Dados estruturados: como esse conceito pode te ajudar em SEO?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra qual a importância dos dados estruturados e como eles podem ajudar a implementar técnicas de SEO!

Todo mundo que queira fazer um negócio crescer na internet precisa pensar em como funciona o universo web. 

Ele oferece um número quase incalculável de informações para o usuário. O desafio do empreendedor é se destacar nesse meio usando as ferramentas que estão ao seu alcance.

E essas ferramentas estão quase todas nos buscadores. São os sites de pesquisa em que o Google domina. 

As técnicas de SEO são as formas de, entendendo o funcionamento dos algoritmos do Google, ter conteúdos de sucesso. E, alguns passos precisam ser feitos com dados estruturados. 

Esse é um conceito que ajuda na indexação e no ranqueamento na página de pesquisa do Google. 

Quer saber mais? Confira na leitura!

O que são Dados Estruturados?

Para entender esse conceito, é preciso ter um pouco de conhecimento sobre técnicas de SEO.

Por dentro desse tema, você entende que o Google tem mecanismos para ranquear os resultados em sua página de pesquisa, o famoso SERPSearch Engine Results Page

As técnicas de SEO ajudam a ranquear melhor uma página organicamente nos resultados do Google.

Os dados estruturados são informações padronizadas que o Google busca para entender e posicionar o conteúdo na busca de uma pesquisa de acordo com essas informações. 

SERP

Na página de desenvolvedores do Google, a definição de Dados Estruturados é a seguinte:

“são códigos que podem ser adicionados às páginas do seu site para descrever o conteúdo e ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o que há nas páginas”.

Ou seja, tudo o que você coloca no conteúdo de sua página deve estar organizado de uma maneira que os “robôs” do Google entendam e ranqueie melhor no SERP. 

Um exemplo é esse próprio texto. O Google procurará informações nele que possam explicar ao usuário sobre o tema, neste caso, Dados Estruturados. 

Essas informações são:

  • O que são dados estruturados
  • A diferença entre dados estruturados e dados não estruturados
  • Por que usá-los
  • E como usá-los

E, por isso mesmo, esse texto possui uma estrutura que ajude o Google a achar essas informações. 

Qual a diferença entre dados estruturados e dados não estruturados?

Aqui, não há muito segredo. É preciso analisar os mecanismos do Google como uma lógica humana mesmo. 

Ele procura por informações que, seguindo os seus padrões, possam ajudar o usuário a compreender o texto de forma fácil, achando exatamente o que ele procura. 

Por isso, dados estruturados são aquelas informações bem organizadas que tanto ajudam a compreensão do texto, quanto o Google, inclusive para a criação dos Rich Snippets.

Veja:

Rich Snippets


Já os dados não estruturados são informações que o Google não consegue entender de cara, como imagens, áudios, vídeos ou textos de word. Ele não consegue interpretá-los se não houver, no caso dos textos, em código HTML.

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Por que usar dados estruturados em seu site, e-commerce ou blog?

Como você percebeu ao longo desse texto, os dados estruturados ajudam o Google a compreender seu texto e ranqueá-lo melhor no SERP. Isso deveria bastar, não é? Já que o SERP é a grande vitrine para quem quer ganhar dinheiro pela internet, sobretudo de forma orgânica. 

Mas há outros fatores que ajudam:

  • Os Rich Snippts ganham em qualidade e o usuário saberá exatamente do que se trata o conteúdo, sabendo o que acharão nele. Sem falar que o Google entenderá melhor as informações do texto.
  • Os usuários que fazem pesquisa pelo celular terão uma melhor experiência, não apenas achando mais fácil uma informação, como também tendo uma melhor velocidade para abrir o seu site. 
  • O tráfego orgânico de seu site melhora consideravelmente. 
  • Dados estruturados aumentam a chance de seu site aparecer no Painel de Conhecimento: a área no canto direito do Google que traz as informações mais importantes sobre a busca.

Como usar dados estruturados?

Para usar esse conceito de maneira bem estratégica em seu conteúdo, é preciso sempre respeitar a coesão das ideias no texto. 

Mas, como se está falando de mecanismos do Google, que não são humanos, conhecer as Diretrizes Gerais de Dados Estruturados também é importante.

Há uma ajuda importante para estruturar esses dados: o uso de ferramentas como o Schema.org, um site de vocabulários do Google feito de forma colaborativa que oferece várias codificações e ajuda desenvolvedores a estruturarem esses dados no site. 

Sites como o Schema.org ajudam a entender quais são os marcadores das informações que o Google precisa ler, chamados no marketing digital de markups. 

Os markups são tags, conteúdos de áudio ou vídeo e localizações vinculadas ao texto. 

Mais do que, portanto, fazer um bom texto, é preciso “traduzi-lo” ao Google por meio das codificações para que seus mecanismos possam ranquear o conteúdo de maneira melhor. 

Por isso, é um trabalho conjunto de criativo e desenvolvedores. 

Conhecer esses “pormenores” de uma estratégia digital possui é fundamental para fazer sua empresa ser vista na internet. 

Principalmente esses recursos que o Google tem para ajudar nos resultados de uma pesquisa. Mas não adianta conhecer de dados estruturados e esquecer de outros pontos que possam aumentar a chance de crescimento do seu negócio. 

E aqui, entra uma dica: centralizar o atendimento ao cliente. Conheça nesse texto tudo o que você precisa saber sobre o tema e veja como potencializar seu negócio.  

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Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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