Hoje, seu negócio pode contar com uma ferramenta indispensável: a internet. Qualquer pessoa pode comprar pela web em poucos minutos. E, claro, em meio a essas mudanças, surge também um novo jeito de vender: o Inside Sales.
A ideia é usar recursos tecnológicos para vender de dentro da sua empresa.
Para quem está iniciando um processo de vendas ou para quem já vende seus produtos, conhecer o Inside Sales e aplicá-lo pode ser o próximo passo para alavancar as vendas!
Por isso, descubra neste post o que é o inside sales, como colocá-lo em prática e melhores estratégias.
Vamos lá?
O que é Inside Sales?
Inside Sales é a estratégia de vendas feita dentro de um negócio, em que o vendedor não precisa ir até o cliente. A ideia é usar ligações, chamadas de vídeos, redes sociais, mensagens e outras formas de comunicação tecnológicas para encurtar distâncias e alcançar o cliente.
Dessa forma, é possível aumentar a produtividade e otimizar os investimentos realizados.
Entenda melhor com o seguinte exemplo: um emissor de notas fiscais quer escalar o negócio em todo o país. Imagine a quantidade de dinheiro e de tempo que seriam necessários para fazer vendas em outras cidades e estados do Brasil.
Em algumas situações, estes custos podem onerar o orçamento financeiro, certo?
Ao utilizar o conceito de vendas internas, é possível realizar ligações telefônicas, enviar emails ou escrever mensagens de whatsapp para entrar em contato com leads e convertê-los em clientes.
Inside Sales x Outside Sales
Agora que você sabe o que é, deve estar se perguntando qual a outra técnica de negócios pode escalar seu negócio, não é mesmo?
Pois bem, o Outside Sales é a modalidade de vendas oposta a que já ilustramos aqui, ou seja, é aquela em que o vendedor desloca-se até o cliente e, consequentemente, aumenta o ciclo de vendas e os custos com despesas.
É importante destacar, que não existe uma modalidade melhor ou pior que a outra.
Grandes empresas, por exemplo, ainda preferem fechar negócios apenas após o famoso aperto de mão entre os gestores.
Tanto o Inside Sales quanto o Outside Sales têm características únicas, que devem ser respeitadas. Cada uma possui prós e contras. Dessa forma, avalie com atenção as necessidades e o momento do seu negócio.
Como colocar o Inside Sales em prática?
Abaixo, separamos uma lista com dicas para te ajudar a ter uma área de vendas campeã com o Inside Sales.
Confira:
1. Defina o perfil do profissional de vendas
Contratar funcionários não é uma tarefa fácil. Podem existir inúmeros profissionais disponíveis no mercado, mas como é possível saber se eles têm a experiência com vendas que você procura?
É essencial entender que um vendedor de sucesso em outra empresa, não necessariamente será um bem-sucedido na sua.
Pessoas não seguem padrões e por isso, você precisa desenhar o perfil ideal, que esteja alinhado à cultura da sua organização.
Além disso, há outra questão muito importante. Depois de contratado, o profissional precisa desenvolver habilidades, já que o mercado está em constante mudança
As características que você deve considerar são:
- capacidade de lidar com feedbacks;
- organização e disciplina para seguir processos;
- adaptação à cultura da gestão;
- aptidão para ouvir e propor soluções.
Saiba que esses atributos podem variar em cada caso, mas a ideia é adaptá-las à sua realidade, a fim de encontrar e formar um bom profissional.
2. Estruture seu processo de vendas
Com seus vendedores selecionados, é hora de colocar o processo de vendas em prática. Para isso, sua equipe precisa de um processo de vendas bem estruturado.
Para isso, defina todas as etapas: qual será a forma de contato com os clientes, quais argumentos serão utilizados, como abordá-los.
Esse processo precisa estar claro para todos, garantindo mais clareza e transparência durante e após a venda.
Veja também: Como formar uma equipe de vendas focada em resultados e alavancar meu negócio?
3. Faça treinamentos com a equipe
Você já conhece o perfil e as características de um bom vendedor, mas outro ponto muito importante para o sucesso do setor de Inside Sales é o treinamento e a evolução da equipe — principalmente quando você está criando uma empresa e não tem muita experiência no assunto.
Dessa forma, esboce um cronograma para atividades, faça kick-offs e simulações de atividades diárias.
Não se esqueça que o feedback da sua equipe não pode ser deixado de lado. Todos os funcionários devem se sentir confortáveis para dizerem o que pensam, propondo melhorias na rotina de trabalho.
