Google Search Console: o que é e como usar ele para vender mais

Atualizado há mais de 3 semanas

O Google surgiu em 1998 e desde então, tem revolucionado completamente a internet em diversos aspectos. O site oferece uma série de ferramentas e recursos interessantes para atender vários públicos, mas principalmente empresas e negócios. Um destes recursos é o Search Console, usado por muitas empresas para alavancar seus resultados.

A ferramenta mostra como os sites são encontrados nas pesquisas via Google, analisa como o buscador interage com os seus sites e oferece informações valiosas sobre acessos, buscas e SEO. Por isso, usar este recurso na estratégia de marketing da sua empresa pode ser uma ótima ideia. 

Para entender melhor como o Google Search Console funciona e como usá-lo no seu negócio, se liga nesse post que preparamos!

O que é Google Search Console?

O Google Search Console é uma plataforma e um serviço gratuito oferecido pelo Google a administradores de sites de Internet, criada com o objetivo de ajudar a acompanhar a visibilidade das páginas no buscador. Basicamente, este recurso auxilia a garantir que seu site seja encontrado e indexado corretamente, aparecendo nas buscas dos seus possíveis clientes.

A plataforma possibilita mapear e medir a eficiência do site na interação com os motores de busca. O Search Console é uma boa ferramenta para desenvolvimento de estratégias de SEO para sites de Internet, permitindo encontrar problemas, otimizar o conteúdo e desenvolver estratégias para melhor eficiência das páginas, ganhando mais tráfego.

O Search Console já foi chamado de Webmaster Tools, e hoje adotou o nome da gigante para mostrar que a plataforma é acessível a todos. Para usá-lo, basta acessar o serviço e logar com a sua conta do Google. Então, você deverá informar um site para rastrear, procedimento que exige acesso à estrutura interna da página que você deseja usar.

Como o Search Console funciona?

O Search Console tem diversas funções que ajudam a monitorar seu site, encontrar problemas e resolvê-los rapidamente .No geral, as funcionalidades estão conectadas a técnicas de SEO e experiência do usuário, permitindo desenvolver essas estratégias, além de contribuir para o marketing digital e melhoria no desenvolvimento de sites.

O Search Console também oferece dados sobre como o buscador faz o rastreio e indexa as páginas em seu site. Isso ajuda os usuários a serem mais assertivos ao atualizar ou criar uma página para os mecanismos de busca.

Dentre as funções que a ferramenta tem, podemos citar:

  • maior velocidade de carregamento das páginas;
  • compreensão de onde vem o tráfego;
  • visualização de dados de tráfego, público que acessa sua página e resultados de pesquisa;
  • identificação e correção de problemas de indexação, reindexação de conteúdo atualizado;
  • identificação de sites que linkam para suas páginas;
  • alertas sobre aspectos que precisam ser revisados;
  • identificação e correção de defeitos no código HTML;
  • melhoria na estratégia de backlinks;
  • impulsionamento da linkagem interna;
  • alterações de SEO.

Como usar o Search Console? 

O Search Console tem muitas funções, e é preciso conhecê-las para usar a ferramenta e otimizar seu site. Entender cada opção do menu da plataforma ajuda na leitura de sua página e possibilita que você identifique exatamente o que precisa mudar ou melhorar para aumentar o ranqueamento e impulsionar a qualidade do seu site.

Conheça as funções do painel da ferramenta e entenda como usar o Search Console:

Desempenho

O relatório de desempenho apresenta dados mais específicos sobre o tráfego no site proveniente de uma busca, a posição dele nos resultados do Google, quais pesquisas disponibilizaram seu site como resultado e outras opções.

Também oferece detalhes de páginas, localização dos usuários e impressões. Nessa aba, há algumas funcionalidades:

Resultados de Pesquisa

Nessa seção, é possível selecionar para analisar:

  • uma palavra-chave (Consulta);
  • uma página;
  • um país;
  • um dispositivo;
  • e até um aspecto.

Essa funcionalidade é muito boa para identificar melhorias em uma página de conteúdo. Verificando o desempenho de uma página, é possível entender se o posicionamento dela caiu e quais palavras relacionadas a ela recebem mais impressões e cliques.

Discover

O Discover serve para ter uma visão geral do desempenho das páginas de sua propriedade, para identificar em qual página focar para gerar mais resultados.

Notícias

Com o Search Console, você também pode verificar o desempenho da sua página no Google Notícias, que reúne as informações mais relevantes dos veículos digitais. Assim, o Google Search Console aponta quais matérias presentes no seu site ganharam destaque no app.

Algumas métricas disponíveis são os cliques até a página, impressões de links na busca e a CTR (taxa de cliques) média para a publicação.

Índice

No índice, você encontra as páginas indexadas pelo Google e aquelas que não foram indexadas (removidas ou bloqueadas). Para que sua página apareça sempre que alguém fizer uma busca, é preciso estar otimizado; ou seja, o rastreador do Google precisa conseguir acessá-la e analisá-la sem dificuldade.

