site de vocabulários do Google feito de forma colaborativa que oferece várias codificações e ajuda desenvolvedores a estruturarem esses dados no site.
Sites como o Schema.org ajudam a entender quais são os marcadores das informações que o Google precisa ler, chamados no marketing digital de markups.
Os markups são tags, conteúdos de áudio ou vídeo e localizações vinculadas ao texto.
Mais do que, portanto, fazer um bom texto, é preciso “traduzi-lo” ao Google por meio das codificações para que seus mecanismos possam ranquear o conteúdo de maneira melhor.
Por isso, é um trabalho conjunto de criativo e desenvolvedores.
Conhecer esses “pormenores” de uma estratégia digital possui é fundamental para fazer sua empresa ser vista na internet.
Principalmente esses recursos que o Google tem para ajudar nos resultados de uma pesquisa. Mas não adianta conhecer de dados estruturados e esquecer de outros pontos que possam aumentar a chance de crescimento do seu negócio.
E aqui, entra uma dica: centralizar o atendimento ao cliente. Conheça nesse texto tudo o que você precisa saber sobre o tema e veja como potencializar seu negócio.