Além disso, os treinamentos ajudam a manter os colaboradores alinhados com as novidades do mercado ao longo do tempo, a melhorar a obtenção de resultados positivos e criar laços entre todos.
4. Invista em estratégias de marketing
É impossível pensar em vendas sem pensar em marketing. Isto porque a principal fonte de geração de oportunidades para os profissionais desta área é o Inbound Marketing.
O consumidor que antes tinha pouco poder de pesquisa e informações, hoje, tem dificuldade de escolher um conteúdo confiável quando deseja saber mais sobre determinado assunto.
Portanto, o vendedor depende cada vez mais da força e da autoridade do marketing digital para educar seus leads e conduzi-los à jornada de compra. Logo, você precisa de uma estratégia muito forte neste sentido.
Faça com que os dois times caminhem lado a lado e troquem informações a todo momento.
5. Tenha um bom gestor de vendas
Vendedores devem focar naquilo que realmente importa: vender mais e melhor. Por este motivo a figura de um gestor da área, que atue de forma mais próxima e tenha contato com estes profissionais diariamente, é essencial.
A atividade do vendedor pode ser estressante e ter um elevado nível de pressão cultural. Infelizmente, muitos negócios criam metas abusivas e se esquecem do bem-estar do funcionário.
Nessas horas, o papel do gestor de vendas vai muito além do acompanhamento da performance da equipe.
Ele deve exercer uma liderança que motiva o time de forma fluída e tranquila. Além disso, esse gerente precisa tomar decisões precisas, a fim de colocar o time de vendas no caminho certo.
6. Meça resultados
Não é possível reproduzir o que você não sabe se deu certo, não é mesmo?
Desse modo, é muito importante analisar seus resultados. Analise as principais métricas de vendas para entender quais esforços valem a pena.
Se a sua taxa de churn está muito alta, por exemplo, algum processo durante o pós-vendas pode estar gerando uma alta taxa de cancelamento.
7. Estabeleça metas claras
Definir objetivos é um processo fundamental para avaliar se o seu negócio vai bem ou precisa de ajustes.
As metas são excelentes aliadas aos gestores porque permitem uma visão macro do desenvolvimento individual e da área.
Entenda que estabelecer estes critérios é essencial para o processo como um todo, não apenas para os resultados e objetivos finais. Portanto, determine as métricas a serem atingidos por etapa.
Alguns de seus principais exemplos são:
- taxa de conversão;
- ligações diárias;
- ticket médio das vendas;
- número de vendas.
8. Realize a passagem de bastão
Não existe mágica ou sorte. Vendedor bom não é aquele que faz a venda a qualquer custo, mas sim aquele que entende as necessidades, verifica a sinergia e propõe soluções viáveis.
Depois que você estruturou seu processo, seguiu boas práticas e descobriu o que funciona para seu negócio de Inside Sales ter sucesso, o resultado não poderia ser diferente.
A partir disso, o cliente entra em uma nova jornada, que é tão importante quanto o momento que antecede a venda.
O que fazer depois de transformar um lead em cliente?
Agora, é preciso direcionar seu novo parceiro para o time de pós-vendas. Esse processo pode ser bastante delicado, portanto, exige muita atenção.
Você precisa estruturar um fluxo sutil e leve de condução do cliente à nova etapa que lhe aguarda: a tão sonhada entrega do produto.
Esse é um momento de muita expectativa, por isso, seja cuidadoso. Apresente-o à sua nova equipe de relacionamento e informe-o sobre os próximos passos.
Além disso, a equipe de pós-vendas precisa estar ciente do histórico de cada consumidor, como:
- dores;
- motivações;
- principais expectativas em relação à aquisição do produto ou serviço.
Lembre-se de que o custo de aquisição de um novo cliente é muito maior do que o custo de sua retenção. Assim sendo, todos os cuidados devem ser tomados nessas horas.
Ao ler este conteúdo, você entendeu um pouco mais sobre o que é Inside Sales e como aplicá-lo no negócio. A partir de agora, você sabe conhece algumas práticas que não podem faltar em seu planejamento.
Desenvolva estratégias e planos que façam sentido para a sua realidade, sem copiar modelos de sucesso a qualquer custo.
Nunca se esqueça de que não existe um processo tão bom que não possa melhorar. Dessa maneira, acompanhe as mudanças do mercado e mantenha sua equipe sempre alinhada aos seus objetivos.
Quer aprender ainda mais sobre outras boas práticas para escalar o seu negócio? Então, continue com a gente e saiba como aumentar as suas vendas!