A ferramenta de índice ajuda a identificar o que está causando erros no rastreio das páginas, falha que pode acontecer eventualmente e prejudica essa otimização que permite aparecer no buscador

Cobertura

Nessa aba, é possível visualizar o desempenho do Google na indexação das páginas do seu site, quais e quantas delas estão sendo listadas para aparecer para os usuários durante uma busca.

Também há detalhes sobre os tipos de erros, como de servidor, de página não encontrada (404), bloqueada ou se está ocorrendo algum direcionamento inadequado.

Sitemap

Em sitemaps você cria, organiza e analisa o mapa do seu site e pode melhorar o que for necessário e, assim, agilizar a indexação das páginas.

Remoções

Na aba remoções você pode remover uma página do seu domínio das pesquisas no Google, por um determinado período de tempo. É possível ocultar a URL que você quer bloquear até que você decida colocá-la novamente. 

Experiência

O relatório de experiência apresenta dados relacionados ao acesso das pessoas no seu site e quais as impressões delas em comparação a outros websites.

Experiência na página

A aba experiência na página mostra informações para entender se a sua página é acessível. Os indicadores apontam o que precisa de melhoria, esclarecendo o que precisa de ajustes e dando insights para mudanças.

Principais métricas da web

As Core Web Vitals ou “Principais Métricas da Web” são relacionadas à experiência do usuário e também trazem insights. Ele aponta o desempenho do site para corrigir experiências que possam ser negativas para o público.

As métricas incluem fatores como velocidade de carregamento do site, tempo entre a primeira interação do usuário com a página e o tempo entre interação e resposta rápida do site.

Facilidade de uso em dispositivos móveis

Essa aba mostra um dado importante, principalmente na era em que muitas pessoas navegam pela internet pelo smartphone. Nela, você terá mais dicas para deixar o seu site ainda mais “phone friendly”, acessível e responsivo para diversos dispositivos, principalmente celulares e tablets.

Melhorias

Na seção melhorias, as informações tem como objetivo oferecer dados para ter uma página ainda mais completa.

Indicadores de localização atual

Essa aba mostra o “caminho” de acesso dentro do seu site, quais páginas foram clicadas e como foi o trajeto de links. Trata-se de uma informação valiosa sobre o comportamento do usuário.

Caixa de pesquisa de sitelinks

Essa aba é uma caixa de pesquisa dentro de um resultado já exibido nas buscas do Google. Nela, o usuário pode pesquisar diretamente no seu site ou app. 

Dicas para usar e ter sucesso

Ufa! Diante de tantas funções, é normal não saber por onde começar. Mas depois de navegar pela plataforma e analisar os dados na prática, fica muito mais fácil entender como o recurso funciona e começar a usar os dados a seu favor. 

Preparamos algumas dicas para você ter em mente ao usar o Google Search Console para te ajudar a otimizar seu site:

Verifique o Search Console com frequência

Para saber como seu site é indexado e rastreado pelo Google e entender outras informações relevantes sobre o desempenho das páginas, é muito importante verificar a ferramenta com frequência. 

Assim, você pode acompanhar mudanças, erros e o desempenho, para ter clareza sobre seus esforços de SEO e se as ações tomadas estão surtindo efeito, com chances reais de funcionar, ou não. 

Rapidez para agir

As informações do Google Search Console são importantes e muito úteis para mostrar problemas que o seu site enfrenta, além de alterações que precisa realizar. 

Mas de nada adianta ter vários dados e não agir para mudar o que precisa ser alterado e corrigir erros, não é mesmo? 

Ou seja: ao se deparar com quedas no desempenho, erros ou problemas, é essencial agir rápido para tomar as devidas providências. Corrigindo qualquer tipo de falha com rapidez, é possível evitar que seu site não seja encontrado e otimizar sua posição no buscador. 

Mantenha-se atualizado

Essa dica é valiosa, e muito importante para quem deseja ter seu site bem ranqueado. O Google lança novas práticas e atualizações frequentemente, indicando as diretrizes que as páginas devem seguir para ficarem bem posicionadas no buscador. Essas diretrizes guiam as estratégias de SEO. 

Porém, muitas vezes, sites que não seguem essas regras podem ser penalizados e sofrer mudanças no ranqueamento. Assim, o buscador não entrega sua página quando um possível cliente busca por palavras-chave. 

Por isso, é extremamente importante manter-se atualizado com todas as novidades do Google, evitando que seu site enfrente problemas. O Google Search Console oferece insights valiosos, mas é preciso saber analisar os dados e usá-los com sabedoria. 

Bom, esperamos que este post tenha solucionado todas as suas dúvidas sobre a ferramenta. Continue com a gente por aqui e conheça o Google Trends, outra ferramenta interessante do Google para seu negócio. 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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