Tudo que um módulo fiscal de ERP precisa ter

Atualizado há menos de 1 semana

Quem lida com a gestão de uma empresa sabe que as questões fiscais estão entre as mais importantes para uma organização. Ter um módulo fiscal de ERP para ajudar nessa gestão é algo que pode definir o crescimento sadio de qualquer empreendimento.

Sistemas inovadores ajudam a estabelecer uma estratégia de destaque no mercado, mas exige que se prenda a certas questões. Um ERP ajudará, mas não sem antes se atentar ao que ele pode oferecer a sua empresa.

Confira neste texto como um módulo fiscal de ERP é importante para sua empresa e o que ele precisa ter para ser algo realmente vantajoso. 

O que é um módulo fiscal de ERP

O módulo fiscal é uma necessidade que toda ERP deve ter para se manter em dia com as obrigações fiscais que as empresas devem seguir. Ele deve ser adaptável de acordo com as necessidades das empresas.

Por sua vez, as ERPs são sistemas de gestão que podem ajudar no controle desses documentos fiscais e contábeis das empresas.

Por que o módulo fiscal de ERP é importante

Ter um ERP com módulo fiscal é imprescindível, como você viu. Mas o uso é cercado de vantagens para a empresa.

Credibilidade

A primeira vantagem vista em um módulo fiscal de ERP é a credibilidade. Como ela ajuda a empresa a manter uma boa rotina contábil, é consequência que as operações da corporação sejam melhores.

Isso recai na imagem que o cliente tem da empresa na qual se relaciona. Ainda, eles podem acessar com mais facilidade todos os dados que eles queiram de seu negócio.

Processos financeiros bem definidos

Uma ERP, por si só, já contribui de maneira significativa para definir os processos das equipes fiscais.

Mais, ela consegue registrar tudo o que ocorre na empresa, de modo sistêmico, como não poderia deixar de ser.

Mais do que isso, os processos, além de bem definidos e estruturados, são realizados de modo simples, facilitando a operação e fazendo com que a equipe tenha mais tempo para tomar decisões mais estratégicas.

Adaptabilidade

Nenhum negócio é exatamente igual ao outro, por mais que sejam semelhantes em termos de posicionamento de mercado ou até mesmo de entrega de produtos.

O módulo fiscal de ERP entende isso e se adapta a cada necessidade do negócio. Uma empresa que oferece um software desse deve aos dedicar a seus clientes um atendimento próprio e que estude cada nuance das operações da contratante.

Por isso, vale sempre investigar empresas sérias do ramo.

Redução de custos

Com processos simplificados, estruturados e mapeados, é possível entender o que gera gargalos e custos. A partir daí, é possível combatê-los.

Sem mencionar que uma outra vantagem, a de relatórios integrados e digitais, possibilita a redução de papel, por exemplo.

Aliás, como tudo é automatizado e digital, os erros são menos frequentes, o que faz com que seja menos investimento em tempo e mão de obra especializada em processos retrabalhosos!

Acompanhamento em tempo real dos resultados

Saber a quantas anda a saúde financeira de sua empresa é algo que é determinante para o seu crescimento.

Por isso, com um módulo fiscal de ERP, esses resultados podem ser em tempo real, dando uma previsibilidade de resultados maiores. Algo que faz com que a tomada de decisão seja.

Qual a importância de um módulo fiscal de ERP?

Algumas das vantagens indicadas ainda há pouco já mostram como é importante ter um módulo fiscal de ERP. Como, por exemplo, a credibilidade e os processos financeiros bem definidos.

Além deles, a agilidade é outro papel de importância desse módulo. Ter informações de forma ágil, não só muda completamente as operações de sua empresa, como pode determinar o seu crescimento, como você já leu.

Mas, a importância vai além: a emissão de uma nota fiscal é algo que pode até parecer simples à primeira vista, mas é algo verdadeiramente importante de se ficar atento.

Isso porque é pela nota que os impostos e tributações são aferidas. Ou seja, comprova que a sua empresa opera de maneira legal.

Além disso, nas NFe estão informações importantes, como o nome, CNPJ, Inscrição Estadual, além de outros dados da empresa que garantem a autenticidade da negociação.

É com o módulo fiscal de ERP que tudo isso é feito e garantido.

Quais são as funções que um módulo fiscal de ERP tem que ter?

O módulo fiscal de ERP é cerceado de obrigações que ele precisa ter para não só ajudar a impulsionar os negócios de sua empresa, como também a se manter legal.

Não só, cabe ao módulo a segurança das informações armazenadas da empresa. Afinal, são dados sensíveis que requerem o máximo de atenção quanto a sua divulgação.

São funções de um módulo fiscal de ERP.

  • Apuração do ICMS;
  • Atualização automática de regras fiscais;
  • Apuração do IPI;
  • Armazenamento e escrituração de nota fiscal de serviço (NFSe);
  • Atualização fiscal automaticamente na própria plataforma;
  • Integração com todas as notas fiscais de serviços em todas as prefeituras do Brasil;
  • Busca de notas fiscais diretamente na SEFAZ;
  • Cadastro de fornecedor e cliente;
  • Cadastro de mercadorias;
  • Cálculo automático do imposto na entrada da nota;
  • Conciliação de nota fiscal com o pedido;
  • Entregas de obrigações acessórias;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Geração de impostos;
  • Geração e entrega de obrigações municipais, estaduais e federais;
  • Inventário;
  • Lançamento de movimentação de cartões de crédito;
  • Manifesto do destinatário;
  • Regras fiscais para escrituração automática dos documentos;
  • SPED Contribuições — PIS e COFINS;
  • SPED fiscal — EFD;
  • Tributação do simples nacional, lucro presumido, arbitrado e real.

Conclusão

O módulo fiscal de ERP é algo fundamental para uma empresa que queira estar em dia com as obrigações fiscais e ainda ter processos melhores estruturados e a manter a credibilidade diante os clientes.

Ela dá muitas outras vantagens à empresa contratante, que impactam diretamente nas operações, sobretudo no que diz respeito à agilidade e precisão das informações.

Por isso, é fundamental que quem queira ter uma ERP se atente a todas as funções que o módulo fiscal precisa ter!

Se simplicidade e agilidade, além da credibilidade, são palavras que você venera e quer ter em sua empresa, você deve conhecer agora mesmo o Gateway eNotas! Confira! 

Head de Marketing na eNotas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.