O programa de afiliados é uma estratégia que utiliza um parceiro que possa contribuir com as vendas de um infoproduto.
Pensado para ser uma ponte entre quem cria e quem vende, o programa de afiliados é uma das estratégias de vendas mais populares da internet. E não é à toa.
Seu sucesso no marketing vem principalmente por conta de plataformas como a Hotmart. É uma proposta que alia quem cria um produto digital com alguém com expertise em vendas, com domínio amplo de ferramentas na internet.
Essa conexão é feita com uma mediação, as plataformas. Mas você lerá agora mais a respeito e com detalhes para começar a usar um programa de afiliados!
O que é um programa de afiliados?
O programa de afiliados é uma estratégia de marketing em que um infoprodutor disponibiliza seu infoproduto para outra pessoa poder divulgá-lo, o afiliado.
Por isso, nada mais é do que uma maneira de unir quem cria e quem vende um infoproduto.
Essa intermediação é feita por uma plataforma de afiliado. É lá que estarão os links que divulgam os infoprodutos, disponibilizados pelos infoprodutores.
É pela plataforma que o pagamento e as comissões são disponibilizados.
Todo esse processo, que parte da disponibilização do link de afiliado do produto até a venda, é encarado como programa de afiliados, com algumas vantagens para tanto quem cria quanto quem vende.
O que é um afiliado?
Afiliado é uma pessoa com experiência de vendas na internet. Ele indica produtos digitais em seus canais oferecidos pela plataforma de afiliados.
Esses infoprodutos são indicados em plataformas como a Hotmart, em que os infoprodutores disponibilizam para que os afiliados possam fazer a venda.
Por isso, os afiliados fazem uma curadoria do que é oferecido na plataforma e começam a vender.
Eles recebem uma comissão por venda, graças a um link exclusivo que a plataforma do programa de afiliados oferece.
Como funciona o programa de afiliados?
Tudo começa com o produtor, aquele que cria um infoproduto e precisa disponibilizá-lo para o mercado, mas não sabe como ou precisa de uma estratégia para impulsionar as vendas.
Ela entra na plataforma de afiliados e cadastrar o seu infoproduto. Esse produto fica disponibilizado para os parceiros possam divulgá-los.
Esses parceiros nada mais são do que os próprios afiliados, que ganham um link exclusivo para aquele produto e assim conseguem rastrear as suas vendas e também a comissão sobre ela.
Por fim, tem-se o próprio consumidor, que adquire o produto pelo afiliado. Ele paga por ele e o valor é repassado com as devidas comissões ao produtor.
Vale lembrar que esse processo toma como base a Hotmart, maior e mais popular plataforma de afiliado.
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7 passos para criar um programa de afiliados para seu produto digital
Agora é a hora da prática sobre como criar um programa de afiliados incrível para o seu negócio!
Confira.
1. Tenha um infoproduto
Essa é a dica básica para o produtor. Se você quer participar de um programa de afiliados, necessariamente deve ter um produto digital.
É ele que você venderá e terá lucros. Os infoprodutos podem ser bem diversos e os mais populares são:
Ebook;
Cursos online;
Kits;
Screencasts;
Podcasts;
Audiobook;
Área de membros;
Webinar.
2. Determine um nicho
Essa dica vale tanto para o infoprodutor quanto para o afiliado — mais para esse último. O nicho deve ser condizente ou com o seu produto, ou com o conteúdo na qual queira produzir, para o caso do afiliado.
Importante que o nicho seja adequado ao que você conhece, domina e gosta de falar.
3. Determine comissões vantajosas
O mercado de afiliado é bem competitivo e para chamar atenção de um, é preciso criar comissões vantajosas.
Na Hotmart, é o infoprodutor que determina a comissão do afiliado e isso é um fator que cria uma certa autonomia para a pessoa que cria o produto, mas é preciso pensar em uma maneira de atrair o afiliado para ajudar na venda.
Por isso, sempre confira no mercado qual é a comissão média para o seu nicho e potencialize suas vendas também dando vantagens atrativas ao afiliado.
4. Cadastre-se em uma plataforma de afiliado
Essa parte é fundamental e até um pouco óbvia. Existem muitas plataformas de afiliados para que você participe, seja como um afiliado ou de fato um coprodutor.
A mais popular é a Hotmart e para se cadastrar por ela, é necessário:
Acessar o link de cadastro no site da Hotmart;
Por lá, acesse “cadastre-se”;
Surgirá a tela sobre segurança de dados. Leia e depois clique em “ok, concordo”;
Cadastre-se usando seu Facebook ou com um novo cadastro.
Escolha o objetivo entre “vender” ou “comprar produtos”;
Leia os Termos de Uso e clique em “Continuar”.
Dessa forma, você terá acesso à plataforma e às suas ferramentas. Elas possibilitam comprar um produto, se afiliar a um ou cadastrar o seu infoproduto.
5. Crie recursos para ajudar na divulgação
Outro ponto que você pode atrair o afiliado é criando recursos que o ajude na divulgação, com banners, imagens e textos descritivos de seu produto.
Essas ferramentas ajudarão o afiliado a ter um processo mais automatizado, sem desvirtuar seu produto.
Lembre-se de tornar a comunicação boa com ele para não criar nenhum empecilho na hora da divulgação.
6. Sempre confira os resultados
Por fim, sempre monitore seus números, com métricas. Com eles, você pode perceber quais são as melhores copies e CTAs para conversão, qual o público que mais engaja ou mesmo o produto mais adequado ao nicho.
Existem plataformas perfeitas para isso, como Google Analytics.
7. Tenha sistemas de automação
Para não perder o foco nas estratégias do programa de afiliados, tenha sistemas que possam automatizar processos.
Sejam elas de gerenciamento de redes sociais ou mesmo para a parte fiscal, como a emissão de notas.
E aqui você tem um grande aliado, o emissor da eNotas.
Conheça como um programa bem simples, mas completo, pode fazer a emissão de notas fiscais ser um grande diferencial para que você possa focar na estratégia de seu programa de afiliados!
Eu ainda não tenho afiliado mais tou ciente em ter. E concordo com todas às regras do marqueting
Que bom, Benedito! Desejamos sorte na sua estratégia de marketing de afiliados 🙂