GitHub: o que é e qual sua importância?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra o que é o GitHub e qual a importância desse sistema para o desenvolvimento de projetos.

O trabalho remoto em equipe é cada vez mais aplicado nas empresas — uma tendência que cresce, mas que não é novidade.

Desenvolvedores de softwares já possuem essa rotina quando o assunto é gerenciar projetos de código aberto. Dentro desse contexto está o GitHub. 

Quem é da área, sabe o risco de se perder dados —por inúmeros motivos — e do desafio em trabalhar em um projeto em que várias pessoas podem contribuir de qualquer parte do mundo. 

Algo que o Git já tem contribuído para melhorar há alguns anos e, agora, o GitHub assume uma importância que você conhecerá mais a partir de agora. 

Insert Content Template or Symbol

Acompanhe!

O que é Github?

github

O GitHub é uma plataforma de hospedagem de código-fonte. Com ele, é possível desenvolver projetos de maneira colaborativa, num ambiente que muito lembra uma rede social. 

Nele, os desenvolvedores e programadores compartilham projetos para que o código seja desenvolvido por pessoas de toda a parte do mundo. 

Ele nasceu a partir de dois conceitos: do Git e do Hub.

O Git é um sistema que gera projetos que podem ser trabalhados ao mesmo tempo por várias pessoas.

Ele foi criado em 2005 por Linus Torvalds, o pai do Linux, e é popular no universo de desenvolvimento graças ao seu sistema de controle. 

Por ele, é possível, toda vez em que um código é gerado, criar uma nova versão do projeto, impossibilitando a perda de dados, já que é salvo no diretório. 

Esse diretório pode ser salvo em qualquer computador ou no GitHub. 

O Hub, por sua vez, é um aparelho, conhecido como concentrador que conecta computadores em rede para que possam compartilhar dados. 

Por isso, ficou mais fácil entender a lógica do GitHub a partir do conceito e funcionamento de cada um desses termos que o compõem. 

Qual a importância do GitHub?

Como você pôde perceber, esse sistema facilita a integração de uma equipe que trabalha em um mesmo projeto.

O desenvolvimento de um site, por exemplo, será facilitado se todos os desenvolvedores puderem se relacionar e fazer suas atividades em um ambiente que dá segurança no armazenamento dos dados. 

O GitHub também ajuda a melhorar o gerenciamento do projeto, acompanhar o seu desenvolvimento e entender as atividades de cada pessoa envolvida. 

Outra funcionalidade que ajuda a aumentar a importância do sistema é a sua automatização no fluxo de trabalho. 

Tudo isso ajuda o desenvolvimento do projeto e pode ser um diferencial no mercado, já que ele está cada vez maior e com maior concorrência, com novas possibilidades tecnológicas.   

Para que serve o Github?

Na prática, o GitHub tem algumas funcionalidades que, aliás, o diferenciam muito do Git. 

Essa diferença está, principalmente, no armazenamento, ou seja, no repositório. 

Enquanto o Git você tem controle apenas pelo seu HD, o GitHub permite fazer isso na nuvem, mas não é só.

Todas as funcionalidades do mais velho estão no mais novo. E ele possui outras, como:

  • Documentação;
  • Wikis;
  • Rastreamento de problemas;
  • Pull Requests, onde é possível se fazer comentários e revisões do código;
  • Histórico de commits.
Curiosidade

Além destas, outras funcionalidades ajudam na praticidade do GitHub, como a possibilidade de ver arquivos Photoshops serem vistos e comparados em versões diferentes, realizar pequenos websites com o GitHub Pages e ter notificações por email. 

12-rejeicoes-de-nota-fiscal
12 principais rejeições de nota fiscal que toda Software House deve conhecer

Você sabia que, ao tentar emitir uma nota fiscal eletrônica, ela pode ser rejeitada pela Sefaz? E se eu te disser que rejeições assim acontecem com frequência?

Mas por que isso acontece? Como evitar e resolver esses impasses?

Neste eBook gratuito, explicamos todos esses questionamentos e montamos uma lista com as 12 principais rejeições de nota fiscal e como a sua Software House deve proceder para solucionar cada um deles. Confira!

Que tal entender alguns termos?

A linguagem de alguns termos desse universo é muito própria que, para quem não está habituado, pode gerar confusões. 

Por isso, siga um pequeno glossário dos principais termos que você encontra quando for usar o Github.

Repositório

Esse é um termo bem conhecido nesse mercado de tecnologia, mas não só. 

Repositório é o local em que todos os arquivos de um projeto são armazenados, com URL exclusiva. 

Aqui, é guardado tudo o que for do projeto: código, áudio, imagens... 

Fork

O forking é fazer um projeto baseado em um outro. Muito usado para incentivar o desenvolvimento de softwares entre a rede. 

Isso acontece quando você encontra um projeto para o qual quer contribuir, mas dividindo o repositório e fazendo as alterações que desejar. É como criar uma bifurcação em um caminho, no caso o projeto e você seguir um novo rumo a partir dele. 

Pull request

Depois que você fez o fork de um projeto no GitHub e quer ser reconhecido pelos desenvolvedores originais, você faz um pull request. 

É uma solicitação de recebimento em que os programadores originais podem aprovar ou não o seu projeto “forkiado” do original. 

Tudo isso com um canal claro, fornecido pelo GitHub, entre você e os desenvolvedores originais. 

O Github é certamente uma plataforma que contribui muito com o momento que o mundo está passando. 

Além de ser uma boa forma de se trabalhar remotamente dentro de um mesmo projeto com outras pessoas, de lugares diferentes, é possível ter a segurança de dados todos armazenados na nuvem. 

E o Github é só mais um sistema dentro do universo de possibilidades da tecnologia. E para você conhecer outro, leia este texto sobre webhook e entenda mais sobre um recurso de automação que é uma mão na roda de todo desenvolvedor. Aproveite.

Vivencie uma nova experiência em monitoramento de notas fiscais eletrônicas!

Os maiores ERPs e SaaS, como a TOTVS e a Conta Azul, já utilizam a API do eNotas Gateway. E você? Vai ficar de fora dessa?

Conheça o eNotas Gateway!
Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.